Vamos Falar Sobre Gestão?
A gestão acompanha o homem desde os tempos antigos, depois na revolução industrial e agora nos tempos modernos. Sempre gerando consideráveis avanços na maneira de produzir, gerenciar tarefas e administrar as organizações.
Nas organizações, a gestão desempenha um papel fundamental. Ela é responsável por garantir que todos os recursos utilizados atinjam seus objetivos e gerem resultados.
Atualmente, em um mundo tão globalizado, a gestão pede uma abordagem mais focada em tecnologias, questões sociais, ambientais e capacidade de adaptação.
O que é Gestão?
Gestão é um conjunto de princípios relacionados às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar uma empresa. São componentes humanos, mais intuitivos voltados para ações promovidas com o objetivo de integrar todas as áreas para uma melhor utilização dos recursos disponíveis com o propósito de atingir os objetivos planejados.
A palavra gestão vem do latim, “gestio“ e está associado à origem de gesto, tanto um apontamento como o reconhecimento de algo feito. Já no dicionário, a palavra gestão é a ação de gerir, de administrar, de governar ou de dirigir negócios públicos ou particulares; administração.
A gestão é uma área das ciências humanas, a qual a administração de empresas e outras instituições, tratam como um grupo de pessoas que se dedicam visando fazer com que alcancem os seus objetivos de forma efetiva, eficaz e eficiente, procurando manter a sinergia entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes.
O ato de gerir equivale a realizar diligencias, executar ações pré-determinadas, para a realização de ações ou objetivos, os quais não se limitam a esse lado técnico do trabalho, ele carrega componentes mais humanos, mais intuitivos do que a administração.
Já o ato de administrar consiste em quem governa, dirigi, coordena, controla e organiza um determinado objetivo. A administração é voltada para processos. Ela foca em atividades mais técnicas e racionais, consiste em quem governa, dirigi, coordena, controla e organiza um determinado objetivo.
Qual a Visão da Gestão por Peter Drucker?
Peter Drucker foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, o qual é considerado o pai da administração, ou gestão moderna. Ele via a gestão como a inovação e as pessoas como o sucesso de um negócio, é considerado um grande nome do campo da gestão e da articulação entre pesquisa e aplicação no campo organizacional.
Suas visões inovadoras influenciaram muitos empresários e suas contribuições foram necessárias para ver a gestão como ela é atualmente e a forma que continua a se reinventar. Para ele, a gestão era como se fosse um órgão da instituição, cabendo ao gestor contribuir para o propósito da empresa, tornando o trabalho mais produtivo e mais fácil de gerenciar impactos e responsabilidades sociais.
Entre os ensinamentos de Peter Drucker está a forma como ele falava sobre a importância de escolher as melhores pessoas para trabalhar em conjunto. Reforçou também a necessidade de concentrar nas oportunidades que aparecem, e não nos problemas eventuais que surgem. Ensinou aos gestores que a importância do bom negócio é estar do mesmo lado da mesa em que os clientes estão.
Quatro Lições Ensinadas por Peter Drucker:
Autogerenciamento - Ele mostra que os profissionais precisam saber quais são suas forças e os seus valores, a que lugar pertencem e quais devem ser as suas contribuições para a empresa. O principal motivo disso é a mudança no formato de administrar uma organização. Cada vez menos percebe-se gestores autoritários no topo das decisões.
Descentralização – O líder autoritário perdeu espaço para uma gestão descentralizada, onde todos os setores da empresa têm mais autonomia e poder nas tomadas de decisões. O foco de Peter sempre foi nas pessoas e em como elas podem contribuir para o sucesso de um negócio.
Criatividade e inovação - A criatividade nasce a partir do comprometimento com a inovação. Dessa forma, apostar em projetos inovadores pode ser desafiador, enquanto demandará mais conhecimento e engajamento dos profissionais.
Coragem nas decisões - É preciso coragem na tomada de decisões. O medo de sair do lugar-comum pode privar a empresa de alcançar novos objetivos. O mercado é cercado de desafios e decisões a serem tomadas estrategicamente.
Qual o Papel que a Gestão Desempenha em uma Empresa?
Ela é responsável por garantir que todos os recursos utilizados atinjam seus objetivos e gerem resultados. No entanto, muitas vezes a gestão pode ser um desafio para os gestores, especialmente em um mundo cada vez mais complexo e dinâmico, que exige adaptação constante às mudanças do mercado e às novas tecnologias.
As transformações digitais e o mundo cada vez mais tecnológico, fez com que as empresas passassem a aderir tecnologias avançadas, se preocupassem com questões sociais, ambientais e isso se tornou essencial na busca por melhoria de desempenho e controle de competitividade das empresas.
A gestão é uma tarefa que requer esforço, alguns recursos, consciência e boa vontade para que se possa terminar esta tarefa. Ela é utilizada para orientar, resolver um problema específico, a concretizar um projeto e também para referir-se a direção e administração que se realiza em uma empresa, em seu negócio.
É através de uma boa gestão que se desenvolve uma diversidade de diligências que levarão ao cumprimento do objetivo traçado, de um negócio ou até mesmo de um simples desejo tão sumamente esperado. A gestão é o que leva uma empresa a se organizar, se dispor, dirigir e dar uma ordem para que se consiga um determinado objetivo. Assim sendo, conseguirá garantir que todos os recursos utilizados consigam atingir os objetivos e obterá os resultados esperados.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/keuprisca
Instagram: https://www.instagram.com/vamosfalarsobregestao/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A
Comentários
Postar um comentário