Vamos Falar Sobre Gestão Estratégica de Pessoas?
“Você pode
sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas é
preciso pessoas para tornar o sonho realidade” - Walt Disney
O mundo vem passando
por um processo de globalização e evoluindo muito rápido, trazendo com isso,
uma constante busca por inovação. Isso afeta diretamente as organizações,
principalmente no que tange ao seu ativo humano, com seus processos
tradicionais de gestão de pessoas e a área de recursos humanos.
Para gerir pessoas na atualidade é preciso ser flexível, responder rápido às mudanças de mercado e conquistar o comprometimento dos colaboradores. É preciso ainda, deixar de lado a visão mecanicista, metódica e alinhar as necessidades estratégicas da empresa com o desenvolvimento dos seus colaboradores. Tais necessidades impactarão diretamente no crescimento da organização, auxiliando-a no direcionamento futuro e promovendo vantagem competitiva.
O
que é Gestão Estratégica de Pessoas?
Fleury & Fischer
(1992) estabelecem que a gestão de pessoas é uma função que se origina e evolui não
somente do seu próprio desenvolvimento, mas de uma resposta às condições do
contexto organizacional e social que a cerca.
De acordo com
Mascarenhas (2008), a gestão de pessoas pode ser entendida como mobilização,
orientação, direcionamento e administração do fator humano no ambiente
organizacional, observando as diversidades dessa gestão em diferentes
contextos organizacionais. Ele afirma ainda que a gestão estratégica pode ser conceituada como um conjunto de esforços para a formulação e implementação das
estratégias empresariais.
A gestão estratégica
de pessoas é definida por Walker (1992) como o alinhamento da gestão de pessoas com a
estratégia de negócios da organização, independentemente do
porte e ramo de atuação. Enquanto Marras (2000) descreve que se trata da gestão que privilegia como objetivo
fundamental, por meio de suas interações, a otimização dos resultados finais da
empresa e da qualidade dos talentos que a compõem.
A área de recursos humanos e as lideranças utilizam a gestão
estratégica de pessoas a fim de alinhar políticas e definir as ações necessárias no treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores. Consequentemente, tal ação trás ganho de resultados e promove a vantagem
competitiva organizacional.
Nos dias atuais, há uma mudança de percepção entre os modelos tradicionais de gestão de pessoas e a abordagem estratégica, que se trata da visão sobre as pessoas. Deste modo, o trabalho da gestão estratégica de pessoas tem sido cada vez mais valorizado, em função da seus benefícios para as empresas no que tange seu desenvolvimento, retenção de talentos e vantagem competitiva.
Como resultado, muita
atenção tem sido dada à abordagem estratégica nos últimos anos, conforme
destacam Dutra, Fischer e Amorim (2009) a sua busca por:
- contribuir para desenvolver os profissionais e a empresa;
- construir e manter vantagens competitivas sustentáveis pela organização;
- possibilitar mudanças organizacionais;
- promover as condições necessárias para dar respostas rápidas aos desafios do negócio;
- descentralizar a função de gestão de pessoas via delegação e compartilhamento de responsabilidades, o que pode contribuir não só para empoderar os gestores, mas também possibilita agilizar a tomada de decisão.
A Gestão Estratégica de Pessoas como Vantagem Competitiva
"É irrelevante ter uma grande visão sem ter as pessoas certas." - Jim Collins
Segundo Hanashiro, Teixeira e Zaccarelli (2008) a competitividade é refletida na posição relativa de uma empresa
perante seus concorrentes, devendo possuir fontes de vantagem competitiva que
resultem em atratividade de clientes superiores aos seus concorrentes.
Mintzberg (2000) aborda que a vantagem competitiva é consolidada a partir de todos os recursos estratégicos definidos pela organização, nem todos os recursos são estratégicos, apenas os que são de difícil imitação ou que são praticamente impossíveis de serem copiados.
Já Lacombe (2005) define vantagem competitiva como uma vantagem sobre os concorrentes, oferecendo mais valor para os clientes por meio de algo que o mercado valorize e os concorrentes tenham dificuldade em imitar. Enquanto Porter (2002) explana que a vantagem competitiva como qualquer estratégia que seja notada pelo cliente, pelo mercado e que gere uma resposta em retorno.
A vantagem competitiva facilita no desenvolvimento de uma gestão estratégica e, para isso, as pessoas são consideradas fundamentais. Seus conhecimentos, habilidades e atitudes são competências fundamentais que podem levar ao sucesso do seu negócio, e que a técnica CHA poderá em muito contribuir.
A concorrência pode copiar tecnologias, produtos, campanhas de marketing, dentre outros processos. No entanto, ter profissionais comprometidos com a organização, qualificados, proativos, que respondam com agilidade, rapidez e competência às mudanças de mercado, é a chave para o alcance de vantagem competitiva.
A organização, que souber atrair, capacitar, motivar, desenvolver, liderar, e extrair o melhor de esses colaboradores, já sairá na frente. E para possuir este diferencial competitivo, as empresas precisam investir na gestão estratégica de pessoas, visto que, seu capital humano é um dos bens mais preciosos da organização.
Portanto, para obter esta vantagem competitiva, a empresa terá que fornecer as condições necessárias para que esses profissionais desenvolvam seu trabalho e cresçam junto com ela. Assim, ela obterá boas relações de trabalho, uma equipe mais motivada, produtiva, eficiente e inovadora.
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Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos/Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias.
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