Vamos Falar Sobre Comunicação Eficaz na Empresa?
"O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito." - Peter Drucker
A
comunicação eficaz se tornou um dos métodos mais importantes e buscadas dentro
das organizações, pois, não basta transmitir uma mensagem ao
seu público é fundamental se fazer compreendido.
Quando a comunicação na empresa tem problemas e uma
informação relevante é corrompida ou distorcida, isto comprometerá o trabalho
de todo o grupo e pode até levar a diversos prejuízos para a organização.
Uma comunicação eficaz na organização proporcionará
um bom andamento dos processos internos, a execução das atividades corretamente,
um melhor clima organizacional e o alcance dos resultados esperados.
O que é comunicação
eficaz?
Uma comunicação eficaz é o ato de falar e ser compreendido. É transmitir uma mensagem de forma clara, objetiva, consistente, sem distorções, do jeito que o receptor compreenda facilmente o que é dito. Saber ouvir, demonstrar interesse ao que o outro está dizendo, também é super importante em uma comunicação e passa mais confiança e segurança para o emissor.
É importante também observar a forma como se comunica, o tom de voz, as expressões do rosto, as atitudes, gestos com as mãos e a postura ao dirigir a palavra ao outro. Uma comunicação eficaz pode contribuir para o sucesso ou fracasso de uma empresa.
Dependendo da forma como a mensagem é transmitida ela pode levar a mal-entendidos, conflitos e erros, ou mesmo, criar relações de maior confiança, harmonia e cooperação entre as equipes.
Qual a importância da comunicação eficaz na empresa?
É importante desenvolver uma boa comunicação dentro
da empresa, para melhorar a qualidade das relações entre as equipes e uma maior
compreensão entre seus colaboradores. É importante também o desenvolvimento das
habilidades de comunicação dos colaboradores através de treinamentos e
feedbacks, buscando assim, sempre melhorar e ajustar a comunicação na organização.
A comunicação eficaz precisa atingir seu objetivo na empresa, é ela que garante o bom andamento dos processos internos, melhora o clima organizacional, minimiza os conflitos internos, contribui para o engajamento e motivação dos colaboradores na boa execução das atividades e ajuda no alcance dos resultados esperados pela empresa.
Como tornar a comunicação mais eficaz na empresa?
A comunicação eficaz na empresa é treinável e ela
pode começar com a empatia. Se colocar no lugar do outro é de fundamental
importância, para compreender o ponto de vista da outra pessoa. Com empatia é possível
que a mensagem seja adaptada de acordo com o receptor, criando uma atmosfera de
respeito e compreensão mútua, onde as necessidades e características do receptor
são respeitadas, evitando mal-entendidos e conflitos.
A habilidade da escuta ativa também faz toda a diferença em uma boa comunicação, pois é preciso saber ouvir atentamente o interlocutor, demonstrando interesse genuíno ao que é dito. É preciso prestar atenção em suas palavras, sem interrompê-las, evitando julgamentos e críticas, assim, é possível estabelecer conexão e compreender o que a outra pessoa está falando.
O feedback é fundamental em uma comunicação eficaz, visto que, esta, envolve não apenas transmitir informações, mas também receber feedback do receptor. Uma comunicação eficaz contribui para melhorar as relações interpessoais no trabalho e na solução de problemas.
A escolha adequada do meio de comunicação também
ajuda em uma comunicação eficaz. A forma como a mensagem chega
ao receptor pode mudar todo o sentido da mesma. Uma mensagem enviada por e-mail
é diferente de uma ligação telefônica, ou uma reunião presencial, uma vídeo conferencia,
ou mesmo uma mensagem enviada através do WhatsApp e uma mensagem exposta na
parede.
É super importante se comunicar com clareza, sabendo expressar suas ideias de forma simples, direta, precisa e coerente. A comunicação deve ser consistente, lógica, evitando generalizações, ambiguidades, termos técnicos quando não forem necessários e informações imprecisas, facilitando assim a compreensão.
A prática é fundamental para aprimoramento da comunicação eficaz. A busca constante do desenvolvimento das habilidades de
comunicação, seja por cursos, treinamentos, feedbacks, ajudam no melhoramento
das habilidades e ajuda a estabelecer relações de confiança e proximidade
da equipe. Portanto, a comunicação eficaz permite um maior envolvimento entre
as partes envolvidas, o que leva a resultados positivos e satisfatórios.
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