Vamos Falar Sobre Ética Empresarial?

 



"É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal." - Mário Sérgio Cortella 

Falar sobre ética empresarial é algo fundamental nos dias de hoje. Uma empresa que não preza pela ética está fadada ao fracasso e, ter apenas boas intenções em relação a honestidade de suas ações não garantirá sua integridade. Afinal, como diz o ditado: “De boas intenções o inferno está cheio." 

A ética empresarial é aplicável em qualquer tipo de empresa, dos mais variados segmentos, seja ela de pequeno, médio ou de grande porte. A empresa deve estabelecer valores concretos e significativos, regras, mecanismos e procedimentos para orientar a atuação de seus colaboradores e dirigentes.

Uma empresa que projeta uma boa imagem terá o reconhecimento de seus colaboradores, clientes e o público em geral, impactando positivamente nos seus resultados. Estas ações estabelecerá uma relação de confiança com a marca, gerando muito mais confiança no mercado.   

O que é ética?

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, portanto, é um elemento vital na produção da realidade social. A ideia de Ética surgiu na Grécia antiga, por volta de 500 à 300 a.C., através das observações de Sócrates e seus Discípulos.
Sócrates (469 a.C. - 399 a.C.), uma das figuras mais emblemáticas da filosofia ocidental não deixou obras escritas e tudo o que sabemos a seu respeito vem do trabalho dos outros. Ele considerou o problema ético individual como o problema filosófico central e a ética como sendo a disciplina em torno da qual deveriam girar todas as reflexões filosóficas.
Sócrates não fomentava a desordem e o caos, mas a submissão, ele primava a ética do coletivo sobre a ética do individual. Neste caso, para ele, a obediência à lei era o limite entre a civilização e a barbárie, ou seja, onde residem as ideias de ordem e coesão, pode-se dizer garantida a existência e manutenção do corpo social. Tratava-se da ética do respeito às leis, e, portanto, à coletividade.
De acordo com o Dicionário, ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Na filosofia, a ética analisa as razões que ocasionam, alteram ou orientam, a maneira de agir do ser humano, especialmente as que estão na base de quaisquer regras, preceitos ou normas sociais.
"Ethos; ética, em grego; designa a morada humana. O ser humano separa uma parte do mundo para, moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si. Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda." LEONARDO BOFF, A Águia e a Galinha.

"Ética é o conjunto de valores e princípios que nós usamos para decidir as três grandes questões da vida: Quero?, Devo?, Posso? -Tem coisa que eu quero, mas não devo, tem coisa que eu devo, mas não posso e tem coisa que eu posso, mas não queroVocê tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve." - Mário Sérgio Cortella

O que é ética empresarial?

A ética empresarial é definida como um conjunto de valores, normas, diretrizes e princípios morais que refletem a cultura da empresa. Seu objetivo é melhorar questões como a diversidade no trabalho, o respeito pelos direitos, a responsabilidade social corporativa, o meio ambiente, a governança corporativa, dentre outros.

Uma empresa íntegra possuirá uma imagem positiva entre seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. Ela atuará de acordo com as normas da legislação, pautando suas atividades por valores e princípios éticos, buscando sempre defender a honestidade e impedir a ocorrência de irregularidades em seus negócios.

Isto posto, ajudará a atrair profissionais de qualidade, mais preparados e satisfeitos. Com as determinações éticas sendo postas em prática por todos na empresa, construirá uma relação de confiança com seus clientes e fornecedores, criando e cultivando laços mais fortes e ao mesmo tempo, poderá atrair mais investidores e acionistas.

Criar um código de ética na empresa pode ajudá-la a prevenir, detectar e sanar a ocorrência de desvios, fraudes e irregularidades. Nele a empresa apresentará o desempenho de suas atividades cotidianas, a tomada de decisões que envolvam ou não dilemas éticos, a gestão de seus funcionários e a responsabilidade com seus clientes e a sociedade de modo geral.

Dentre os princípios éticos que uma empresa pode aderir, pode-se citar: a honestidade, a transparência, a gestão responsável de recursos, a prevenção da corrupção, a responsabilidade social, o respeito aos direitos humanos, a integridade, a equidade e o cumprimento de leis e normas.

A ética empresarial orienta a organização em uma conduta positiva nos negócios. No entanto, em algumas empresas, seus gestores optam por apenas “aparentarem” uma boa imagem no intuito de obterem aprovação do mercado, ao contrário disso, elas poderiam se dedicarem para que seus negócios fossem verdadeiramente éticos.

Qual a relação da comunicação e a ética empresarial?

Uma empresa que presa por uma comunicação clara, transparente e honesta, interna e externa aumenta consideravelmente a confiança perante a todos. A empresa deve evitar a manipulação e a disseminação de informações falsas, sendo assim, estas informações necessitam serem precisas e completas.

Uma comunicação empresarial que presa pela ética, evitará consequências ilegais, ao mesmo tempo que fortalecerá a confiança da marca e uma maior lealdade dos clientes. As informações precisam ser claras para os colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, mostrando assim uma boa política de ética empresarial.

A ética empresarial fará parte da cultura da empresa, sendo esta empresa, clara em suas ações, em seus processos, em suas estratégias empresariais e também em como trata seus colaboradores, seus clientes, fornecedores e parceiros. A ética empresarial deve ser trabalhada e desenvolvida no dia a dia, pois é ela que impõe os limites da empresa.

Como desenvolver a ética empresarial na equipe?

A ética é indispensável ao profissional, pois na ação humana “o fazer” e “o agir” estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

A ética tem uma relação muito estreita com o comportamento humano e mesmo com o caráter de cada um. Uma atitude ética vai determinar como um colaborador trata seus colegas no ambiente de trabalho e também os clientes da empresa. Assim, os profissionais que trabalham na empresa precisam apresentar intenções e ações corretas dentro dela.

 E para isso, dentro da empresa:

·         Tenha uma cultura empresarial com valores bem definidos;

·         Crie um código de ética com princípios claros e certifique que todos o sigam;

·         Treine seus colaboradores e reforce o posicionamento ético da empresa;

·         Cuide dos profissionais que trabalham na empresa, mantendo condições de trabalho justas;

·         Preze pela comunicação clara, transparente e honesta;

·         Evite atitudes que possa manchar a reputação da empresa. 

A ética empresarial determina a conduta da empresa, assim, ela precisa ser implantada de maneira eficiente, passando pelos gestores e líderes, visto que, estes são exemplos a serem seguidos por seus liderados. Quando todos os profissionais adotam um comportamento ético, eles permitem que o ambiente de trabalho se torne mais confiável, prazeroso, seguro, honesto e íntegro. E tudo isso influenciará no desempenho final da empresa. 




Assista também ao vídeo sobre este assunto no nosso canal do YouTube: VAMOS FALAR SOBRE GESTÃO?


Siga-nos nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/keuprisca

Instagram: https://www.instagram.com/vamosfalarsobregestao/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A


Cleide Vieira - Administradora com Habilitação em Comércio Exterior, Gestora de Projetos/Gestora de Processos/ Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Falar Sobre a Atualização da NR 1 para 2025: O que as Empresas Precisam Saber?

Vamos Falar Sobre Trabalho em Equipe?

Vamos Falar Sobre a Ansiedade no Ambiente de Trabalho?