Vamos Falar Sobre Cultura Organizacional?
Toda empresa, assim como todo país, tem sua própria cultura,
influenciada pelo comportamento das pessoas que nela trabalha e convivem. A
cultura organizacional não é algo palpável, ela é percebida por meio de seus
efeitos e consequências e tem um papel fundamental na condução dos processos de
uma empresa.
Um grande desafio na atualidade é tirar a cultura
organizacional do papel e colocá-la em prática. A cultura organizacional é o
DNA da empresa, e este, é desenvolvido através da história, dos valores dos
fundadores, do comportamento dos líderes que multiplica entre os colaboradores.
E para conhecer uma empresa, o primeiro passo é conhecer sua cultura.
O que é Cultura Organizacional?
Toda
organização tem suas próprias normas, regras, hábitos e valores, os quais, norteiam
seus líderes, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. São os princípios que formam a identidade da empresa e são
repassados e fortalecidos dia a dia, durante toda a existência desta.
Segundo
Damatta (1986), o termo cultura deriva do verbo latino colere, cultivar, e está
diretamente relacionado ao cultivo da terra. Acredita-se que a relação anímica
com a natureza, como parâmetro para a compreensão do mundo, fez com que o termo
agrícola passasse a traduzir, também, os padrões de comportamento e de
relacionamento dos homens. Deste modo, passou-se a designar de cultura tudo que
aludisse a normas, regras e conteúdos sociais cultivados pelo homem.
De
acordo com Maximiano (2005), ele define cultura, segundo o conceito de Schein
(1985), como um conjunto de padrões que um grupo aprendeu a aceitar, resultado
da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Assim,
os colaboradores agem conforme as normas determinadas pela cultura, ensinando
aos novos integrantes a se adaptarem as regras.
A cultura organizacional é um conjunto de pressupostos
implícitos, como crenças, valores, normas, partilhados e subentendidos que
influenciam um grupo de pessoas, e que determina como este grupo percebe, pensa
e reage a seus ambientes. Ela alinha o
comportamento dos colaboradores, aponta o caminho para conduzir os negócios, e direciona a relação entre empresa, clientes e parceiros.
Conforme
aponta Lacombe (2003), a cultura organizacional pode ser definida como um
conjunto de crenças, costumes, valores, normas de comportamento e formas de
fazer negócios, que são definidos por cada empresa. E ao mesmo tempo, um
conjunto de crenças e atitudes da organização em relação: à importância das
pessoas, aos valores éticos e morais, à competição interna, à orientação para o
mercado e produção, à capacidade de ação e de adaptação às mudanças externas.
A consolidação da cultura organizacional é fundamental, para que todos os stakeholders possam identificar os valores, crenças, costumes, símbolos que permeiam toda a organização.
As
principais características da Cultura Organizacional
A cultura de uma organização é o reflexo de quem a criou, ela influencia diretamente a forma como os indivíduos irão se comportar dentro da empresa, nas suas relações pessoais e até mesmo nas decisões estratégicas que serão tomadas. As características da cultura organizacional são:
- Conhecimentos: conteúdo que costuma ser passado de
geração em geração;
- Crenças: são definidas a partir da observação de fatos, das verdades concebidas ou aceitas e pela convivência em um grupo de pessoas;
- Valores: consiste na observação de como as pessoas do grupo ocupam seu tempo. Considerando os elementos que determinam a importância de cada coisa dentro da organização;
- Costumes: são considerados a materialização dos valores e crenças através dos atos realizados de forma um tanto sistemática;
- Normas: meios formais, regras que limitam o comportamento humano esperado;
- Ritos: são as operações rotineiras executadas visando o êxito das atividades;
- Símbolos: realidades físicas ou sensoriais, como
gestos, palavras e hinos;
- Cerimônias: são consideradas os encontros formais e informais dos profissionais da organização. Funcionam como meios de reafirmar ou ratificar valores, crenças e costumes;
- Rede de comunicação informal: conhecida também, em algumas empresas, como “rádio peão”. A rede de comunicação informal funciona como uma ótima forma de atualização de conhecimentos, crenças, valores, costumes, normas e ritos.
