Vamos Falar Sobre Comunicação Eficaz na Empresa?

 


"O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito." - Peter Drucker

A comunicação eficaz se tornou um dos métodos mais importantes e buscadas dentro das organizações, pois, não basta transmitir uma mensagem ao seu público é fundamental se fazer compreendido.

Quando a comunicação na empresa tem problemas e uma informação relevante é corrompida ou distorcida, isto comprometerá o trabalho de todo o grupo e pode até levar a diversos prejuízos para a organização.

Uma comunicação eficaz na organização proporcionará um bom andamento dos processos internos, a execução das atividades corretamente, um melhor clima organizacional e o alcance dos resultados esperados. 

O que é comunicação eficaz?

Uma comunicação eficaz é o ato de falar e ser compreendido. É transmitir uma mensagem de forma clara, objetiva, consistente, sem distorções, do jeito que o receptor compreenda facilmente o que é dito. Saber ouvir, demonstrar interesse ao que o outro está dizendo, também é super importante em uma comunicação e passa mais confiança e segurança para o emissor

É importante também observar a forma como se comunica, o tom de voz, as expressões do rosto, as atitudes, gestos com as mãos e a postura ao dirigir a palavra ao outro. Uma comunicação eficaz pode contribuir para o sucesso ou fracasso de uma empresa. 

Dependendo da forma como a mensagem é transmitida ela pode levar a mal-entendidos, conflitos e erros, ou mesmo, criar relações de maior confiança, harmonia e cooperação entre as equipes. 

Qual a importância da comunicação eficaz na empresa?

É importante desenvolver uma boa comunicação dentro da empresa, para melhorar a qualidade das relações entre as equipes e uma maior compreensão entre seus colaboradores. É importante também o desenvolvimento das habilidades de comunicação dos colaboradores através de treinamentos e feedbacks, buscando assim, sempre melhorar e ajustar a comunicação na organização.

A comunicação eficaz precisa atingir seu objetivo na empresa, é ela que garante o bom andamento dos processos internos, melhora o clima organizacional, minimiza os conflitos internos, contribui para o engajamento e motivação dos colaboradores na boa execução das atividades e ajuda no alcance dos resultados esperados pela empresa. 

Como tornar a comunicação mais eficaz na empresa?

A comunicação eficaz na empresa é treinável e ela pode começar com a empatia. Se colocar no lugar do outro é de fundamental importância, para compreender o ponto de vista da outra pessoa. Com empatia é possível que a mensagem seja adaptada de acordo com o receptor, criando uma atmosfera de respeito e compreensão mútua, onde as necessidades e características do receptor são respeitadas, evitando mal-entendidos e conflitos.

A habilidade da escuta ativa também faz toda a diferença em uma boa comunicação, pois é preciso saber ouvir atentamente o interlocutor, demonstrando interesse genuíno ao que é dito. É preciso prestar atenção em suas palavras, sem interrompê-las, evitando julgamentos e críticas, assim, é possível estabelecer conexão e compreender o que a outra pessoa está falando.

O feedback é fundamental em uma comunicação eficaz, visto que, esta, envolve não apenas transmitir informações, mas também receber feedback do receptor. Uma comunicação eficaz contribui para melhorar as relações interpessoais no trabalho e na solução de problemas.

A escolha adequada do meio de comunicação também ajuda em uma comunicação eficaz. A forma como a mensagem chega ao receptor pode mudar todo o sentido da mesma. Uma mensagem enviada por e-mail é diferente de uma ligação telefônica, ou uma reunião presencial, uma vídeo conferencia, ou mesmo uma mensagem enviada através do WhatsApp e uma mensagem exposta na parede.

É super importante se comunicar com clareza, sabendo expressar suas ideias de forma simples, direta, precisa e coerente. A comunicação deve ser consistente, lógica, evitando generalizações, ambiguidades, termos técnicos quando não forem necessários e informações imprecisas, facilitando assim a compreensão.

A prática é fundamental para aprimoramento da comunicação eficaz. A busca constante do desenvolvimento das habilidades de comunicação, seja por cursos, treinamentos, feedbacks, ajudam no melhoramento das habilidades e ajuda a estabelecer relações de confiança e proximidade da equipe. Portanto, a comunicação eficaz permite um maior envolvimento entre as partes envolvidas, o que leva a resultados positivos e satisfatórios.



    


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Cleide Vieira - Administradora com Habilitação em Comércio Exterior, Gestora de Projetos/Gestora de Processos/ Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 

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