HUMANIZAÇÃO: palavra de ordem para o mercado de trabalho atual.
Até a crise de 1929, nos Estados Unidos, os trabalhadores eram vistos como seres que produziam de forma mecânica, trabalhando por longas jornadas em meio a condições precárias e até sub-humanas. Nesta época, estes trabalhadores foram às ruas, em protestos, trazendo à tona problemas econômicos que impactavam diretamente questões sociais e trabalhistas.
Estes protestos ecoaram em grandes movimentos operários, tanto na América, quanto na Europa, gerando uma onda de greves e crise econômica. Isto posto, as empresas e seus gestores obrigaram-se a enxergar seus colaboradores por outras perspectivas. Neste período, imperavam os modelos de produção do Taylorismo e do Fordismo, os quais, se baseavam na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem.
Entre 1927 e 1932, nos EUA, surge a Teoria das Relações Humanas. Esta, faz inferência as conclusões da experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores, um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. Segundo Chiavenato, a Teoria das Relações Humanas estudou a fadiga, os acidentes no trabalho, à rotatividade do pessoal e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal. E foi a partir daí que se buscou uma produtividade com mais eficiência, começando assim alguns estudos que tratavam do sentimento da relação humana.
Chiavenato expõe ainda que a Teoria das Relações Humanas necessitava humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas vindos da Teoria Clássica e, adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Esta nova teoria vai considerar que os trabalhadores sejam tratados com mais humanidade.
E a partir daí, surgiu os primeiros alicerces humanistas abordando as relações humanas nos termos psicológicos e também sociológicos nas organizações. Na prática, a Teoria das Relações Humanas pregava a valorização e reconhecimento do trabalhadores, os quais, atuavam nas empresas e davam mais direitos e espaço a eles, para colaborarem com o crescimento contínuo da organização.
A humanização é um processo que pode ocorrer em várias áreas, como Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, etc. O tema vem se destacando, cada vez mais, principalmente sobre os aspectos de humanização no ambiente de trabalho, apesar disso, em muitas empresas, o foco ainda seja em suas metas, resultados e lucros.
Conforme escreve José Roberto Marques em seu blog, a mudança na forma de pensar os negócios influenciou diretamente na criação do que conhecemos hoje como: Gestão Humanizada. Esta filosofia defende ações mais concisas, orientadas, organizadas e específicas de motivação, capacitação, treinamento e desenvolvimento, engajamento, inclusão, retenção e valorização dos colaboradores.
José Roberto expõe ainda que uma empresa humanizada é, então, aquela que valoriza seus colaboradores e preza por um bom ambiente de trabalho, e que tem como objetivo a satisfação de todos e não apenas dos seus proprietários, investidores e acionistas. São organizações que promovem a qualidade de vida no trabalho, o progresso das pessoas, a diminuição das desigualdades de gênero, raça, origem ou credo e que contribuem ativamente para o desenvolvimento e evolução contínua dos seus componentes.
Em uma empresa humanizada, quanto mais equilibrada as expectativas e demandas entre organização e colaboradores, mais saudável será o ambiente de trabalho. É importante também criar formas de administrar e comunicar levando em consideração a dinâmica, a diversidade e a imprevisibilidade do mundo atual. Neste sentido, a comunicação é considerada uma ótima ferramenta para auxiliar na humanização das organizações.
A humanização pode auxiliar as organizações a terem mais foco e a se conectarem com seus colaboradores de forma mais objetiva e única, investindo em treinamentos de uma forma mais assertiva, integrando, promovendo, valorizando e desenvolvendo seu capital humano.
Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas e recursos.
Tema muito atual e importante nas organizações. Numa gestão humanizada os funcionários trabalham mais satisfeitos, alcançando com mais eficiência os objetivos da empresa.
ResponderExcluirConcordo com você! ;)
Excluir