Vamos Falar Sobre Gestão Estratégica?



Diante de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a gestão estratégica é sim, uma premissa para que as empresas consigam sobreviver às adversidades do ambiente. E assim, possam traçar planos estratégicos, visando alcançar seus objetivos, encontrarem formas de se adaptarem às demandas do mercado e criarem vantagens competitivas.

As empresas são formadas por setores, os quais, precisam se interagirem e trabalharem juntos, estabelecendo metas em conjunto. Com este propósito, a empresa otimiza seus processos e com isso, fica mais fácil atingirem os objetivos estabelecidos no seu planejamento estratégico.

Qual a origem da palavra Estratégia?

 

A palavra estratégia vem do grego, stratègós, de stratos (exército) e ago (liderança). No dicionário, estratégia pode ser “- Meios desenvolvidos para conseguir alguma coisa. - Forma ardilosa que se utiliza quando se quer obter alguma coisa. - Coordenação militar, política, econômica e moral feita com o intuito de defender uma nação de seus possíveis invasores”, dentre outros significados.

 

De acordo com Meirelles (1995), uma das primeiras utilizações da palavra estratégia foi feita há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzu, o qual defendia que todos os indivíduos são capazes de enxergar as táticas pelas quais se obtém o triunfo, mas ninguém consegue visualizar a estratégia a partir da qual grandes conquistas são alcançadas.

 

E conforme Mintzberg (2006), ele explica que, no tempo de Péricles (450 a.C.), a palavra estratégia correspondia às habilidades administrativas ou gerenciais, ou seja, às capacidades de liderança, poder, oratória e administrativas. E depois, na época de Alexandre (330 a.C.), o seu significado passou a corresponder às habilidades utilizadas para vencer um adversário e criar um sistema global de governabilidade. 

A palavra estratégia possui diferentes conceitos, progredindo de um grupo de ações e táticas militares para a disciplina do conhecimento administrativo denominada administração estratégica, a qual compreende conteúdos, conceitos e argumentos práticos que conquistam cada vez mais espaço nas esferas empresarial e acadêmica.

Os líderes também utilizam a palavra estratégia nas empresas e acabam empregando o seu conceito no desenvolvimento de suas atividades. Assim, não existe um significado definitivo para a palavra estratégia.

O que é Gestão Estratégica?

É um conjunto de decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho de uma organização a longo prazo, otimizando seus processos, para torna-los mais organizados, eficazes e coesos, com o intuito de alcançar os objetivos e metas esperados pela empresa.

A gestão estratégica surgiu como disciplina influenciada pela economia e pela sociologia, sendo considerada uma evolução da Teoria das Organizações, de Max Weber (1864–1920). E tem o objetivo de determinar a missão da organização e criar valor para os produtos ou serviços oferecidos aos clientes.

Esse processo auxilia na determinação e direção futura da organização e, podemos utilizar as indagações indispensáveis sobre o caráter da empresa:

·         Qual é o negócio da empresa?

·         Em que a empresa deseja transformar-se?

·         Qual é o público-alvo da empresa?

·         O que cria valor para os seus clientes atuais e em potencial? 

A gestão estratégica envolve também a definição de objetivos, a análise do mercado e a maneira como a organização determina sua direção futura. Ela abrange os resultados que a empresa alcança e as demais variáveis relativas aos seus ambientes interno e externo a fim de criar vantagens competitivas.

 

Através da gestão estratégica é possível ajudar os setores da empresa a focarem na execução do planejamento estratégico, a fim de que suas metas sejam alcançadas com êxito. E também, analisar se o que foi planejado realmente foi executado, com o intuito de gerar valor para os clientes e para a empresa como um todo.

 

E de acordo com Grant (2002), a gestão estratégica abrange um profundo relacionamento entre o intuito da empresa, os resultados que ela alcança e as demais variáveis relativas aos seus ambientes interno e externo. Assim, para realizar um bom desenvolvimento da gestão, é necessário identificar as relações entre sistema de gestão, estratégia elegida, estruturas do momento, capacidades e recursos disponíveis.

