Você está preparado para receber Feedback?
Assim, resolvi falar um pouco sobre o feedback:
“Todos precisam de feedback, e é muito mais barato do que pagar um treinador.” — Doug Lowenstein
“Peça feedback a pessoas com origens distintas. Cada uma lhe dirá uma coisa útil.”— Steve Jobs
Você já deve ter recebido ou dado um feedback para pessoas próximas, mesmo sem perceber. Quando recebemos algumas críticas ou conselhos que melhoram nossos comportamentos e nos fazem crescer, podemos entender isso como feedback. Porém, em determinadas situações, deve-se ter o cuidado ao emitir uma opinião sobre o outro para que não seja mal interpretado.
O que é feedback?
Como nos fala o dicionário: informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.
Sempre ouvimos falar em feedback, porém, nem sempre estamos preparados para emiti-los, ou mesmo, para recebê-los. No entanto, se você quer melhorar seu desempenho no trabalho, ou mesmo em sua vida pessoal, é necessário que esteja pronto para solicitar e emitir feedbacks.
Nas empresas, esta ferramenta é utilizada de maneira mais formal, como uma conversa pré-agendada, reservada e objetiva. Pode ser considerada como uma avaliação, ou mesmo um parecer, o qual precisa ser utilizado de forma sensata por quem o concede. Neste caso, costuma ser dos líderes para com um de seus subordinados em específico, ou mesmo, para toda a sua equipe. É importante também que ocorra dos subordinados para com seu líder.
Pode ser também, uma conversa menos formal, sem agendamento prévio, mas, precisa atentar-se à forma como são apresentadas as informações e opiniões, para que não ocorra mal-entendidos. Este parecer irá orientar os profissionais sobre suas performances, apontando os pontos fortes e as oportunidades de melhorias, pois o objetivo do feedback é sempre contribuir para o desenvolvimento de quem o recebe.
O feedback é considerado uma das principais ferramentas de medição de desempenho dentro de uma empresa e até mesmo fora dela. De acordo com o Portal IBC, o feedback pode ser positivo, negativo e construtivo:
- Feedback Positivo: creio que este seja o mais aguardado, visto que, ele exalta os pontos e comportamentos bons, a resolução eficaz de um problema, o bom andamento de suas atividades, a proatividade para trazer novas soluções para a empresa. Dar este feedback ao colaborador é muito importante para que ele saiba que está no caminho certo em suas atitudes e resultados, e o motiva ainda mais a continuar engajado nos propósitos da empresa. E como se trata de um feedback positivo, ele pode ser realizado em público, como em reuniões com a equipe, ou mesmo em uma conversa individual para incentivar o bom andamento da rotina profissional.
- Feedback Negativo: mesmo com uma carga negativa, ele é importante, pois mostra quais são os pontos a serem melhorados e assim, alinhar o objetivo da empresa com o que se espera do colaborador. Sendo este feedback um pouco mais delicado, onde é apontado os pontos a serem melhorados na performance do profissional, é primordial que se tenham certos cuidados, com as palavras, para que o colaborador não se sinta desconfortável. E neste caso, sugere-se que seja uma conversa em particular e que se escolha as palavras corretas, que apontem erros e falhas, mas que ao mesmo tempo incentivem o indivíduo a mudar e passe a atuar com assertividade em sua jornada.
- Feedback Construtivo: este, é uma junção dos dois anteriores, pois ao apontar algo que não está adequado, vem junto uma solução para que o problema seja resolvido. Com esse tipo de feedback, podemos identificar nossos erros e acertos e ainda conseguir soluções e métodos para resolvê-los. Este é o tipo de feedback mais indicado nas empresas, principalmente para indivíduos que não sabem lidar com comentários negativos. Identificando o ponto de melhoria de uma pessoa e elaborando uma maneira de lidar com ele, o colaborador ficará mais motivado e não entenderá a conversa como sendo uma bronca.
Assista o vídeo sobre o tema no nosso canal do YouTube:
Siga-nos também nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/keuprisca
Instagram: https://www.instagram.com/keupriscablog/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A
Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas e recursos.
Comentários
Postar um comentário