Líder, você estabelece uma relação de confiança com sua equipe?

 

“Confiar em si mesmo tem a ver com acreditar na sua capacidade de superar desafios. Quando confia em alguém, você não precisa ficar se perguntando se existe alguma intenção oculta por trás do que está sendo dito. Confiar no outro tem a ver com construir juntos uma amizade verdadeira e saber que na hora da pressão você poderá contar com essa pessoa.” – Roberto Shinyashiki, A CORAGEM DE CONFIAR, 2009.

Confiança é a base do sucesso, para bons relacionamentos profissionais. E quando falamos do mundo corporativo, sem confiança, a relação torna-se quase que insustentável. Esta relação de confiança é importante, pois, gera no colaborador um senso de pertencimento.

É comum em ambientes de trabalho competitivos, alguns profissionais deixarem o lugar tóxico, ao buscarem por mais notoriedade. Vemos atitudes agressivas, competitivas e até mesmo manipuladoras, prejudiciais para a saúde física e emocional dos colaboradores.

Vemos também líderes centralizadores, autoritários, manipuladores e inseguros, gerarem inseguranças em sua equipe. Muitos tomam decisões sem a participação de sua equipe, ou mesmo, duvidam das habilidades dos seus liderados, incitam a competitividade e não permitem abertura ao diálogo.

Um líder inseguro não promove uma atmosfera de respeito na equipe. E se o líder não confia no trabalho de sua equipe, estes, também não se sentirão seguros em demonstrar confiança, pois, a confiança é uma via de mão dupla, o relacionamento deve ser recíproco.

Todos nós já questionamos a nossa própria confiança um dia, porém, um líder muito inseguro tem um impacto extremamente prejudicial sobre o bem-estar dos funcionários, os deixam inseguros, frustrados e desmotivados.

Essa falta de confiança no líder é vista, muitas vezes, após demonstrações de comportamentos agressivos, egoístas e mesquinhos. Comportamentos que podem exceder em assédio moral, ou até mesmo, a demissão de algum colaborador, que é visto, pelo líder, como uma ameaça.

Shinyashiki afirma, em uma entrevista publicada em 23 de novembro de 2016, em seu LinkedIn, com o título: POR QUE É TÃO DIFÍCIL CONFIAR, “que o resgate da confiança passa por uma nova relação com nós mesmos e com os outros. Por isso, o caminho é ser menos desconfiados, menos controladores e respeitar mais os nossos próprios valores e desejos.” 

É papel do líder, desenvolver pessoas, motivar e criar uma relação de confiança com seus liderados. Para atingir metas, o líder precisa de uma boa equipe, pois, é mais difícil atingir metas sozinho.

O líder precisa saber delegar, demonstrar confiança na capacidade de sua equipe e deve ser responsável por suas ações. E demostrando confiança nas habilidades de sua equipe, ele desenvolve confiança na sua própria capacidade de liderar.

Quando o líder é motivador, ele influencia seus liderados e faz com que estes executem as tarefas mais por prazer que por dever. Quando ele influencia pessoas positivamente no dia a dia, cria uma confiança mútua, estimulando um ambiente de colaboração.


As empresas devem se preocupar com o desenvolvimento de seus líderes, para evitar certos comportamentos e inseguranças. A confiança não nasce da noite para o dia, é uma construção diária, e vai muito além de delegar responsabilidades. É preciso acreditar na sinceridade, na lealdade e saber que as pessoas ali podem contar umas com as outras.

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Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas e recursos. 

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