Qual o propósito de sua empresa?
A palavra propósito vem do latim propositum (de proponere, formado por PRO, à frente, mais PONERE, colocar) e é a intenção de fazer ou deixar de fazer algo, colocar à frente, expor à vista, apresentar.
Para se
diferenciarem no mercado, muitas empresas perceberam a necessidade de dar maior
sentido ao trabalho que realizam. Com isso, buscaram identificar o propósito da
organização.
O proposito deve transmitir os termos históricos, éticos, emocionais e práticos da organização. Ter um propósito é dar um motivo a mais para as ações e tarefas realizadas. É a essência de todo o trabalho realizado, pela empresa.
Ele não é a missão, não é a visão e nem mesmo os valores da empresa. É algo ainda maior, que abraça todos esses elementos. Ele é verdadeiro, palpável e dá um motivo tangível para que decisões sejam tomadas e, tarefas, executadas.
A missão descreve o negócio, a visão indica onde a empresa estará em alguns anos e os valores descrevem a cultura, porém, o propósito inspira, motiva e dá orientação prática.
O propósito é uma excelente forma de engajar, inspirar e motivar os colaboradores que estão envolvidos nos processos organizacionais e faz com que eles realmente vistam a camisa da empresa.
Dá
a ideia de pertencimento, e os colaboradores tem um motivo maior para levantar
todos os dias e ir ao trabalho. Não apenas, pelo salário, ou para pagar
contas, mas queiram mudar o mundo e fazer a diferença na vida de outras
pessoas.
Existe uma pesquisa na Harvard Business Review, a qual, expõe que as pessoas empregadas em empresas com propósito relatam quase o dobro da satisfação no trabalho e são três vezes mais propensas a permanecer naquela organização.
Muitas empresas tem dificuldades de desenvolver uma conexão real entre seus propósitos e a cultura que criam para seus colaboradores. No site da EXAME, existem 6 dicas do que fazer para reconhecer de fato o propósito de uma empresa:
1. Não comece pela frase. Não é um trabalho de redação;
2. Visite a história da empresa e como ela nasceu. O propósito nasceu junto com ela.
3. O propósito de uma empresa nunca é apenas o de gerar lucro. Isso é SEMPRE consequência;
4. Reconhecer e aceitar o propósito dará mais trabalho do que se imagina, mas será muito recompensador;
5. O propósito da sua empresa é algo único dela e que não poderá ser copiado por nenhum concorrente;
6. Quando o propósito for reconhecido, entendido e aceito por todos os colaboradores da empresa e puder ser explicado por todos de várias maneiras diferentes, mas com o mesmo significado, aí talvez seja a hora de montar uma frase.
Em uma palestra para o TEDTalks, Simon Sinek, especialista em liderança, escritor, e palestrante motivacional americano, nascido no Reino Unido, tem um modelo simples mas poderoso para uma liderança inspiradora, todas começando com um círculo dourado e a questão "Por quê?". Seus exemplos incluem a Apple, Martin Luther King, e os irmãos Wright.
https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action?language=pt-br
Como estruturar o propósito de sua empresa?
Toda empresa surge a partir de um propósito, mesmo que inconscientemente. Existe uma ferramenta que pode ser utilizada, na busca pelo propósito da empresa: o Golden Circle.
Golden Circle
O Golden Circle, em português, Círculo Dourado, é um conceito criado por Simon Sinek, que tem como objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha.
A metodologia é muito simples, que causa um grande impacto positivo, tornando as empresas mais inspiradoras e aumentam o seu sucesso no mercado.
O modelo
do Golden Circle foi desenvolvido para sistematizar um novo método de
pensar, agir e comunicar com o intuito de criar impacto no mundo.
O Golden Circle – é um instrumento composto
de três esferas, que formam uma espécie de diagrama.
Por quê? É
o propósito da empresa, aquilo que justifica sua existência para o mundo.
Como? É
o conjunto de processos, que viabilizarão o propósito.
O quê? É
o resultado dos processos, mais precisamente um produto ou serviço.
“Todas as graças da mente e do coração se escapam quando o propósito não é firme.” - William Shakespeare.
Assista o vídeo sobre o tema no nosso canal do YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=7r9hpjGrAVI&t=136s
Siga-nos também nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/keuprisca
Instagram: https://www.instagram.com/keupriscablog/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A
Comentários
Postar um comentário