Vamos Falar Sobre Gestão de Equipe?

 


O trabalho em equipe já foi tema de diversas pesquisas. Estes estudos, visam entender o funcionamento dos grupos, desde sua formação, até sua constituição como equipe. Tais informações permitem que as empresas tenham mais conhecimento das práticas voltadas para o desenvolvimento de seus colaboradores e, com isso, aprendam como eles se relacionam, se comunicam e se comportam.

É crescente o número de empresas que procuram por equipes mais autônomas, produtivas, criativas, que ajudam na solução de problemas, na estruturação do trabalho, no compartilhamento de informações e conhecimentos. O sucesso destas empresas, está diretamente relacionado com a capacidade das equipes em trabalhar de forma colaborativa e eficiente para a solução de problemas complexos.

Empresas que trabalham com equipes mais empoderadas, consequentemente conseguirão ter mais alta performance, melhorias significativas nos níveis de satisfação, comprometimento e desempenho do trabalho em equipe. Portanto, uma boa gestão de equipe é capaz de ajudar a empresa a alcançar seus objetivos, mudar cenários, estruturas e até mesmo aumentarem seus lucros.

O que é gestão de equipe?

A gestão de equipe é a habilidade de atrair, reter, liderar, motivar e coordenar um grupo de pessoas com o objetivo de alcançar metas em uma organização. Ela consiste em uma série de atividades e boas práticas, como tais, a contratação e seleção de mão de obra, a definição de responsabilidades, a coordenação e organização do trabalho, a promoção do trabalho em equipe, a resolução de conflitos, o desenvolvimento de habilidades e competências dos membros, dentre outras.

Para obter uma boa gestão de equipe, é preciso estabelecer metas claras, criar um bom plano de trabalho, definir prazos, promover a interação entre seus membros e saber identificar padrões de comunicação entre eles, para desenvolver elementos chave que melhoram o desempenho da mesma. Uma equipe desmotivada afeta negativamente a empresa, com problemas em seus processos, projetos inacabados, diminuição no ritmo de trabalho, conflitos internos e aumento da rotatividade dos funcionários.

As equipes podem ser influenciadas por fatores internos e externos, podendo ser esses os mesmos que facilitam seu desenvolvimento em direção ao sucesso ou ao fracasso. E uma das bases para a coesão e o bom funcionamento da equipe é a confiança, a falta dela pode desencadear em desperdício de energia, tempo e desmotivação do grupo.

Atualmente, a horizontalização e o menor nível de hierarquização tem ajudado a equipe se tornar mais autônoma. No entanto, para se tornar mais produtiva, engajada, motivada, eficiente e comprometida com os objetivos da organização, a equipe precisa ser bem gerida. Um caminho para gerir melhor as equipes é aprender como seus membros se comportam e se relacionam em todos os aspectos da comunicação.

Como melhorar a comunicação na gestão de equipe?

A comunicação é um fator muito importante dentro de uma organização. Ela é fundamental para alinhar os objetivos da organização, com o trabalho desenvolvido pelos colaboradores, e consequentemente com a produtividade destes. Uma comunicação bem estruturada vai trazer resultados positivos. Ela vai evitar mal entendidos, erros em processos e vai deixar os colaboradores mais satisfeitos com a empresa.

A comunicação é a força propulsora de tudo o que fazemos no trabalho. Uma comunicação clara e eficiente orienta os colaboradores com os processos, propaga informações corretas, constrói e protege a imagem da empresa. Com a junção de culturas e gerações diferentes em um mesmo ambiente é preciso que a empresa tenha uma boa comunicação. Isto vai ajudar na sinergia entre as equipes e também em manter um bom clima organizacional.

O estilo de comunicação também diz muito sobre o líder. A forma como ele se comunica pode ser encorajador e descontrair o ambiente, ou retrair e passar medo para seus liderados. A comunicação da equipe é imprescindível, pois uma boa comunicação gera tomadas de decisão mais eficazes, colaboradores engajados e projetos bem-sucedidos.

É importante promover um processo de comunicação consciente e responsável, no qual, os feedbacks do líder possam ser fundamentalmente contributivos para a evolução e desempenho de seus liderados. A comunicação efetiva não é fácil, mas, ao criarmos uma cultura de diálogo aberto, claro, proporcionará um ambiente saudável de trabalho.

Como utilizar o feedback na gestão de equipe?

O feedback é definido como a comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação às suas ações, comportamentos, tarefas, entre outros, com o objetivo de orientar, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou executadas anteriormente. É uma forma de investir na relação entre empresa e colaborador para que haja o aprendizado constante e melhor desenvolvimento profissional.

Ele é considerado uma das principais ferramentas de medição de desempenho dentro de uma empresa e até mesmo fora dela. E ele não pode ser focado apenas em resultados, mas também em como potencializar competências. As empresas podem perder grandes talentos justamente por não aplicarem as técnicas corretas e não realizarem o feedback em tempo hábil. Isso porque o feedback é o grande responsável por alinhar expectativas e elevar a qualidade do trabalho.

