Vamos Falar Sobre a Gestão de Conflitos nas Organizações?

 


As organizações são influenciadas por diversos fatores, sejam eles, culturais, sociais, valores, crenças, costumes e tradições. E com isso, sempre haverá ideias conflitantes dentro das empresas, isso porque o conflito nasce da diversidade de ideias.

A gestão de conflito é uma parte importante da cultura organizacional das organizações que adotam estratégias eficazes para lidar com divergências e disputas que tendem a ter um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Neste sentido, é importante que as organizações estejam preparadas para lidar com conflitos de forma construtiva, buscando soluções que sejam benéficas para todos os envolvidos.

O que é gestão de conflitos?

A Gestão de conflitos é um conjunto de processos implementados nas empresas para manter um ambiente organizacional funcionando com harmonia e respeito entre os colaboradores. 

Muitos dos conflitos no ambiente de trabalho acontecem devido divergência entre pontos de vista, choques de interesses, disputa por poder, fofocas, promessas não cumpridas, recursos escassos de pessoal e de finanças, falhas na comunicação, mudanças estruturais, apadrinhamento de profissionais e nepotismo.

A gestão de conflitos vem para ajudar a trazer soluções, a conciliar as partes envolvidas e fazer com que essas divergências não criem danos para a organização. A diversidade de ideias pode ser benéfica para a empresa, quando ela mostra diferentes pontos de vista de uma situação. Situações estas que podem ajudam a ampliar o planejamento de novas ideias e antecipar a resolução de problemas.

Qual os passos para identificar os conflitos?

 

·         Identificar e compreender as causas do conflito;

·         Analisar a situação por trás do conflito;

·         Envolver todas as partes envolvidas e interessadas na resolução do conflito;

·         Promover a comunicação clara e honesta entre as partes envolvidas no conflito;

·         Estabeleça regras e limites claros, para que o conflito não se intensifique;

·         Busque soluções em conjunto, garantindo que todos sejam ouvidos;

·        Tire aprendizados dos conflitos melhorando a comunicação e o trabalho em equipe;

·         Implementar e monitorar soluções acordada entre todos.


Como melhorar o gerenciamento de conflitos nas organizações?

Investir na gestão de conflitos em uma organização é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade da mesma no ambiente de trabalho. A capacidade de gerenciar conflitos de forma eficaz nas empresas não apenas ajuda a resolver problemas existentes, mas também fortalece a confiança e o relacionamento entre os colaboradores, promovendo uma cultura de colaboração e respeito mútuo.


A gestão de conflitos é uma habilidade essencial para os líderes e gestores, é uma de suas principais atribuições. É importante para o gestor saber sempre identificar os conflitos e assim melhor solucioná-los. Com isso, conseguirá melhor  a harmonia e a produtividade no ambiente de trabalho, fortalecendo as relações interpessoais, contribuindo um clima organizacional mais saudável.

 

Na gestão de conflitos é preciso promover a comunicação clara, aberta e sem rodeios, de forma que os colaboradores se sintam ouvidos e não tenham medo de expressarem sua opinião. O feedback também pode ajudar a abordar situações e comportamentos dos colaboradores antes mesmo que se tornem conflitos.

 

Diversos fatores podem ocasionar os conflitos, mas nem todos os conflitos podem ser extintos. Ter políticas e procedimentos claros para lidar com os conflitos podem ajudar a garantir que as disputas sejam tratadas de forma justa dentro da empresa. Porém, é importante reconhecer que nem todos os conflitos podem ser resolvidos, mas é possível aprender a lidar com eles de forma construtiva.


Já falamos sobre Gestão de Conflitos aqui no blog. É um tema essencial para um bom ambiente organizacional:


https://keuprisca.blogspot.com/2021/02/vamos-falar-sobre-gestao-de-conflitos.html




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Cleide Vieira - Administradora com Habilitação em Comércio Exterior, Gestora de Projetos/Gestora de Processos/ Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 


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