Vamos Falar Sobre Gestão de Conflitos?
O que é gestão de conflito?
É um conjunto de técnicas e ações
práticas que visam administrar situações conflituosas entre pessoas ou equipes,
buscando alcançar resultados positivos, tornando esta situação vantajosa e algo
produtivo.
Conflito - Palavra de origem
latina – conflictu – que significa embate dos que lutam, desavença, guerra,
combate.
Os conflitos são divergências de
opinião por duas ou mais partes a respeito de qual decisão tomar para resolver
os problemas.
Faz parte da natureza humana se
envolver em conflitos. E muitas vezes, estes são ligados também a confrontos. No
entanto, como nos diz o filósofo, Mario Sergio Cortella, “o conflito é algo
criativo, o que é negativo é o confronto. O conflito é a divergência de
postura, o confronto é a tentativa de anular a outra pessoa. “
E mesmo que haja um ambiente
tranquilo, entre as equipes, inevitavelmente, haverá algumas diferenças de opiniões
e situações conflituosas. Neste caso, entra a necessidade de adotar medidas
voltadas para a gestão de conflitos.
Qual o papel do líder na gestão
de conflitos?
É papel do líder buscar meios de
alinhar as diferenças com os valores e princípios da empresa, para solucionar estas
situações conflituosas. Até porque a solução de conflitos também é uma fonte de
aprendizado.
O líder precisa ter conhecimentos
específicos em gestão de pessoas e metodologias de mediação de conflitos, para identificar
demandas entre seus liderados. Quem está à frente das equipes precisa se
capacitar para lidar com conflitos e exercer um papel adequado em cada momento.
Como surgem os conflitos?
Na maioria das vezes, por falta de diálogo, pela indisposição de buscar o entendimento e de aceitar as diferenças entre as pessoas ou grupos. Existem alguns tipos de conflitos:
- Conflito pela disputa de poder: ocorre quando uma ou mais pessoas desejam ter mais poder de decisão que outras;
- Conflito ocasionado por mudanças propostas: ocorre quando a partir de uma mudança, surgem dúvidas, incertezas, incômodos, irritação, medo e ansiedade;
- Conflito pela falta de reconhecimento: ocorre pela falta de valorização e reconhecimento do desempenho nas funções realizadas, ideias propostas, iniciativas, etc;
- Conflito por pressão externa ou interna: ocorre pela pressão por prazos a cumprir, metas a alcançar, etc;
- Conflito por resistências pessoais: ocorre, por exemplo, como resistência a mudanças, à liderança, a normas e regras a trabalhar em equipe, a receber colaboração, etc;
- Conflito a partir de comportamentos inaceitáveis: ocorre por exemplo, quando há preconceito ou pré-julgamento de uma pessoa contra outras da equipe;
- Conflito pela utilização de recursos disponíveis ou indisponíveis: ocorre tanto na escassez como na abundância de recursos;
- Conflito pela diferença de objetivo: ocorre quando os objetivos são diferentes, em qualquer situação;
- Conflito pela falta de conhecimento: ocorre por exemplo, quando as informações são insuficientes sobre determinada situação ou assunto;
- Conflito por diferenças culturais: ocorre quando não são respeitados valores e culturas diferentes.
Como resolver os conflitos?
Para reduzir os conflitos internos, primeiramente, a empresa não deve negar a existência deles. O líder deve demonstrar segurança e controle ao mediar o problema. A adoção de alguns valores específicos pode trazer benefícios ao trabalho de qualquer equipe que busca o sucesso:
· Atenção as pessoas e respeito as diferenças;
· Colaboração e cooperação;
· Responsabilidade e comprometimento;
· Comunicação clara.
Como melhorar a comunicação?
· Seja claro com a equipe sobre o que espera do trabalho desenvolvido;
· Identifique e analise as fontes geradoras dos conflitos;
· Não atribua julgamento pessoal aos possíveis envolvidos, concentre-se nos fatos ocorridos e na solução do problema, ouvindo todos os envolvidos;
· Sempre que possível, tome a decisão em conjunto e busque a solução do conflito pelo bem das metas em comum.
Qual a importância da gestão conflitos?
A gestão de conflitos envolve a preservação de um ambiente organizacional positivo. Sua prática é extremamente assertiva para as empresas, pois influenciam na satisfação dos profissionais, na sua produtividade e também na retenção de talentos. Segue abaixo alguns benefícios de compor um programa mais estruturado:
· Melhoram o desenvolvimento pessoal dos profissionais;
· Aumenta a motivação;
·
Ambiente renovado;
·
Melhoria no trabalho em equipe.
Concluímos então que a gestão de conflitos é uma ótima ferramenta,
a qual, ajuda manter as boas práticas no ambiente de trabalho. E quando a
mantemos, o clima organizacional fica melhor, e os colaboradores terão uma convivência
mais confiante no desempenho de suas funções.
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Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas e recursos.