O feedback ajuda as pessoas a perceberem seu desempenho e seus comportamentos positivos ou negativos, incentivando o aprendizado e o desenvolvimento contínuo. Tudo isso tem um impacto direto no aumento do engajamento e da produtividade da equipe, visto que, esta é uma peça chave para o bom desempenho da organização.

Isto posto, dar e receber feedbacks são habilidades essenciais para melhorar o desempenho e desenvolvimento das pessoas com quem trabalhamos e convivemos, tornando as relações mais saudáveis e satisfatórias. O feedback precisa se constituir em um processo de retroalimentação entre duas pessoas, onde estas são correspondidas em relação a seus comportamentos.

Como gerir melhor os conflitos na equipe?

A gestão de conflitos é um conjunto de processos implementados para manter um ambiente organizacional funcionando com harmonia e respeito entre os colaboradores. O conflito não deve ser visto apenas como algo destrutivo, ele também possui vertentes positivas, que começam na percepção de sua existência e termina com a adoção de uma ação adequada e assertiva, podendo tornar a situação muito mais favorável de que antes do enfrentamento ocorrer.

O trabalho em equipe envolve necessariamente conflitos, tanto de novas ideias quanto de pontos de vistas. Essas discussões podem gerar novos conteúdos, inovação e chegar à solução de problemas com mais rapidez. Entender que o conflito faz parte das pessoas e das organizações já é meio caminho andando.

Quando os conflitos se tornam em demasias e prejudiciais à eficácia da equipe, os gestores precisam buscar por alternativas que reduzam essa condição. É preciso avaliarem os envolvidos dos conflitos e ao optarem por gerenciar uma situação de conflito, é importante que dediquem algum tempo para conhecer os envolvidos. Assim, como o conflito é inevitável, o gestor precisa descobrir as suas possíveis resoluções.

Muitos dos conflitos no ambiente de trabalho acontecem devido a choques de interesses, disputa por poder, fofocas, promessas não cumpridas, recursos escassos de pessoal e de finanças, falhas na comunicação, mudanças estruturais, apadrinhamento de profissionais e nepotismo.

Apesar dos diversos fatores que ocasionam os conflitos, e tendo em vista que nem todos podem ser extintos, é função do líder saber identifica-los, a fim de solucionar a questão de forma a beneficiar tanto as partes envolvidas quanto a empresa em si. Portanto, é importante compreender as fases que percorre e a forma de lidar com os conflitos, a fim de ser dado o melhor encaminhamento à problemática e aproveitamento da situação.

Como conseguir o trabalho em equipe?

O trabalho em equipe é de extrema importância para as organizações. Ele está relacionado com a interação, produtividade, sinergia e integração de um grupo em prol de um objetivo em comum. Uma equipe que trabalha em sinergia, consegue tomar decisões mais corretas, agir mais rapidamente e resolver problemas de forma mais criativa.

Quando há colaboração e cooperação de todos, as ideias são compartilhadas e desenvolvidas em grupo, assim, é possível chegar mais rapidamente aos resultados esperados. O trabalho em equipe faz com que as pessoas assumam maiores riscos devido à responsabilidade ser mútua e por haver maior flexibilidade nas tarefas.

Para que uma equipe funcione bem, cada colaborador ou líder precisa fazer a sua parte, sem passar por cima do trabalho do outro. É preciso que o líder promova a interação entre os membros e identifique padrões de comunicação entre eles para desenvolver elementos chave que melhorem o desempenho da mesma.

É preciso estabelecer uma relação de confiança entre os membros da equipe, fomente o diálogo, a cooperação, melhore a comunicação, diminua os conflitos, abandone ideias preconcebidas e aceite discordâncias respeitosas. Os líderes têm a responsabilidade de voltar o foco dos membros para o resultado coletivo da equipe, fazendo com que o individualismo não prejudique o coletivo, pois atuar de forma colaborativa é fundamental para a resolução dos problemas.

Vantagens do trabalho em equipe:

·         Aumento na produtividade;

·         Melhora na qualidade do serviço;

·         Melhora na qualidade de vida profissional dos funcionários;

·         Redução no nível de rotatividade de pessoal e absenteísmo;

·         Redução no nível de conflito;

·         Aumento na inovação e novas ideias;

·         Aumento na flexibilidade;

·         Obtenção de economia de custos.


Assista também ao vídeo sobre este assunto no nosso canal do YouTube: VAMOS FALAR SOBRE GESTÃO?


Siga-nos nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/keuprisca

Instagram: https://www.instagram.com/vamosfalarsobregestao/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A


Cleide Vieira - Administradora com Habilitação em Comércio Exterior, Gestora de Projetos/Gestora de Processos/ Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Falar Sobre a Atualização da NR 1 para 2025: O que as Empresas Precisam Saber?

Vamos Falar Sobre Trabalho em Equipe?

Vamos Falar Sobre a Ansiedade no Ambiente de Trabalho?