REFLEXÃO DO DIA: A Lição do Bambu Chinês

 




Conta-se que depois de plantada a semente do bambu chinês, nasce um pequeno broto. Este, passa por um processo nos seus primeiros cinco anos, onde todo o seu crescimento é subterrâneo. Uma complexa estrutura de raiz, que se estende verticalmente e horizontalmente pela terra, está sendo construída. Nestes primeiros anos parece que não há nada. Então, ao final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

 

O bambu Chinês tem seu desenvolvimento baseado em um bom alicerce, além do mais é uma planta super flexível e versátil, podendo ser usado para diversos fins. A versatilidade desta planta é possível devido suas características, como resiliência, flexibilidade e força.

Os bambus vivem sempre agrupados, unidos, assim conseguem ser mais resistentes e, consequentemente, menos vulneráveis às intempéries da natureza. Seus nós dão força ao bambu para ficar em pé, sem tirar sua flexibilidade, pois ele é oco e os nós são o ponto de força e resistência da planta.

“Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano chegará e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava…”.

"Lembre-se que é preciso muita ousadia para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita profundidade para agarrar-se ao chão."

(texto retirado da internet - autor desconhecido).

 

O que aprender com essa história? 

Na nossa vida, investimos muito tempo e esforço em nosso crescimento, em projetos, sonhos e muitas vezes, não vemos o resultado por dias, meses e anos. Pensamos em desistir, porém, se neste mesmo tempo você preparou um bom alicerce, cultivou a paciência e a persistência, os tempos ruins e problemas podem até te derrubar, mas com humildade, resiliência, força e flexibilidade você se curva ao chão, mas não se quebra.

Não desista facilmente dos seus projetos e sonhos, espalhe suas raízes e construa um bom alicerce. Os resultados nem sempre serão imediatos, mas confie no processo, confie em você, seja resiliente, flexível e persistente. É com as dificuldades que vem os maiores aprendizados e como o bambu Chinês, ao final do 5º ano, pode vir o resultado tão esperado. 


Assista também ao vídeo sobre este assunto no nosso canal do YouTube: VAMOS FALAR SOBRE GESTÃO?

https://www.youtube.com/watch?v=QM_9QK-5lmw


Siga-nos nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/keuprisca

Instagram: https://www.instagram.com/vamosfalarsobregestao/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A



Cleide Vieira - Administradora com Habilitação em Comércio Exterior, Gestora de Projetos/Gestora de Processos/ Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Falar Sobre a Atualização da NR 1 para 2025: O que as Empresas Precisam Saber?

Vamos Falar Sobre Trabalho em Equipe?

Vamos Falar Sobre a Ansiedade no Ambiente de Trabalho?