Essas características influenciam vários processos internos da organização. Elas afetam, as interações, atitudes e até mesmo o comportamento dos colaboradores dentro da empresa. A cultura organizacional é o espelho da empresa, quando ela não é clara, podem gerar conflitos e contradições entre seus stakeholders.
Chiavenato
(2004) expõe que a cultura organizacional pode ser um fator de sucesso ou
fracasso das organizações. Na parte visível da cultura, onde fica a ponta externa
do iceberg, estão os padrões e estilos de comportamento dos funcionários, e é a
parte mais fácil de mudar. Contudo, no nível invisível, estão os valores
compartilhados e isso é mais difícil de mudar.
A
cultura organizacional é modelada por quatro componentes-chave: os valores dos
fundadores, a indústria e o ambiente de negócio, a cultura nacional, a visão e
o comportamento dos seus líderes seniores. No entanto, ela influencia que tipo de
estrutura organizacional será adotada pela empresa, o conjunto de práticas,
políticas e procedimentos serão utilizados na busca para alcançarem as metas organizacionais.
A
importância do Recursos Humanos na Cultura Organizacional
Este
departamento exerce funções estratégicas dentro da organização, ele atua como um facilitador para o desenvolvimento, compreensão e vivência da cultura
organizacional. Ele promove a aceitação, consolidação, manutenção e mudanças
culturais adotadas pela empresa.
O
papel do setor de recursos humanos inicia no
processo de recrutamento e seleção, apontando a importância do capital humano
dentro da organização. Junto ao setor é definido os perfis compatíveis com
os valores da empresa, é desenhado os programas de treinamento e de
desenvolvimento, a elaboração dos sistemas de cargos e salários, remuneração e benefícios,
a definição de plano de carreiras e critérios de avaliação, saúde e segurança,
dentre outros.
Como
as Culturas são inseridas nas Organizações
A cultura
de uma organização se inicia com o desdobramento da filosofia de seu fundador.
Com o tempo, a cultura organizacional vai se formando e modificando de modo que
se ajuste a situação atual da organização.
A
cultura organizacional vai sendo inserida pelos seus membros que ensinam uns
aos outros sobre valores, crenças, expectativas e comportamentos preferidos da
organização. Estas informações são passadas através:
- Declarações formais de filosofia, missão, visão, valores organizacionais nos materiais usados para recrutamento, seleção e socialização;
- O design do espaço físico, ambientes de trabalho e construções;
- Slogans, linguagem, acrônimos e dizeres;
- Deliberação da modelação de programas de treinamento e ensino pelos gerentes e supervisores;
- Recompensas explícitas, símbolos de status e critérios de promoção;
- Histórias, lendas e mitos sobre pessoas chave e eventos;
- As atividades, processos ou resultados organizacionais a que os líderes prestam atenção, medem e controlam;
- Reações do líder a incidentes críticos e a crises organizacionais;
- O fluxo de trabalho e a estrutura organizacional;
- Sistemas e procedimentos organizacionais;
- Metas organizacionais e critérios associados usados para recrutamento, seleção, desenvolvimento, promoção, demissões e aposentadoria de funcionários.
O desenvolvimento da cultura organizacional é instituída, como já falado, pelos valores de seu fundador, porém, ela também é influenciada pelos fatores internos e externos da organização. No Brasil, quando comparamos suas regiões, existem diferenças culturais específicas que influenciam seu contexto empresarial.
Estas diferenças, propiciam o desenvolvimento de características organizacionais únicas. No entanto, a empresa precisa compreender e alinhar sua cultura com todos os seus membros, pois isto é o que distingue uma organização das outras.
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Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos/Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias.
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