REFLEXÃO DO DIA: A Parábola da Formiga Desmotivada!
Conta-se a história de uma formiga que todos os dias chegava bem cedo em seu trabalho e fazia tudo com muita dedicação e excelência. Ela era produtiva, motivada e feliz!
Um dia, o gerente marimbondo percebendo que a formiga trabalhava sem supervisão, teve uma ideia: “Se ela era tão produtiva sem supervisão, imagina então se fosse supervisionada.” E assim, ele resolveu colocar uma barata como sua supervisora. Essa barata era muito experiente e competente, seus relatórios eram impecáveis!
Em sua nova função, a primeira medida que a barata tomou foi padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Posteriormente, contratou uma secretária para ajudá-la a montar os relatórios e uma aranha para organizar os documentos e atender o telefone.
O marimbondo ficou encantado com o trabalho de qualidade realizado pela barata, e logo já solicitou gráficos com análises e indicadores debatidos em reuniões. Para cumprir melhor sua função, a barata contratou uma mosca e comprou mais equipamentos.
A formiga, que antes era produtiva e muito feliz em seu trabalho, começou a se sentir reprimida em meio a tantos papéis, aparelhos e reuniões. Com toda a evolução daquele departamento, o marimbondo sentiu que era o momento de contratar um gestor para a área onde a formiga trabalhava. E assim, foi contratada para o cargo uma cigarra, que já chegou solicitando mudanças em sua sala.
Em seu cargo, não demorou muito para que a nova gestora solicitasse equipamentos pessoais de trabalho e a contratação de uma assistente, cuja escolhida foi a pulga que já tinha trabalhado com ela anteriormente. Elas elaboram juntas uma estratégia de melhorias para o departamento e um controle de orçamento para a área onde trabalhava a formiga, a qual ficava mais triste e desmotivada a cada dia, nem cantava mais no trabalho.
A cigarra mostrou para o gerente marimbondo que precisavam investir em uma pesquisa de clima. E este concordou, porém, ao analisar as finanças, percebeu que a unidade onde a formiga trabalhava não estava mais rendendo como antigamente, e por esse motivo, contratou a consultoria já reconhecida e famosa da coruja, para fazer um diagnóstico da situação. A coruja trabalhou por três meses nesse diagnóstico e em seu extenso relatório concluiu que tinha muita gente na empresa, era preciso demitir alguém.
E adivinha quem foi a escolhida? A formiga, óbvio, porque ela tinha mudado muito, andava desmotivada e não conseguia acompanhar o ritmo da empresa.
FONTE: Autor desconhecido.
Moral da história: Assim acontece em muitas empresas atualmente, muito se preocupa com processos, equipamentos, mas esquecem do principal: cuidar de pessoas.
Muitos colaboradores produtivos vão se desmotivando com o passar do tempo e a liderança nem percebe. Eles se sentem desvalorizados, acham que não estão sendo reconhecidos e acabam pedindo demissão ou sendo demitimos, como aconteceu com a formiga.
A parábola mostra que é preciso ter um olhar para os colaboradores, reconhecer o trabalho deles, suas necessidades e que eles fazem parte do ativo da empresa. Colaboradores valorizados e reconhecidos entregarão melhor resultado.
Siga-me nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/keuprisca
Instagram: https://www.instagram.com/vamosfalarsobregestao/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/
YouTube: https://www.youtube.com/@vamosfalarsobregestao7420
Tik Tok: https://www.tiktok.com/@vamosfalarsobregestao?_t=8q4bT0BjCqs&_r=1
Comentários
Postar um comentário