Como você reage às mudanças?





Durante o ciclo de vida será normal passarmos por ciclos de mudanças, dos quais, muitos são naturais. Estas mudanças são situações novas, que muitas vezes, nos geram um certo desconforto, ou mesmo, medo do desconhecido.
Há quem aceite facilmente as mudanças e há quem reaja com cautela. No entanto, muitos são resistentes a elas, ficam sem reação, as enfrentam com medo, com temor, ou negam sua existência.
“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada.” - George Bernard Shaw
Quem Mexeu no Meu Queijo?
                                                       “Todos nós trabalhamos e vivemos em tempos de mudança, e por isso estão sempre mexendo no nosso "Queijo".”

As mudanças fazem parte do cotidiano do ser humano, ocorrem diariamente. Acontecem nas relações familiares, com as amizades, nos relacionamentos afetivos e também nas relações profissionais.

Em muitas situações, as pessoas vivem em uma zona de conforto e de repente, quando uma peça sai fora do lugar, se instaura o caus.

Este é um livro motivacional, escrito em 1998, por Spencer Johnson, que foi um escritor estadunidense. É uma metáfora, a qual faz uma reflexão sobre a forma como as pessoas reagem às mudanças, ou mesmo, aos seus objetivos de vida: um emprego, um relacionamento, saúde, dinheiro, casa, carro, liberdade, reconhecimento, paz espiritual, todos os objetivos que almejam alcançar.

O livro conta a história de dois ratos, Sniff e Scurry e dois duendes, Hem e Haw. Faz uma analogia a vida e ao cotidiano do próprio ser humano, com suas buscas, seus medos, mudanças e suas realizações.

Conta a história que todas as manhãs, estes quatro personagens saiam pelo labirinto a procura de depósitos de queijo.

“Sniff e Scurry, possuindo apenas cérebros simples de roedores, mas instintos aguçados, procuravam pelo queijo duro de roer de que gostavam como os ratos costumam fazer.

Os dois pequenos duendes, Hem e Haw, usavam seus cérebros, cheios de muitas crenças, para procurar um tipo muito diferente de Queijo – com Q maiúsculo – que achavam que os tornaria felizes e bem-sucedidos.”

Um dia encontraram uma grande quantidade de queijo no mesmo lugar, no “Posto C de Queijo”. Assim, todos os dias pela manhã vestiam suas roupas de correr e seus tênis e se dirigiam para lá, tornando isso uma rotina.

Um dos ratos nota uma certa mudança, o queijo começara a diminuir, porém, os duendes não notaram esta diferença.

Certo dia, ao chegarem ao “Posto C”, os ratos Sniff e Scurry viram que o queijo tinha sumido, eles não ficaram muito surpresos. Saíram dali e foram em outra direção no labirinto em busca de um novo queijo.

“Os ratos não analisavam demais as coisas. E não tinham muitas crenças complexas.”

Quando os duendes Hem e Haw chegaram ao local, levaram um susto, pois não haviam percebido as mudanças que ocorriam ali. Eles pensavam que o queijo sempre estaria esperando por eles.

“– Quem mexeu no meu Queijo?”

Os duendes ficaram ali parados por um bom tempo, pensando no queijo que havia sumido. Eles ficaram preocupados, sem ação, enquanto isso, os ratos já estavam em busca de um queijo novo.

Desencorajados e com fome, os duendes voltaram para casa, com a esperança de que no dia seguinte alguém colocasse o queijo de volta naquele lugar. Retornaram ao Posto C, no dia seguinte, porém , a situação não mudara.

Haw não queria admitir que o queijo havia sumido, e notou que os ratos não estavam ali. Os duendes começaram a discutir sobre os ratos, será que sabiam de algo que os duendes não sabiam? E os dois duendes questionaram seus direitos ao queijo que perderam.

Finalmente, um dia o duende Haw percebe que o velho queijo não iria reaparecer e que estava na hora de procurar um novo queijo. Ele ficava imaginando os ratos encontrando um novo queijo.

Enquanto isso, os ratos percorriam o labirinto em busca de novos queijos. E então um dia encontraram o Posto N de Queijo, com o maior estoque de queijo que já haviam encontrado.

Os duendes continuavam no Posto C, Haw pensava em sair pelo labirinto a procura de novos queijos, porém, Hem não demonstra interesse, estava desanimado e com medo do que poderia encontrar fora do que já conhecia.

“Se Você Não Mudar, Morrerá.”

Haw então decide sair sozinho, em busca de um novo queijo, mesmo com medos e dúvidas.

“O que Você Faria se Não Tivesse Medo?”

Um dia, depois de muita procura, finalmente encontra o que tanto procurava. E para a sua surpresa, os ratos Sniff e Scurry já estavam lá.

“Haw teve de admitir que o maior obstáculo à mudança está dentro de você mesmo, e que nada melhora até você mudar.”

Enquanto Haw se lembrava do que havia aprendido, pensava em seu amigo. Desejou saber se Hem mudou de ideia e entrou no labirinto, se leu algumas das suas frases que escreveu nas paredes no Posto C e em todo o labirinto.

“Hem tinha de encontrar o seu próprio caminho, deixando para trás a sua comodidade e os seus medos. Ninguém podia fazer aquilo para ele, ou o convencer a fazê-lo. De algum modo, Hem tinha de ver a vantagem da mudança.”


REFLEXÃO: O que aprender?

“Todos nós trabalhamos e vivemos em tempos de mudança, e por isso estão sempre mexendo no nosso "Queijo".”

O queijo é uma metáfora para o que buscamos e acreditamos que nos fará feliz; simboliza nossos objetivos.

O labirinto é uma metáfora da vida, o lugar onde gastamos o nosso tempo em busca dos nossos objetivos.

A vida é como um labirinto e nos pede coragem para seguir todos os dias em busca do novo queijo.

O livro nos faz refletir sobre a forma como lidamos com as mudanças em nossas vidas. Ele nos mostra que o medo que tememos em nossa mente, muitas vezes, é pior do que a própria situação em si.

E diante das mudanças, a adaptabilidade é indispensável. O medo virá, mas é preciso simplificar a vida, ser flexível, reagir, atuar rapidamente e tirar proveito da situação.

“- Viva a Mudança!”

 

Assista o vídeo sobre este assunto no nosso canal do YouTube VAMOS FALAR SOBRE GESTÃO?

https://youtu.be/LHCZycKceUg


Siga-nos também nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/keuprisca

Instagram: https://www.instagram.com/keupriscablog/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A


Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos/Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 

 

 

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Falar Sobre a Atualização da NR 1 para 2025: O que as Empresas Precisam Saber?

Vamos Falar Sobre Trabalho em Equipe?

Vamos Falar Sobre a Ansiedade no Ambiente de Trabalho?