 

No entanto, a gestão estratégica é diferente do planejamento estratégico, porém, os mesmos precisam estar alinhados. O planejamento estratégico é uma das etapas da gestão estratégica.


E o que é o Planejamento Estratégico?

O planejamento estratégico é como uma bússola que visa assumir padrões para o direcionamento das ações da empresa em relação ao seu plano, independentemente do seu porte, definindo estratégias com foco no longo prazo. É no planejamento estratégico que se consolida a gestão estratégica, traçando uma rota segura e bem-estruturada para alcançar os objetivos.  

Para atingir suas metas, a empresa deve contar com estratégias bem alinhadas aos referenciais estratégicos, definindo assim, quem ela é, onde quer chegar e o que considera importante no caminho, pois somente assim pode atuar de forma coerente frente aos clientes e ao mercado.

É importante levar em conta todos os fatores internos e externos a organização. E no que tange fazer um planejamento adequado, é preciso observar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Conforme Oliveira (2004) o planejamento estratégico é a ação administrativa que define a melhor direção que a empresa deve seguir com o intuito de otimizar o seu grau de interação entre os ambientes interno e externo, o que acarreta desempenhar as suas atividades de maneira inovadora e diferenciada, sendo capaz de influenciar todos da organização.

Referenciais Estratégicos

Independentemente do porte e segmento da empresa, ela precisa ter ciente qual sua missão no mercado para, então, determinar a visão interna e definir seus valores. A definição dos referenciais estratégicos é determinante para guiar todas as suas decisões relativas a atendimento de consumidores, desenvolvimento de novas estratégias de marketing, lançamento de novos produtos e serviços, etc.

1.      Missão

A missão de uma organização é a sua finalidade, representa sua razão de ser, o seu papel na sociedade e até mesmo em que tipos de funções ela deve concentrar-se no futuro.

2.      Visão

A visão representa a posição que a empresa deseja alcançar no mercado em um futuro próximo ou distante. Ela deve ser expressa de forma sucinta, inspiradora, pois deve sensibilizar as pessoas que atuam na organização, assegurando a sua mobilização e alinhamento aos temas estratégicos.

3.      Valores

Os valores são um conjunto de princípios e crenças da organização que orientam as atividades e operações e o comportamento de seus membros. As organizações devem enunciar de forma clara e objetiva os valores essenciais que inspiram o comportamento das pessoas que nela atuam.

E para atingir suas metas, a empresa deve contar com estratégias bem alinhadas aos referenciais estratégicos, pois somente assim pode atuar de forma coerente frente aos clientes e ao mercado.

Matriz SWOT

A matriz SWOT surgiu na década de 1960, a partir de debates na escola de administração, onde começou-se a realizar a compatibilização entre as forças e fraquezas de uma empresa, a sua competência distintiva e as oportunidades e ameaças presentes no mercado.

Conhecida no Brasil também como análise FOFA, a análise SWOT, é uma ferramenta utilizada para o planejamento e a gestão das organizações, independentemente do seu porte, que permite entender o cenário competitivo de um negócio no mercado.

Conforme Oliveira (2007), a análise SWOT é composta pelos seguintes elementos:

·      Ponto forte — trata-se da diferenciação alcançada pela organização, sendo uma variável controlável, que oportuniza uma vantagem operacional no ambiente empresarial.

·         Ponto fraco — compreende as circunstâncias inadequadas da organização, sendo uma variável controlável, que propicia uma desvantagem operacional no ambiente empresarial.

·         Oportunidade — abrange a força ambiental incontrolável pela organização, que pode beneficiar sua atividade estratégica, desde que conhecida e usufruída corretamente enquanto existente.

·         Ameaça — trata-se da força ambiental incontrolável pela organização, que concebe obstáculos à sua atividade estratégica, podendo ou não ser evitada, caso seja identificada rapidamente.

