Vamos Falar Sobre Ética Empresarial?
"É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal." - Mário Sérgio Cortella
Falar sobre ética empresarial é
algo fundamental nos dias de hoje. Uma
empresa que não
preza pela ética está fadada ao fracasso e, ter
apenas boas intenções em relação a honestidade de suas ações não garantirá sua integridade.
Afinal, como diz o ditado: “De boas intenções o inferno está cheio."
A ética
empresarial é aplicável em qualquer tipo de empresa, dos mais variados
segmentos, seja ela de pequeno, médio ou de grande porte. A empresa deve estabelecer
valores concretos e significativos, regras, mecanismos e procedimentos para
orientar a atuação de seus colaboradores e dirigentes.
Uma empresa que projeta uma boa imagem terá o reconhecimento de seus colaboradores, clientes e o público em geral, impactando positivamente nos seus resultados. Estas ações estabelecerá uma relação de confiança com a marca, gerando muito mais confiança no mercado.
O que é ética?
O que é ética empresarial?
Uma empresa íntegra possuirá uma imagem positiva entre seus clientes, fornecedores, parceiros e colaboradores. Ela atuará de acordo com as normas da legislação, pautando suas atividades por valores e princípios éticos, buscando sempre defender a honestidade e impedir a ocorrência de irregularidades em seus negócios.
Isto posto, ajudará a atrair profissionais de qualidade, mais preparados e satisfeitos. Com as determinações éticas sendo postas em prática por todos na empresa, construirá uma relação de confiança com seus clientes e fornecedores, criando e cultivando laços mais fortes e ao mesmo tempo, poderá atrair mais investidores e acionistas.
Criar um código de ética na empresa pode ajudá-la a prevenir, detectar e sanar a ocorrência de desvios, fraudes e irregularidades. Nele a empresa apresentará o desempenho de suas atividades cotidianas, a tomada de decisões que envolvam ou não dilemas éticos, a gestão de seus funcionários e a responsabilidade com seus clientes e a sociedade de modo geral.
Dentre os princípios éticos que uma empresa pode aderir, pode-se citar: a honestidade, a transparência, a gestão responsável de recursos, a prevenção da corrupção, a responsabilidade social, o respeito aos direitos humanos, a integridade, a equidade e o cumprimento de leis e normas.
A ética empresarial orienta a organização em uma conduta positiva nos negócios. No entanto, em algumas empresas, seus gestores optam por apenas “aparentarem” uma boa imagem no intuito de obterem aprovação do mercado, ao contrário disso, elas poderiam se dedicarem para que seus negócios fossem verdadeiramente éticos.
Uma
empresa que presa por uma comunicação clara, transparente e honesta, interna e
externa aumenta consideravelmente a confiança perante a todos. A empresa deve
evitar a manipulação e a disseminação de informações falsas, sendo assim, estas
informações necessitam serem precisas e completas.
Uma
comunicação empresarial que presa pela ética, evitará consequências ilegais, ao
mesmo tempo que fortalecerá a confiança da marca e uma maior lealdade dos
clientes. As informações precisam ser claras para os colaboradores, clientes,
fornecedores e parceiros, mostrando assim uma boa política de ética empresarial.
A ética empresarial fará parte da cultura da empresa, sendo esta empresa, clara em suas ações, em seus processos, em suas estratégias empresariais e também em como trata seus colaboradores, seus clientes, fornecedores e parceiros. A ética empresarial deve ser trabalhada e desenvolvida no dia a dia, pois é ela que impõe os limites da empresa.
Como desenvolver a ética empresarial na equipe?
A ética
é indispensável ao profissional, pois na ação humana “o fazer” e “o agir” estão
interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo
profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à
conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho
de sua profissão.
A ética
tem uma relação muito estreita com o comportamento humano e mesmo com o caráter de
cada um. Uma atitude ética vai determinar como um colaborador trata seus colegas
no ambiente de trabalho e também os clientes da empresa. Assim, os profissionais que
trabalham na empresa precisam apresentar intenções e ações corretas dentro dela.
E para isso, dentro da empresa:
·
Tenha
uma cultura empresarial com valores bem definidos;
·
Crie um
código de ética com princípios claros e certifique que todos o sigam;
·
Treine seus
colaboradores e reforce o posicionamento ético da empresa;
·
Cuide
dos profissionais que trabalham na empresa, mantendo condições de trabalho
justas;
·
Preze
pela comunicação clara, transparente e honesta;
· Evite atitudes que possa manchar a reputação da empresa.
Assista também ao vídeo sobre este assunto no nosso canal do YouTube: VAMOS FALAR SOBRE GESTÃO?:
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/keuprisca
Instagram: https://www.instagram.com/vamosfalarsobregestao/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A
Comentários
Postar um comentário