Ensinamentos do livro "A Arte da Guerra" para Gestores.
O livro "A Arte da Guerra" é um
tratado militar escrito pelo estrategista, conhecido como Sun Tzu. Um general chinês que viveu durante o século IV a.C. e que no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras
vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes. Sun Tzu foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu o tratado,
ensinando estratégias de combate e táticas de guerra.
O tratado é composto por treze
capítulos, cada qual, abordando um aspecto da estratégia de guerra de modo a
compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em
um combate racional. Acredita-se que o livro tenha sido usado por
diversos estrategistas militares através da
história.
Atualmente, seus princípios são
aplicados amplamente por líderes, em suas empresas no mundo dos negócios. Embora
as táticas de guerra tenham mudado, este livro, influenciou muitos
indivíduos no confronto com seus oponentes, em suas
vidas pessoais, profissionais, e nos estudos.
Ao adaptar os ensinamentos do livro para as empresas, podemos imaginar o mercado de trabalho como um campo de batalha, as empresas concorrentes como um inimigo, o gestor como um general e os subordinados como soldados. O livro ainda traz valorosos conceitos que podem ser aplicados no cotidiano do gestor, para o desenvolvimento de bons hábitos e enfrentar situações nas empresas:
“Conheça suas forças e fraquezas e as dos seus
concorrentes, pois, se não conhece, não merece seu cargo.”
Sobre ser um bom Gestor:
- Seja ético, flexível, inteligente, um influenciador, alguém que os outros queiram seguir;
- Seja justo com punições e recompensas. É necessária impor ordem e disciplina, punir, se necessário, sem maldade;
- Não caia em provocações e não aceite desordem. Restaure a confiança e a ordem;
- Saiba se impor, impor autoridade, impor respeito. Saiba tirar proveito da situação;
- Tenha conhecimento, não faça adivinhações, haja com certeza. Traga respostas e soluções para os problemas;
- Não seja um gestor inseguro, pois você influencia seus subordinados;
- Esteja sempre atento, sempre preparado e controle seus impulsos;
- Saiba tomar decisões, mesmo que elas não sejam as mesmas do seu superior;
- Cuidado com os artifícios apresentado por terceiras pessoas que o induzirão ao erro;
- Estude seu mercado, conheça sua posição, a empresa, seus colegas de trabalho, seus clientes e fornecedores;
- O bom gestor se mantém calmo nos imprevistos, da mesma forma que foi planejado. E é rápido em tomar decisões.
- Escolha bem sua equipe, conheça seus dons e aproveite cada um como tal;
- Instrua seu pessoal de acordo com as noções básicas e práticas de cada um deles;
- Conheça sua equipe, seu terreno, assim você saberá de tudo que acontece a sua volta. E tome nota de tudo que acontece a sua volta;
- Se preciso, corrija, chame atenção, proteja sua equipe, mostre o caminho, esteja a seu lado e dê bons salários;
- Uma boa equipe deve ter qualidades variáveis, diferentes, tem que ser unida. Mostre-a suas vitórias, não seus fracassos;
- Tenha postura, amor por sua equipe, não crie desavenças e saiba tranquilizá-la;
- Seja sempre informado sobre o desligamento dos seus colaboradores;
- Não é o número da equipe e sim a qualidade que fará a diferença;
- Se seus colaboradores admiram suas virtudes o servirão mais por prazer que por dever.
Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas e recursos.
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