Líder, você estabelece uma relação de confiança com sua equipe?
“Confiar em si mesmo tem a ver com acreditar na sua capacidade
de superar desafios. Quando confia em alguém, você não precisa ficar se
perguntando se existe alguma intenção oculta por trás do que está sendo dito.
Confiar no outro tem a ver com construir juntos uma amizade verdadeira e saber
que na hora da pressão você poderá contar com essa pessoa.” – Roberto Shinyashiki, A
CORAGEM DE CONFIAR, 2009.
Confiança é a base do
sucesso, para bons relacionamentos profissionais. E quando falamos do mundo
corporativo, sem confiança, a relação torna-se quase que insustentável. Esta relação
de confiança é importante, pois, gera no colaborador um senso de pertencimento.
É comum em ambientes de trabalho
competitivos, alguns profissionais deixarem o lugar tóxico, ao buscarem por mais
notoriedade. Vemos atitudes agressivas, competitivas e até mesmo manipuladoras,
prejudiciais para a saúde física e emocional dos colaboradores.
Vemos também líderes centralizadores,
autoritários, manipuladores e inseguros, gerarem inseguranças em sua equipe. Muitos
tomam decisões sem a participação de sua equipe, ou mesmo, duvidam das
habilidades dos seus liderados, incitam a competitividade e não permitem abertura
ao diálogo.
Um líder inseguro não promove uma
atmosfera de respeito na equipe. E se o líder não confia no trabalho de sua
equipe, estes, também não se sentirão seguros em demonstrar confiança, pois, a
confiança é uma via de mão dupla, o relacionamento deve ser recíproco.
Todos nós já questionamos a nossa
própria confiança um dia, porém, um líder muito inseguro tem um impacto
extremamente prejudicial sobre o bem-estar dos funcionários, os deixam inseguros,
frustrados e desmotivados.
Essa falta de confiança no líder é vista,
muitas vezes, após demonstrações de comportamentos agressivos, egoístas e mesquinhos.
Comportamentos que podem exceder em assédio moral, ou até mesmo, a demissão
de algum colaborador, que é visto, pelo líder, como uma ameaça.
Shinyashiki afirma, em uma entrevista publicada em 23 de novembro de 2016, em seu LinkedIn, com o título: POR QUE É TÃO DIFÍCIL CONFIAR, “que o resgate da confiança passa por uma nova relação com nós mesmos e com os outros. Por isso, o caminho é ser menos desconfiados, menos controladores e respeitar mais os nossos próprios valores e desejos.”
É papel do líder, desenvolver pessoas, motivar e criar uma relação de confiança com seus liderados. Para atingir metas, o líder precisa de uma boa equipe, pois, é mais difícil atingir metas sozinho.
O líder precisa saber delegar, demonstrar confiança na capacidade de sua equipe e deve ser responsável por suas ações. E demostrando confiança nas habilidades de sua equipe, ele desenvolve confiança na sua própria capacidade de liderar.
Quando o líder é motivador, ele influencia
seus liderados e faz com que estes executem as tarefas mais por prazer que por
dever. Quando ele influencia pessoas positivamente no dia a dia, cria uma
confiança mútua, estimulando um ambiente de colaboração.
As empresas devem se preocupar com o
desenvolvimento de seus líderes, para evitar certos comportamentos e
inseguranças. A confiança não nasce da noite para o dia, é uma construção
diária, e vai muito além de delegar responsabilidades. É preciso acreditar na
sinceridade, na lealdade e saber que as pessoas ali podem contar umas com as
outras.
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Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas e recursos.
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