Vamos Falar Sobre Humanização Como Ferramenta Estratégica de Gestão?
A Política Nacional de Humanização (PNH) surgiu no Brasil no ano de 2003, sendo elaborada pelo Ministério da Saúde, visando a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Ela busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir além de estimular a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários.
A existência do PNH foi fundamental para a área da saúde e também para a gestão empresarial como um todo. Ela procura construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras, as quais inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
Pesquisas apontam que empresas que adotam a humanização em seus modelos de gestão podem obter lucros significativos. Esta ferramenta não exige grandes investimentos iniciais para começar a gerar mudanças significativas nos comportamentos dos líderes, colaboradores, fornecedores e clientes, e, desta forma, um simples acolhimento humanizado e resolutivo já é capaz de produzir um efeito positivo no consciente e inconsciente de todos, o que faz com que a empresa se destaque no mercado.
Silvia Almeida da Costa, em sua dissertação de mestrado - Empresas e consumidores on-line: a humanização do discurso como estratégia mercadológica nas mídias sociais. 2014, ela destaca que a humanização do discurso empresarial atualmente tem enfatizado a ideia de que as estratégias humanizadoras são particularmente eficientes para o estabelecimento de uma relação mais afetuosa, dinâmica, versátil e sensível ao público. É válido responder com agilidade, educação e, principalmente, de forma humanizada, as demandas e colocações do consumidor, sendo de suma importância, em qualquer ocasião, não apenas em momentos específicos, seja diante de uma crítica, elogio ou sugestão.
A adoção da humanização como ferramenta estratégica de gestão, promove um desenvolvimento mais saudável e transparente entre as pessoas da organização. A humanização nas empresas é de suma importância para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, aumentar a produtividade e o engajamento, promover um clima organizacional saudável e fortalecer a cultura empresarial. No mais, uma empresa humanizada tende a atrair e reter talentos, além de melhorar a imagem da marca perante clientes e parceiros.
Quando os colaboradores se sentem valorizados, respeitados, ouvidos e apoiados, eles se tornam mais engajados, motivados e satisfeitos com seu trabalho. Isso resulta em um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo, melhorando o relacionamento entre os colaboradores, reflete na produtividade e qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa criando um conexão mais autentica com o público.
Com o uso da humanização como estratégia de gestão, os líderes se aproximam bem mais dos seus colaboradores, demonstrando empatia, respeito e atenção às suas necessidades. Construindo assim, um ambiente de trabalho mais saudável, positivo, produtivo, colaborativo, de confiança e respeito mútuo, contribuindo para o bem-estar e satisfação de todos, favorecendo a resolução de problemas e a tomada de decisões mais assertivas.
A humanização nas empresas contribui para a construção de uma cultura organizacional mais inclusiva, diversificada e empática, o que é importante para promover a equidade de gênero, a inclusão de pessoas com deficiência, a igualdade racial e a promoção da diversidade como um todo. A humanização também promove o desenvolvimento de relações mais saudáveis e transparentes entre as pessoas da organização, estimulando o trabalho em equipe e a colaboração de todos.
Usar a humanização nas empresas como estratégia de gestão não é apenas uma questão de responsabilidade social é fundamental para garantir o sucesso do negócio. As empresas que investem no bem-estar e na valorização de seus colaboradores tendem a obter melhores resultados e automaticamente terá uma equipe motivada, comprometida, a qual atingirá os objetivos e metas propostos pela empresa.
Escrevemos dois textos sobre Humanização e Gestão Humanizada aqui no blog. Para você que quer saber um pouco mais, segue os links abaixo:
https://keuprisca.blogspot.com/2023/07/vamos-falar-sobre-gestao-humanizada.html
https://keuprisca.blogspot.com/2020/11/humanizacao-palavra-de-ordem-para-o.html
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/keuprisca
Instagram: https://www.instagram.com/vamosfalarsobregestao/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A
Comentários
Postar um comentário