Vamos Falar Sobre a Cooperação no Ambiente de Trabalho?


O ambiente de trabalho pode ser um lugar acolhedor, amigável, de união da equipe, troca de informações e conhecimentos. Ao mesmo tempo que também pode ser um lugar hostil, agressivo, competitivo, de muita rivalidade e fofoca entre as equipes.

É importante que este ambiente seja agradável e produtivo, visto que, é o local onde as pessoas passam a maior parte do tempo. E este tempo, desempenha um papel fundamental na vida destas pessoas.

Neste sentido, o trabalho em equipe é de extrema importância para as organizações. Ele está diretamente relacionado com a interação, produtividade, sinergia e integração de um grupo, em prol de um objetivo em comum, para realizar um projeto ou desenvolver novas ideias.

A cooperação no ambiente de trabalho vem da união dos colaboradores no compartilhamento dos seus conhecimentos, suas habilidades e competências. Isto, estimula a equipe a se unir, aumentando assim, a produtividade e elevando o nível de satisfação dos integrantes da mesma.

Com a cooperação, acontece a troca entre os colaboradores e isso estimula o time como um todo, fortalecendo e mantendo os seus membros unidos. Uma equipe que trabalha em sinergia, consegue tomar decisões mais corretas, agir mais rapidamente e resolver problemas de forma mais assertiva. Assim, é possível chegar mais rapidamente aos resultados esperados.

Falando em ambiente de trabalho, este, precisa ser imerso em práticas positivas. E para que exista a cooperação, cada colaborador ou líder precisa fazer a sua parte, promovendo a cooperação, a troca de informações, de experiências e de ideias. Com isso, o relacionamento entre os membros da equipe torna-se mais saudável, um respeitando o outro.

O desenvolvimento da cooperação no ambiente de trabalho deve ser um processo contínuo, o qual requer esforço e dedicação. É preciso começar estabelecendo metas e objetivos claros, promovendo a comunicação honesta, onde todos se sintam ouvidos. É preciso também estabelecer papéis e responsabilidades claras, onde todos saibam suas funções.

É papel do líder estimular o trabalho em equipe, reconhecer e valorizar as contribuições de todos, investir em treinamentos, capacitações e estabelecer um ambiente de aprendizagem contínua.

Em um ambiente de trabalho de cooperação é preciso que os colaboradores se sintam seguros, confiantes em expor suas ideias e tenham um sentimento de pertencimento. Destarte, é importante que a organização, crie momentos de integração entre a equipe, tenha mecanismos para resolver os conflitos internos de maneira construtiva, promovendo o diálogo e dando feedbacks.



  

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Cleide Vieira - Administradora com Habilitação em Comércio Exterior, Gestora de Projetos/Gestora de Processos/ Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e h

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