Como lidar com as críticas?

 




Durante a nossa jornada, pessoal e profissional, teremos que lidar com as críticas, pois elas fazem parte do nosso cotidiano. A maneira como recebemos e reagimos a elas, depende também de como nos enxergamos. E o modo como lidamos com estas críticas nos mostrará se elas terão influências positivas ou negativas, sobre nossas vidas. 

Quando recebemos uma crítica, muitas vezes, a levamos como um ataque pessoal, uma ofensa, algo negativo, porém, nem toda crítica é de tudo ruim. Em algumas situações, podemos tirar proveito dela, já em outras, não podemos evita-la, mas podemos controlar nossas reações diante dela.

A forma como fazemos uma crítica também é muito importante, pois, as pessoas não gostam de serem criticadas. Devemos tomar cuidado para não passarmos uma impressão negativa, ou parecer um julgamento puramente pessoal e maldoso. É preciso nos  expressarmos corretamente, para que a crítica não passe uma intenção contrária a desejada. 

Como reagir às críticas?

“Nunca reaja emocionalmente às críticas. Analise a si mesmo para determinar se elas são justificadas. Se forem, corrija-se. Caso contrário, continue vivendo normalmente.” Norman Vincent Peale

 

Ao recebermos uma crítica, devemos ser bons ouvintes, por mais difícil que pareça. Precisamos ser tolerantes com a pessoa que faz a observação e nos mantermos calmos. Depois de ouvi-la será preciso nos analisarmos, descobrirmos se faz sentido, e se realmente tem algo que seja preciso levarmos em consideração. E nos perguntarmos: Qual seria o intuito da pessoa que fez o comentário? 

Em algumas situações, as críticas poderão nos apontar caminhos para o nosso crescimento, pessoal e profissional. Elas podem mostrar alguns de nossos comportamentos e atitudes incorretos, os quais, não percebemos, mas que nos prejudicam. E compreendendo isso, podemos melhorar nossas atitudes.

Em outras situações, as críticas poderão vir sem fundamentos, serem ofensivas, nos depreciando e nos desmotivando. E quando este tipo de críticas acontecerem, precisamos ser resilientes, não revidarmos, e conforme já falamos, devemos ser bons ouvintes e deixarmos a pessoa falar, sem que isto nos abale.

Se conheça melhor

“Tudo o que nos irrita nos outros pode levar-nos a um entendimento de nós mesmos.” - Carl Gustav Jung

Na psicanálise tem um termo chamado projeção, é um mecanismo de defesa psíquico que consiste em atribuir aos outros, sentimentos e intenções que na verdade pertencem a nós mesmos. E quando um comportamento nosso aparece no outro, nós nos permitimos falar sobre ele e criticá-lo, normalmente de forma inconsciente.

Então, temos que avaliar a crítica, mantermos nossa inteligência e controle emocional e analisarmos a intenção do outro ao fazê-la. Se soubermos controlar nossas emoções, reagiremos com calma diante da crítica, e assim, será mais fácil tomarmos uma decisão perante ao que nos foi dito.

Quando conhecemos melhor nossos pontos fortes e fracos, podemos identificar se a crítica faz realmente sentido. Será também mais fácil observarmos se podemos tirar proveito desta crítica e nos corrigirmos diante ao que nos foi posicionado. Agora, se percebermos que ela não faz sentido, devemos seguir com nossa vida normalmente e não nos abalarmos com opiniões de terceiros.

Como fazer uma crítica?

“Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.” - Abraham Lincoln  

Ao analisarmos uma situação e percebermos que será realmente necessário fazermos uma crítica a alguém, devemos ser objetivos e educados. Devemos também sermos gentis e empáticos com a pessoa que receberá a crítica, assim, facilitará a percepção desta pessoa, diante ao nosso posicionamento. É preciso mostrar a ela que nossa intenção é positiva, que pretendemos ajudá-la em seu desenvolvimento profissional ou mesmo pessoal

A crítica, muitas vezes, vem com um julgamento pessoal e individual. Assim, precisamos  também sermos bons ouvintes e permitirmos que a outra pessoa possa também se expressar. Desta maneira, conseguiremos fazer uma crítica “construtiva”, contribuindo assim para o crescimento da pessoa que a recebe, sem deixa-la constrangida, desmotivada, ou irritada. 

Prefira o feedback à crítica

“Não aponte falhas, aponte soluções.” - Henry Ford

Existe uma diferença entre o feedback e a crítica. O feedback, quando aponta as falhas do outro, oferece a ele opções de melhorias, e é feito com a intenção de ajudar no desenvolvimento desta pessoa. Já a crítica, por sua vez, refere-se somente ao que está errado, e muitas vezes, sem oferecer possibilidades de melhora.

Devemos compreender que nem todas as pessoas estão preparadas para receber uma crítica, mesmo que ela seja “construtiva”. Assim, quando sentirmos a necessidade de fazermos uma crítica a alguém, é preferível optarmos pelo feedback, ele trará mais resultados. Caso ele seja realmente necessário, será preciso deixarmos o outro confortável ao recebe-lo e darmos a esta pessoa opções de melhorias.

Portanto, não adianta apenas mostrarmos a falha, é preciso mostrarmos também as oportunidades do outro se desenvolver. É mais fácil aceitarmos uma crítica quando sabemos que esta será para o nosso bem, nosso crescimento. No mais, a forma como expressamos, ou reagimos a uma crítica, poderá contribuir para o desenvolvimento das relações de confiança nos relacionamentos pessoais e profissionais.


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Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos/Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 

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