Vamos Falar Sobre Cultura Organizacional?


 

Toda empresa, assim como todo país, tem sua própria cultura, influenciada pelo comportamento das pessoas que nela trabalha e convivem. A cultura organizacional não é algo palpável, ela é percebida por meio de seus efeitos e consequências e tem um papel fundamental na condução dos processos de uma empresa.

Um grande desafio na atualidade é tirar a cultura organizacional do papel e colocá-la em prática. A cultura organizacional é o DNA da empresa, e este, é desenvolvido através da história, dos valores dos fundadores, do comportamento dos líderes que multiplica entre os colaboradores. E para conhecer uma empresa, o primeiro passo é conhecer sua cultura. 

O que é Cultura Organizacional?

Toda organização tem suas próprias normas, regras, hábitos e valores, os quais, norteiam seus líderes, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. São os princípios que formam a identidade da empresa e são repassados e fortalecidos dia a dia, durante toda a existência desta.

Segundo Damatta (1986), o termo cultura deriva do verbo latino colere, cultivar, e está diretamente relacionado ao cultivo da terra. Acredita-se que a relação anímica com a natureza, como parâmetro para a compreensão do mundo, fez com que o termo agrícola passasse a traduzir, também, os padrões de comportamento e de relacionamento dos homens. Deste modo, passou-se a designar de cultura tudo que aludisse a normas, regras e conteúdos sociais cultivados pelo homem.

De acordo com Maximiano (2005), ele define cultura, segundo o conceito de Schein (1985), como um conjunto de padrões que um grupo aprendeu a aceitar, resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Assim, os colaboradores agem conforme as normas determinadas pela cultura, ensinando aos novos integrantes a se adaptarem as regras.

A cultura organizacional é um conjunto de pressupostos implícitos, como crenças, valores, normas, partilhados e subentendidos que influenciam um grupo de pessoas, e que determina como este grupo percebe, pensa e reage a seus ambientes. Ela alinha o comportamento dos colaboradores, aponta o caminho para conduzir os negócios, e direciona a relação entre empresa, clientes e parceiros.

Conforme aponta Lacombe (2003), a cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de crenças, costumes, valores, normas de comportamento e formas de fazer negócios, que são definidos por cada empresa. E ao mesmo tempo, um conjunto de crenças e atitudes da organização em relação: à importância das pessoas, aos valores éticos e morais, à competição interna, à orientação para o mercado e produção, à capacidade de ação e de adaptação às mudanças externas.

A consolidação da cultura organizacional é fundamental, para que todos os stakeholders possam identificar os valores, crenças, costumes, símbolos que permeiam toda a organização. 

As principais características da Cultura Organizacional

A cultura de uma organização é o reflexo de quem a criou, ela influencia diretamente a forma como os indivíduos irão se comportar dentro da empresa, nas suas relações pessoais e até mesmo nas decisões estratégicas que serão tomadas. As características da cultura organizacional são:

  • Conhecimentos: conteúdo que costuma ser passado de geração em geração;
  • Crenças: são definidas a partir da observação de fatos, das verdades concebidas ou aceitas e pela convivência em um grupo de pessoas;
  • Valores: consiste na observação de como as pessoas do grupo ocupam seu tempo. Considerando os elementos que determinam a importância de cada coisa dentro da organização;
  • Costumes: são considerados a materialização dos valores e crenças através dos atos realizados de forma um tanto sistemática;
  • Normas: meios formais, regras que limitam o comportamento humano esperado;
  • Ritos: são as operações rotineiras executadas visando o êxito das atividades;
  • Símbolos: realidades físicas ou sensoriais, como gestos, palavras e hinos;
  • Cerimônias: são consideradas os encontros formais e informais dos profissionais da organização. Funcionam como meios de reafirmar ou ratificar valores, crenças e costumes;
  • Rede de comunicação informal: conhecida também, em algumas empresas, como “rádio peão”. A rede de comunicação informal funciona como uma ótima forma de atualização de conhecimentos, crenças, valores, costumes, normas e ritos.

Com o tempo, estas características ajudarão a moldar a verdadeira realidade da empresa. A cultura organizacional começa de forma gradual, pelo seu fundador. Com o passar do tempo, com o surgimento de um grupo, com as experiências adquiridas pela organização, com a chegada de novos membros, ela vai tomando forma.

