Vamos Falar Sobre a Ansiedade no Ambiente de Trabalho?



A ansiedade é uma emoção natural, caracterizada pelo sentimento de preocupação e angústia que, quando passa a ocorrer de maneira exacerbada, torna-se motivo de preocupação. E quando ela começa a prejudicar a pessoa em suas tarefas diárias, isso pode indicar o transtorno de ansiedade, que é um distúrbio que apresenta sintomas físicos e emocionais severos, os quais, podem atrapalhar situações simples da rotina.

Em 2024, a ansiedade se destacou como a terceira maior causa de afastamento profissional no Brasil. Conforme levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social, durante o período de outubro de 2023 à setembro de 2024, o INSS concedeu mais de 128 mil benefícios por incapacidade, por conta de transtorno de ansiedade e transtorno de pânico.

A ansiedade ficou atrás apenas da dor nas costas (dorsalgia), que gerou 185.843 requerimentos, e dos transtornos de discos intervertebrais, com 150.066 casos. E se tornou uma grande preocupação no ambiente de trabalho brasileiro, pois ela pode afetar a qualidade de vida, interferindo nas relações sociais e na saúde física e mental dos profissionais.

No ambiente de trabalho, a ansiedade pode causar também a queda na produtividade, aumento do estresse, faltas frequentes, problemas de saúde mental e física, e até mesmo a redução da capacidade funcional e de trabalho.

Como Identificar o Transtorno de Ansiedade?

O filme Divertidamente 2, conta uma história sobre a vida de Riley, agora uma adolescente de 13 anos que enfrenta uma montanha-russa emocional da puberdade. Neste segundo filme, novas emoções chegam ao cérebro dela: Ansiedade, Vergonha, Inveja e Tédio, sendo a Ansiedade um dos pontos centrais.

O filme mostra que a ansiedade é uma emoção natural que desempenha um papel importante na nossa sobrevivência, a qual pode ter um propósito positivo, ajudando-nos a preparar e reagir a possíveis ameaças. No entanto, quando a ansiedade assume o controle dominando as outras emoções, pode-se tornar transtorno de ansiedade, como a ansiedade generalizada.

O transtorno de ansiedade é uma reação emocional de uma ameaça do futuro, sendo a incerteza e a imprevisibilidade seus principais gatilhos. Suas características podem trazer consequências a curto, médio e longo prazo, causando impactos negativos que comprometem a qualidade de vida da pessoa. 

São vários os sintomas da ansiedade, os quais podem abranger o aperto no peito, palpitações, sudorese, tremores, náuseas, dor de estômago, as preocupações excessivas, medo irracional, pensamentos negativos, tensão muscular, irritabilidade constante, dificuldade de concentração, falta de ar, entre outros. E ela pode ter consequências graves.

A ansiedade pode distorcer percepções e influenciar comportamentos, levando a crenças falsas e ações impulsivas. No filme, a personagem é retratada de maneira intensa, alterando as percepções que ela tem de si mesma. No entanto, o filme também aborda a importância de manter o equilíbrio entre as emoções, permitindo que cada uma desempenhe seu papel sem dominar as demais.

Quais São as Causas da Ansiedade no Ambiente de Trabalho?

O ambiente corporativo, muitas vezes, é marcado por conflitos, pressões intensas, fofocas, falta de suporte, falta de reconhecimento, falta de controle sobre o trabalho ou das responsabilidades, jornadas extensivas e exaustivas. Tudo isso, pode tornar o ambiente de trabalho tóxico, inseguro e propício para o transtorno de ansiedade.

Os transtornos de ansiedade interferem significativamente na vida do trabalhador e daqueles com quem ele convive, comprometendo suas atividades, seus relacionamentos sociais e outras esferas da vida, podendo causar seu afastamento do trabalho. O processo de afastamento do trabalhador gera um impacto muito negativo em sua vida.

Por tanto, conhecer o perfil de adoecimento do trabalhador é indispensável nesse processo, uma vez que possibilita o diagnóstico situacional. Isto contribui para o reconhecimento dos fatores de risco e auxilia nas estratégias de intervenção direcionadas à melhoria das condições de trabalho, na qualidade de vida e na redução do afastamento laboral.

É importante que as empresas estejam atentas a esses fatores e trabalhem para criar um ambiente de trabalho saudável e favorável ao bem-estar dos colaboradores.

Como Lidar com a Ansiedade no Ambiente de Trabalho?

Cuidar da saúde mental dos colaboradores se tornou um dos principais desafios dentro das organizações. E para promover esta saúde mental, vai depender da qualidade de vida que estes trabalhadores apresentam.

As empresas precisam se sensibilizarem, verdadeiramente, sobre a importância da promoção de um ambiente de trabalho saudável. Se necessário, promover uma mudança cultural, envolver a alta liderança nas ações e identificar as causas subjacentes à ansiedade no trabalho.

Algumas ações vão ajudar a lidar com a ansiedade no trabalho, como desenvolver ambientes mais colaborativos, promover mudanças organizacionais, treinamentos de habilidades de gerenciamento do estresse ou terapia cognitivo-comportamental. Outras ações que podem ajudar é a análise da carga de trabalho, se ela está em consonância com as capacidades e recursos dos trabalhadores, se as condições de trabalho favoreçam o bem-estar, saúde e reduzem o risco de doenças ou acidentes.

Existem várias outras ações que a organização pode adaptar ao seu ambiente de trabalho, como, definir claramente os papéis e responsabilidades de todos, certificar se os horários de trabalho são compatíveis com as demandas e responsabilidades e se existe um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional destes colaboradores. 

No entanto, a empresa precisa analisar os fatores de risco que são específicos dentro do seu ambiente de trabalho, para assim planejar ações direcionadas à melhoria das condições de trabalho, da qualidade de vida laboral e saúde mental de seus colaboradores. É preciso também ficar atento aos sinais dos trabalhadores, e assim, dedicar uma atenção especial, para que eles se sintam acolhidos e evite o desenvolvimento do transtorno de ansiedade.



     

Siga-me nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/keuprisca

Instagram: https://www.instagram.com/vamosfalarsobregestao/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/

YouTube: https://www.youtube.com/@vamosfalarsobregestao7420

Tik Tok: https://www.tiktok.com/@vamosfalarsobregestao?_t=8q4bT0BjCqs&_r=1


Cleide Vieira - Administradora com Habilitação em Comércio Exterior, Gestora de Projetos/Gestora de Processos/ Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Falar Sobre a Atualização da NR 1 para 2025: O que as Empresas Precisam Saber?

Vamos Falar Sobre Trabalho em Equipe?