REFLEXÃO DO DIA: O voo dos gansos!

 


Você sabia que os gansos voam em formação de “V”?

Bem, quando um ganso bate suas asas, cria-se um vácuo que serve de sustentação para a ave seguinte. Voando em formação de “V”, o bando inteiro tem o seu desempenho com pelo menos 71% a mais de aproveitamento do que se cada ave voasse sozinha.

Lição: Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de equipe, podem atingir seus objetivos mais rápidos e facilmente que se fizessem sozinhas, pois estão contando com ajuda um do outro.

Sempre que um ganso sai da formação, ele sente subitamente a resistência do ar, por tentar voar sozinho, e rapidamente retorna ao bando, aproveitando o poder de sustentação da ave imediatamente a sua frente.

Lição: Se tivermos sensibilidade, aceitaremos a ajuda dos colegas e haverá mais força, motivação, segurança e seremos mais prestativos com os demais.

Quando o ganso líder se cansa, ele muda para o final da formação e outro atrás assume seu lugar, ocupando a posição dianteira.

Lição: É preciso acontecer um revezamento das tarefas e compartilhar a liderança, quando se tem um trabalho árduo. As pessoas, assim como os gansos, são interdependentes.

Os gansos de trás, na formação, grasnam para incentivar e encorajar os da frente a aumentar a velocidade.

Lição: Precisamos assegurar que nossas palavras sejam de incentivo e não desestímulo. As pessoas necessitam de motivação com o apoio ativo e o encorajamento, para que o ritmo do trabalho não seja quebrado.

Quando um ganso fica doente, ferido ou é abatido, dois gansos saem da formação e seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Ficam com ele até a solução do problema, e então reiniciam a jornada ou se juntam a outra formação até que encontrem seu bando original.


Lição: O bom senso indica que devemos apoiar nossos colegas nos momentos difíceis. Precisamos ser solidários, não só com as palavras, mais principalmente nos atos.

 

Segue abaixo mais uma história, a qual conta com quatro personagens: Todo MundoAlguémQualquer Um e Ninguém.


“Havia um importante serviço a ser feito e Todo Mundo estava certo que Alguém o faria. Qualquer um poderia tê-lo feito, mas Ninguém pensou nessa hipótese. Alguém reclamou, porque o serviço era de Todo Mundo. Mas Todo Mundo estava certo de que Qualquer um o faria. Só que Ninguém podia imaginar que Todo Mundo iria tirar o corpo fora. Por fim, Todo Mundo terminou culpando Alguém porque Ninguém fez o que Qualquer um poderia ter feito.

QUALQUER UM de nós faz parte do TODONINGÉM é menos responsável pelo que se passa em seu redor.

Assim vamos procurar nos lembrar mais frequentemente de darmos um grasnado de encorajamento, incentivo e nos apoiar uns aos outros com amizade?

 

Autor Desconhecido


Siga-nos também nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/keuprisca

Instagram: https://www.instagram.com/keupriscablog/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A


Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas e recursos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Falar Sobre a Atualização da NR 1 para 2025: O que as Empresas Precisam Saber?

Vamos Falar Sobre Trabalho em Equipe?

Vamos Falar Sobre a Ansiedade no Ambiente de Trabalho?