Como Conseguir o Engajamento da Equipe?

Um dos grandes desafios para as organizações na atualidade é manter suas equipes engajadas e motivadas. A motivação é um conjunto de fenômenos, os quais, são responsáveis por impulsionar pessoas a agirem no cumprimento de objetivos. Se a empresa compreende o que motiva seus colaboradores será mais fácil elaborar estratégias para o engajamento destes.


Segundo reportagem da ACIC, em uma pesquisa realizada pela SocialBase, aproximadamente 69% dos colaboradores se sentem descontentes em seus trabalhos, destes, 20% não estão felizes em suas ocupações e 49% buscam no futuro empreender. E de acordo com a pesquisa, o motivo da falta de engajamento destes colaboradores é que se sentem desvalorizados e desmotivados.

No século XXI, o engajamento profissional tem se tornado cada vez mais importante. De acordo com a Deloitte, a geração Y representará cerca de 75% da força de trabalho até 2025, assim, é importante pensar em estratégias de mercado para este público, pois 58% dos executivos apontam que suas empresas não estão preparadas para atrair e reter a geração Y. Apontam ainda que têm pouca capacidade para a criação de programas integrados, voltados para grupos de diversas idades.

Conforme Wilmar Schaufeli (2013) o engajamento é referenciado como envolvimento, comprometimento, paixão, entusiasmo, absorção, esforço concentrado, zelo, dedicação e energia. Ele foca na noção de engajamento no trabalho como uma condição desejável para os funcionários e para a organização na qual trabalham. Dessa forma, os funcionários engajados têm um senso de conexão energética e efetiva com suas atividades e se veem capazes de lidar com as demandas do trabalho.

O engajamento no trabalho está diretamente relacionado com a motivação e comprometimento dos colaboradores com suas tarefas dentro da empresa. E este engajamento vai além da satisfação e da motivação, ele dá ao colaborador um sentimento de pertencimento, e faz com que o colaborador desenvolva com a organização uma relação de reciprocidade.

O papel do líder é fundamental, para orientar os colaboradores a participarem dos processos, assumirem responsabilidades e agirem no cumprimento de objetivos. Um líder que inspira, fortalece e conecta-se com seus colaboradores, incentivando-os à colaboração e ao vínculo interpessoal, automaticamente provoca nestes profissionais um forte sentimento de pertencimento.

O engajamento dos colaboradores está diretamente relacionado com a identificação deles, com os propósitos da empresa, da autonomia destes para propor soluções e da valorização dos resultados obtidos. Quando os colaboradores sentem que contribuem com os processos, tornam-se mais engajados e motivados na realização de suas atividades. 


Assista também ao vídeo sobre este assunto no nosso canal do YouTube: VAMOS FALAR SOBRE GESTÃO?

https://www.youtube.com/watch?v=MbLu4IWaQUE


Siga-nos nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/keuprisca

Instagram: https://www.instagram.com/keupriscablog/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A


Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos/Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Falar Sobre a Atualização da NR 1 para 2025: O que as Empresas Precisam Saber?

Vamos Falar Sobre Trabalho em Equipe?

Vamos Falar Sobre a Ansiedade no Ambiente de Trabalho?