Por meio da análise SWOT, as organizações têm a possibilidade de conhecer e levar em consideração os fatores internos e externos ao efetuar seu planejamento com uma visão melhor para projetar o futuro.

Ciclo de PDCA

A ferramenta PDCA permite a melhoria na gestão de processos da empresa, desde a ideia até a execução, com o objetivo de promover melhoria contínua. Plan, do, check, act, são as palavras-chave, em inglês, que traduzem os pilares da gestão estratégica:

  • Plan - planejar: definição dos objetivos de cada processo, identificando problemas, estabelecendo metas, analisando o processo e criando um plano de ação;
  • Do - fazer: execução do plano elaborado, realizando os treinamentos necessários, implantando o plano de ação e coletando dados para análise e monitoramento dos resultados;
  • Check - checar: uso de ferramentas próprias para a coleta e a análise de dados, a fim de verificar a eficácia dos processos implantados, se estes cumprem com o planejado;
  • Act - agir: avaliação dos resultados da etapa anterior para observar se houve falhas no processo ou no plano de ação e se os objetivos foram alcançados.


Como implantar a Gestão Estratégica na empresa?

 

A gestão estratégica é um processo contínuo, o qual, pode ser executado em empresas de quaisquer portes. Porém é preciso ser revisada constantemente para se adaptar às demandas atuais da empresa. E para levar esse método para a realidade do seu negócio, você precisa conhecer três elementos indispensáveis ao seu desenvolvimento:

1.      Análise Estratégica

A análise de ambiente permite que a empresa compreenda seu funcionamento, visando uma melhora no desempenho de todos os fatores inerentes ao negócio. E torna indispensável à criação de uma estratégia que esteja em concordância com todo o processo da empresa, levando em conta o cenário interno e externo.

Concentra na matriz SWOT o estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que é composto pela relação das forças e fraquezas internas em função das oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Os líderes precisam conhecer os limites e as capacidades da organização. O desenvolvimento da missão, da visão e dos valores guia os esforços destes líderes e de seus colaboradores em uma mesma direção.  

2.      Formulação da Estratégia

 

Uma análise estratégica apropriada serve como base para a formulação da estratégia. Neste ponto, são definidas as ações e estratégias e entra em ação o planejamento estratégico, o qual permitirá que a empresa se adapte ao mercado, se prepare para as mudanças, caso necessário e proponha novos processos para a empresa.

3.      Implementação da Estratégia

A implementação da estratégia refere-se ao modo de como converter as estratégias pretendidas em estratégias realizadas. E para a implementação destas estratégias na empresa, alguns pontos são importantes, tais como a delegação de responsabilidades e a presença de canais de comunicação, pois estes devem apoiar os líderes no desenvolvimento deste processo.

E para obter resultados satisfatórios, todos os gestores e colaboradores da empresa precisar estar cientes de como foi feito o planejamento e qual o objetivo deste. É preciso também a preparação e conscientização dos colaboradores, visto que, eles precisam compreender como lidar com as novas funcionalidades, pois, serão eles quem irão executar as novas diretrizes no dia-a-dia da empresa.

O papel do líder é super importante na gestão estratégica, pois é ele que mantem o monitoramento deste cenário, o qual precisa estar em constante avaliação. Ele precisa ter uma visão ampla do planejamento estratégico e seus objetivos, para avaliar efetivamente se os objetivos estão sendo alcançados.

Nestes mercados competitivos, manter uma posição de destaque é um desafio para as organizações. Assim, a gestão estratégica se torna indispensável para garantir que os objetivos definidos, sejam alcançados de forma coerente, a fim de criar vantagens competitivas e gerar valor para os clientes e para a empresa como um todo.

 

Assista também ao vídeo sobre este assunto no nosso canal do YouTube: VAMOS FALAR SOBRE GESTÃO?

 

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Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos/Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 

 


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