Essas características influenciam vários processos internos da organização. Elas afetam, as interações, atitudes e até mesmo o comportamento dos colaboradores dentro da empresa. A cultura organizacional é o espelho da empresa, quando ela não é clara, podem gerar conflitos e contradições entre seus stakeholders. 

Chiavenato (2004) expõe que a cultura organizacional pode ser um fator de sucesso ou fracasso das organizações. Na parte visível da cultura, onde fica a ponta externa do iceberg, estão os padrões e estilos de comportamento dos funcionários, e é a parte mais fácil de mudar. Contudo, no nível invisível, estão os valores compartilhados e isso é mais difícil de mudar.

A cultura organizacional é modelada por quatro componentes-chave: os valores dos fundadores, a indústria e o ambiente de negócio, a cultura nacional, a visão e o comportamento dos seus líderes seniores. No entanto, ela influencia que tipo de estrutura organizacional será adotada pela empresa, o conjunto de práticas, políticas e procedimentos serão utilizados na busca para alcançarem as metas organizacionais.

A importância do Recursos Humanos na Cultura Organizacional

Este departamento exerce funções estratégicas dentro da organização, ele atua como um facilitador para o desenvolvimento, compreensão e vivência da cultura organizacional. Ele promove a aceitação, consolidação, manutenção e mudanças culturais adotadas pela empresa.

O papel do setor de recursos humanos inicia no processo de recrutamento e seleção, apontando a importância do capital humano dentro da organização. Junto ao setor é definido os perfis compatíveis com os valores da empresa, é desenhado os programas de treinamento e de desenvolvimento, a elaboração dos sistemas de cargos e salários, remuneração e benefícios, a definição de plano de carreiras e critérios de avaliação, saúde e segurança, dentre outros.

Se a cultura não reflete os objetivos da empresa, possíveis desvios de valores podem acontecer. Neste caso, o setor de RH tem o papel de disseminar informações, por meio dos canais de comunicação internos, compartilhando uma visão coerente dos pilares da cultura organizacional, e quais valores e princípios nortearão os processos de trabalho.
Reconhecer e entender o funcionamento da cultura organizacional ajudará todos os membros da organização a falarem a mesma língua. Isto, é o primeiro passo para melhorar, mudar e engajar os colaboradores.

Como as Culturas são inseridas nas Organizações

A cultura de uma organização se inicia com o desdobramento da filosofia de seu fundador. Com o tempo, a cultura organizacional vai se formando e modificando de modo que se ajuste a situação atual da organização.

A cultura organizacional vai sendo inserida pelos seus membros que ensinam uns aos outros sobre valores, crenças, expectativas e comportamentos preferidos da organização. Estas informações são passadas através:

  •     Declarações formais de filosofia, missão, visão, valores organizacionais nos materiais usados para recrutamento, seleção e socialização;
  •      O design do espaço físico, ambientes de trabalho e construções;
  •       Slogans, linguagem, acrônimos e dizeres;
  •      Deliberação da modelação de programas de treinamento e ensino pelos gerentes e supervisores;
  •       Recompensas explícitas, símbolos de status e critérios de promoção;
  •       Histórias, lendas e mitos sobre pessoas chave e eventos;
  •     As atividades, processos ou resultados organizacionais a que os líderes prestam atenção, medem e controlam;
  •      Reações do líder a incidentes críticos e a crises organizacionais;
  •     O fluxo de trabalho e a estrutura organizacional;
  •      Sistemas e procedimentos organizacionais;
  •   Metas organizacionais e critérios associados usados para recrutamento, seleção, desenvolvimento, promoção, demissões e aposentadoria de funcionários. 

O desenvolvimento da cultura organizacional é instituída, como já falado, pelos valores de seu fundador, porém, ela também é influenciada pelos fatores internos e externos da organização. No Brasil, quando comparamos suas regiões, existem diferenças culturais específicas que influenciam seu contexto empresarial

Estas diferenças, propiciam o desenvolvimento de características organizacionais únicas. No entanto, a empresa precisa compreender e alinhar sua cultura com todos os seus membros, pois isto é o que distingue uma organização das outras.

 


Assista também ao vídeo sobre este assunto no nosso canal do YouTube: VAMOS FALAR SOBRE GESTÃO?

 

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Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos/Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 


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