Você tem praticado a empatia?



Alguns dias atrás li que a palavra empatia vem do grego empatheia, quer dizer paixão, estado de emoção - formado por EN (em) + PATHOS (emoção, sentimento). A ideia é estar “dentro” do sentimento alheio.

Pesquisei a palavra empatia, no dicionário e lá estava: Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.”

Aí fiquei pensando: EMPATIA palavra que ouvimos tanto nos dias de hoje, porém, nem sempre sabemos praticar seu real significado. Estamos sempre envoltos aos nossos próprios interesses, sem nos importarmos com as pessoas ao nosso redor.

E cheguei a uma conclusão: devemos sim, sermos empáticos, nos colocarmos no lugar do outro, sentirmos o que o outro sentiria se estivéssemos na mesma situação. Estamos lidando com os estados emocionais destas pessoas, as quais, muitas vezes, se quer conhecemos.

Quando nos colocamos no lugar do outro, muitas vezes, também somos beneficiados. Estas pessoas passarão a confiar e respeitar nossa opinião perante ao que ela sente e expõe, e se sentirá mais acolhida, em momentos que precise do nosso apoio, ou opinião.

Para aprendermos a lindar com estes estados emocionais, primeiramente, precisamos conhecer a nós mesmos, como diz o aforismo grego "Conhece a ti mesmo".

Temos sempre que aprender a lidar melhor conosco e com o mundo ao nosso redor. Assim, conseguiremos entender melhor o outro e nos colocarmos em seu lugar, vendo o mundo por sua perspectiva.

De acordo com José Roberto Marques, no Portal IBC, nem todos nós estamos preparados para sermos empáticos. Alguns nascem com esta habilidade, porém, muitos não estão preparados para desenvolvê-la, pois demanda inteligência emocional e psicológica.

As pessoas que não desenvolvem a empatia, normalmente, são pessoas com um grau mais elevado de egocentrismo. Elas veem somente suas habilidades pessoais, ao passar por problemas, ou ao lidar com situações adversas, ainda segundo Marques.

O vídeo abaixo, do canal QuatroV, fala sobre a importância da empatia. Ele expõe que devemos focar no bem-estar do outro ao invés de rotulá-lo. E quando temos interesse pelo outro já é o primeiro passo para expandir nossa empatia, sem necessariamente termos a mesma opinião, pois, empatia é construída através de um entendimento mútuo.



#empatia #egocentrismo #conheceatimesmo #aimportanciadaempatia

Assista o vídeo e dê sua opinião sobre o tema! 

https://www.youtube.com/watch?v=gQJmngamIfw





Acompanhe-nos nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/keuprisca

Instagram: https://www.instagram.com/keupriscablog/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A

Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas e recursos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Falar Sobre a Atualização da NR 1 para 2025: O que as Empresas Precisam Saber?

Vamos Falar Sobre Trabalho em Equipe?

Vamos Falar Sobre a Ansiedade no Ambiente de Trabalho?