Vamos Falar Sobre Autoconhecimento?
“Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para
dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, acorda.” - Carl Gustav Jung
O autoconhecimento é o
conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma. Refere-se ao conhecimento dos
seus pensamentos, crenças, valores, objetivos e sonhos. Envolve também a
reflexão sobre seus processos de construção de ideias, como seus pensamentos
influenciam suas ações e outras reflexões sobre si mesmo.
A palavra autoconhecimento por si
é autoexplicativa, mas o processo é complexo, contínuo, exige querer, busca,
treino, reflexão interna, autoanálise e autoaceitação. Através dele é possível entender
melhor seus pontos positivos e negativos, além de suas fraquezas, forças, seus
anseios e ajudá-lo tanto na vida pessoal quanto na sua vida profissional.
A habilidade de conhecer a si mesmo é algo fundamental no desenvolvimento humano. A partir desta autoanálise é possível observar seus próprios comportamentos, atitudes e reconhecer seus próprios limites. Esta autorreflexão é um processo que leva um certo tempo, porém, quando se consegue é possível tomar decisões mais conscientes, identificar, prever e controlar suas atitudes e ações.
Freud comparava a psique a um iceberg. Nele é possível ver, sobre a superfície, apenas uma pequena parcela que está para fora da água. No entanto, é o que está abaixo da superfície que estaria a maior parte de seu conteúdo, desconhecido pela mente consciente. Isso quer dizer que, muitas vezes, não temos consciência de como e porque fazemos ou deixamos de fazer algumas coisas, pois nos conhecemos muito pouco.
Quando a pessoa começa a se conhecer melhor ela passa a ter um maior controle de sua vida, de suas ações, a desenvolver relacionamentos mais saudáveis, fazer melhores escolhas e, colher melhores resultados. A pessoa que tem mais ciência de suas próprias emoções e experiências, consegue se colocar no lugar do outro com maior facilidade e lida melhor com as situações do dia a dia.
A maioria dos serem humanos vivem rodeados por pessoas e se não souberem quem são, estas mesmas pessoas poderão os definir. Porém, sob o olhar do outro, nem sempre será mostrado a sua realidade. O outro sempre apontará algo sob a realidade dele e, muitas vezes, espelhando seus próprios medos, angústias e sombras.
Em muitas situações, a pessoa é julgada e
definida por uma atitude, ou mesmo, por um comportamento momentâneo. É preciso compreender que, as vezes, “Estamos” e não, “Somos”. A atitude pode ser apenas um estado: "você está chato, você está nervoso, você está
bravo". E muitas vezes, não pode ser levada para o pessoal, como: "sou chato, sou nervoso, sou bravo". É preciso analisar primeiro, pois tem uma grande diferença.
Neste sentido, as pessoas não devem dar ao outro o direito de determinar quem elas são, ou mesmo, deixar que o outro defina quem elas deverão se tornar, pois, isto pode tornar a vida delas um desastre. Viver uma vida cumprindo as expectativas do outro, pode ser muito frustrante e cansativo.
Muitos mudam quem realmente são para agradar o outro, se importam e sofrem com o que vem do outro, sendo que, isto poderá os inibir de serem eles mesmos. A autocrítica também é bastante perigosa, muitos enfatizam o que lhes faltam, esquecendo de focar em suas qualidades e no que eles realmente são bons.
É preciso si dar um tempo para descobrir o que gosta, o que o faz feliz, o que o faz brilhar os olhos e o que os motivam. Descobrir quais são suas vontades, seus sonhos, quais são suas habilidades, como elas podem melhorar suas personalidades, e começarem a investir no autoconhecimento.
Existem algumas formas de desenvolver o autoconhecimento, como questionar a si próprio, suas opiniões, seus medos, observar seus pensamentos, suas ações e reações. Buscar o feedback de pessoas confiáveis, que te conhecem e te querem bem, fazer terapia com bons profissionais que o ajuda a se desenvolver, fazer meditação consciente, dentre outras formas.
Tudo isto, ajudara aqueles que buscam se autoconhecerem. Aumentando sua evolução pessoal e profissional, reconhecendo seus gatilhos mentais, ajudando a lidar melhor com o outro, a resolver situações desagradáveis, sem se desgastarem. Isto, vai proporcionar conhecimento sobre si, melhorando sua relação consigo e com o meio o qual convive. O autoconhecimento é crucial ao desenvolvimento do ser humano.
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/keuprisca
Instagram: https://www.instagram.com/vamosfalarsobregestao/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A
Comentários
Postar um comentário