Vamos Falar Sobre Gestão de Conflitos?


 

O que é gestão de conflito?

É um conjunto de técnicas e ações práticas que visam administrar situações conflituosas entre pessoas ou equipes, buscando alcançar resultados positivos, tornando esta situação vantajosa e algo produtivo.

Conflito - Palavra de origem latina – conflictu – que significa embate dos que lutam, desavença, guerra, combate.

Os conflitos são divergências de opinião por duas ou mais partes a respeito de qual decisão tomar para resolver os problemas.

Faz parte da natureza humana se envolver em conflitos. E muitas vezes, estes são ligados também a confrontos. No entanto, como nos diz o filósofo, Mario Sergio Cortella, “o conflito é algo criativo, o que é negativo é o confronto. O conflito é a divergência de postura, o confronto é a tentativa de anular a outra pessoa. “

E mesmo que haja um ambiente tranquilo, entre as equipes, inevitavelmente, haverá algumas diferenças de opiniões e situações conflituosas. Neste caso, entra a necessidade de adotar medidas voltadas para a gestão de conflitos.

Qual o papel do líder na gestão de conflitos?

É papel do líder buscar meios de alinhar as diferenças com os valores e princípios da empresa, para solucionar estas situações conflituosas. Até porque a solução de conflitos também é uma fonte de aprendizado.

O líder precisa ter conhecimentos específicos em gestão de pessoas e metodologias de mediação de conflitos, para identificar demandas entre seus liderados. Quem está à frente das equipes precisa se capacitar para lidar com conflitos e exercer um papel adequado em cada momento.

Como surgem os conflitos?

Na maioria das vezes, por falta de diálogo, pela indisposição de buscar o entendimento e de aceitar as diferenças entre as pessoas ou grupos. Existem alguns tipos de conflitos:

  1.          Conflito pela disputa de poder: ocorre quando uma ou mais pessoas desejam ter mais poder de decisão que outras;
  2.          Conflito ocasionado por mudanças propostas: ocorre quando a partir de uma mudança, surgem dúvidas, incertezas, incômodos, irritação, medo e ansiedade;
  3.          Conflito pela falta de reconhecimento: ocorre pela falta de valorização e reconhecimento do desempenho nas funções realizadas, ideias propostas, iniciativas, etc;
  4.          Conflito por pressão externa ou interna: ocorre pela pressão por prazos a cumprir, metas a alcançar, etc;
  5.          Conflito por resistências pessoais: ocorre, por exemplo, como resistência a mudanças, à liderança, a normas e regras a trabalhar em equipe, a receber colaboração, etc;
  6.          Conflito a partir de comportamentos inaceitáveis: ocorre por exemplo, quando há preconceito ou pré-julgamento de uma pessoa contra outras da equipe;
  7.          Conflito pela utilização de recursos disponíveis ou indisponíveis: ocorre tanto na escassez como na abundância de recursos;
  8.          Conflito pela diferença de objetivo: ocorre quando os objetivos são diferentes, em qualquer situação;
  9.           Conflito pela falta de conhecimento: ocorre por exemplo, quando as informações são insuficientes sobre determinada situação ou assunto;
  10.           Conflito por diferenças culturais: ocorre quando não são respeitados valores e culturas diferentes.

Como resolver os conflitos?

Para reduzir os conflitos internos, primeiramente, a empresa não deve negar a existência deles. O líder deve demonstrar segurança e controle ao mediar o problema.  A adoção de alguns valores específicos pode trazer benefícios ao trabalho de qualquer equipe que busca o sucesso:

      ·         Atenção as pessoas e respeito as diferenças;

      ·         Colaboração e cooperação;

      ·         Responsabilidade e comprometimento;

      ·         Comunicação clara.

Como melhorar a comunicação?

      ·         Seja claro com a equipe sobre o que espera do trabalho desenvolvido;

      ·         Identifique e analise as fontes geradoras dos conflitos;

      ·         Não atribua julgamento pessoal aos possíveis envolvidos, concentre-se nos fatos ocorridos e na solução do problema, ouvindo todos os envolvidos;

      ·         Sempre que possível, tome a decisão em conjunto e busque a solução do conflito pelo bem das metas em comum.

Qual a importância da gestão conflitos?

A gestão de conflitos envolve a preservação de um ambiente organizacional positivo. Sua prática é extremamente assertiva para as empresas, pois influenciam na satisfação dos profissionais, na sua produtividade e também na retenção de talentos. Segue abaixo alguns benefícios de compor um programa mais estruturado:

      ·         Melhoram o desenvolvimento pessoal dos profissionais;

      ·         Aumenta a motivação;

·         Ambiente renovado;

·         Melhoria no trabalho em equipe.

 Devemos encarar os conflitos como lições positivas, momento de reflexão e transformação para a equipe e também para a empresa. Em muitos casos, são através destes conflitos que surgem mudanças e ideias que mudam o status quo.

Concluímos então que a gestão de conflitos é uma ótima ferramenta, a qual, ajuda manter as boas práticas no ambiente de trabalho. E quando a mantemos, o clima organizacional fica melhor, e os colaboradores terão uma convivência mais confiante no desempenho de suas funções.


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Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas e recursos. 


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