Já Ouviu Falar Sobre Feedforward?
É comum, nestas mesmas empresas, ouvirem falar de
feedback, como sendo uma ferramenta indispensável no desenvolvimento pessoal e
profissional dos colaboradores. No entanto, podemos utilizar as duas ferramentas, olhando
para o passado, presente e futuro, com o objetivo de desenvolvimento do
colaborador na empresa.
O
que é feedforward?
A tradução literal do termo “feedforward” significa “olhar para o futuro”, “olhar adiante”. O conceito foi elaborado por Marshall Goldsmith, uma das principais referências em desenvolvimento pessoal no mundo, autor de mais de 30 livros e responsável pelo treinamento profissional de 50 mil executivos. Goldsmith defende também o feedback, pois, os colaboradores necessitam saber como estão se saindo no desempenho de suas funções.
A ferramenta feedforward é utilizada para analisar as competências do colaborador e direcionar o olhar para o futuro, com o objetivo de ajudar na mudança desta pessoa. Assim, o colaborador recebe orientações em curto e médio prazo, para o seu desenvolvimento, melhorando o seu desempenho profissional e superando as dificuldades que foram apontadas.
Ao compreender o presente e descobrir os pontos a serem trabalhados e melhorados, o fator feedforward passa a ter maior importância para auxiliar no desenvolvimento e crescimento do potencial do colaborador. Isso se torna importante, para auxiliar a empresa no direcionamento do seu foco, de suas metas e para lapidar o seu capital humano.
Qual a diferença entre feedback e feedforward?
Fonte: https://www.pontotel.com.br/feedforward/
O feedback
avalia o comportamento, pensamento ou atitude que ocorreu no passado, dando um
retorno sobre algo que já passou.
O feedforward objetiva
o pensamento no futuro, com o foco no que pode ser feito para melhorar o
desempenho e desenvolver novas habilidades, para alcançar os resultados
esperados.
O feedback é mais conhecido que o feedforward no
mundo corporativo. Ele é utilizado para dar um retorno, ou uma avaliação sobre uma
situação que já ocorreu. Enquanto o feedforward tem o objetivo de olhar para o
futuro. Ele dá uma sugestão ou recomendação para um comportamento ou pensamento de uma atividade
futura.
O feedforward vem ganhando destaque nas empresas, por ser mais uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento do autoconhecimento dos colaboradores. As pessoas tendem a ouvir mais atentamente o feedforward, visto que, muitos associam o feedback com algo negativo, com um julgamento.
Exemplos de feedforward
Conforme
sugere o site pontotel.com, segue alguns exemplos de feedforward que podem ser
inseridos em uma avaliação:
- Você se comunica bem?
- Você
acredita que consegue gerir pessoas?
- Suas
atuais habilidades são suficientes para o cargo que ocupa, atualmente, e que
deseja ocupar futuramente?
- Quais
atitudes podem servir para colocar você mais perto dos seus objetivos?
- Quem pode te auxiliar nessa transição, e de qual maneira?
- Quais são os benefícios que você espera ao realizar uma mudança de comportamento e atitudes?
Estas perguntas
podem ser utilizadas para fazer o
colaborador pensar mais a respeito de si próprio. Assim, ajuda-lo a buscar
esforços para alcançar seus objetivos de maneira mais assertiva, diminuindo os
imprevistos e frustrações.
Usando o feedforward
Através do feedforward a empresa poderá auxiliar o colaborador no seu processo de crescimento e aprendizado, aumentando o nível de satisfação e de produtividade. Essa ferramenta também pode ser utilizada em momentos de conflito. Nestes casos, o gestor poderá observar as possibilidades para o futuro daquele colaborador e, junto com ele, traçar novas ações dentro da organização.
Ao utilizar o feedback para oferecer ao colaborador uma avaliação sobre seu desempenho passado, alguns especialistas da área de Recursos Humanos apresenta o feedforward, como um complemento da avaliação. Assim, através desta avaliação, a empresa proporciona ao colaborador possibilidades de promover o seu desenvolvimento e crescimento profissional, com a criação de metas e estratégias.
Quem aplica estas ferramentas precisa ter cuidado com o processo de comunicação junto ao colaborador, visto que, pode gerar nele ansiedade e insegurança. Isto, pode acontecer se as expectativas da empresa forem diferentes ou maiores que as expectativas do colaborador. Assim, o gestor deve saber equilibrar estas expectativas, para alcançar as metas estipuladas pela empresa e ao mesmo tempo trabalhar o desenvolvimento profissional do colaborador.
“Pessoas de sucesso se tornam grandes líderes quando aprendem a mudar o foco de si mesmas para os outros.” - Marshall Goldsmith
Assista ao vídeo sobre este assunto no nosso canal do YouTube VAMOS FALAR SOBRE GESTÃO?:
https://www.youtube.com/watch?v=ZTEQ5irsaes
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Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos/Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias.
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