Vamos Falar Sobre Gestão Empresarial?
Atualmente, é bem simples abrir
uma empresa. O obstáculo, porém, está em manter este negócio aberto, pois
envolve diversas áreas do conhecimento, e é nessa dinamicidade que moram os
maiores riscos, os quais impedem o sucesso e a sustentabilidade de muitos destes negócios.
Um levantamento do Sebrae com
base no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do
Brasil (RFB), registrou em 2024 um crescimento de mais de 10% na abertura
de pequenos negócios. Somando os microempreendedores individuais (MEI),
microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o Brasil teve 4.158.122 de
pequenos negócios abertos durante todo o ano.
No entanto, as empresas são como
máquinas, como o corpo humano, que para funcionarem adequadamente precisam que
todos os seus setores/órgãos estejam operacionalizando bem e em conjunto, para
otimizar o desempenho e alcançar os objetivos desejados. E entender sobre gestão
empresarial é uma parte fundamental para o sucesso, sobrevivência e crescimento
sustentável destes negócios.
O que é Gestão Empresarial?
A gestão empresarial é um
conjunto de práticas, técnicas, estratégias e processos organizacionais
adotados para administrar e conduzir os recursos de uma organização de maneira
eficiente e eficaz, com o objetivo de alcançar metas de curto, médio e longo
prazo.
Ela está muito relacionada com a
definição do planejamento estratégico, de metas, organização de processos,
aumento da produtividade e da eficiência, melhoria da qualidade dos produtos e
serviços, análises de custos, compras, vendas, pagamentos e recebimentos,
gestão de pessoas, motivação e engajamento dos colaboradores e muito mais.
Ao adotar práticas eficientes de gestão empresarial, focadas no cliente, em pessoas, processos, tecnologia e finanças, notoriamente será possível alcançar melhores resultados e se destacar no mercado. Para isso, será preciso envolver a coordenação de diferentes áreas da empresa, como, finanças, recursos humanos, marketing, operações e tecnologia, sempre com o foco em garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento do negócio.
Como Funciona a Gestão Empresarial?
A gestão empresarial funciona
como um conjunto de práticas, técnicas e processos que alinham todos os
recursos da organização para uma gestão eficiente e eficaz. E engloba diversas
áreas e aspectos que precisam ser gerenciados de maneira integrada para
garantir o sucesso e a sustentabilidade do negócio, como:
Planejamento:
O planejamento é o momento de
definir os objetivos, estabelecer metas claras e mensuráveis, identificar
oportunidades. Criar estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos,
considerando o ambiente interno e externo, no qual a empresa está inserida.
Um dos principais pilares da
gestão empresarial é o planejamento estratégico. Envolve uma definição clara da
missão, visão e valores da empresa, além de estabelecer metas de curto, médio e
longo prazo. O planejamento estratégico permite que a organização antecipe
desafios e oportunidades, direcionando os esforços de todos os colaboradores
para um objetivo comum.
Organização:
Após o planejamento estratégico, é preciso estruturar a empresa, incluindo departamentos, processos, recursos financeiros e humanos, para colocar as estratégias em prática. Isso envolve a definição de hierarquias, delegação de responsabilidades, estabelecendo processos operacionais, criando fluxos de trabalho padronizados, contratando, treinando e desenvolvendo colaboradores envoltos à cultura organizacional.
A gestão financeira desempenha um
papel central na saúde de uma organização. É importante monitorar o fluxo de
caixa, realizar análises de custos e garantir que os investimentos estejam
alinhados com a estratégia da empresa. A boa gestão financeira permite a
continuidade das operações e a expansão do negócio.
Direção:
A direção envolve a liderança, onde
o foco é motivar, inspirar e guiar os colaboradores para alcançar as metas que
foram definidas, criando um ambiente de trabalho positivo, colaborativo, alinhados
com os objetivos da empresa.
Envolve também a tomada de
decisões estratégicas e um canal de comunicação clara, transparente e eficiente,
criando um ambiente que favoreça a inovação e o trabalho em equipe.
Controle:
O controle é a etapa que monitora
regularmente o desempenho da empresa, garantindo que tudo esteja caminhando
conforme o planejado. Isso envolve avaliações, monitoramentos de resultados,
identificando desvios e realizando ajustes quando necessário.
Envolve também a implementação de
ferramentas como o fornecimento de Feedbacks para a equipe, KPIs
(Indicadores-Chave de Desempenho) e relatórios gerenciais. Tudo isso, permite
que os gestores tomem decisões mais acertadas e aprimorem continuamente os
processos da empresa.
Tecnologia e Inovação:
Atualmente, existe também a
Tecnologia e Inovação, o qual utiliza sistemas de informação e tecnologia para
automatizar processos, coletar dados e fornecer ideias para a tomada de
decisão. A inovação e a adaptação às mudanças do mercado também são aspectos
indispensáveis da gestão moderna.
As empresas devem estar atentas às tendências,
novas tecnologias e comportamentos dos consumidores, ajustando suas estratégias
conforme o necessário para permanecerem competitivas.
Qual o Maior Motivo de Falência das Empresas?
Um dos principais motivos que
leva uma empresa à falência começa com uma má gestão empresarial. São muitos os
que abrem um negócio, mas não conseguem montar um planejamento estratégico
adequado para a empresa. Não otimiza adequadamente os processos internos, nem
estabelece uma forma de recrutamento, seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento dos seus
colaboradores.
Assumem dívidas além de sua
capacidade de pagamento e enfrentam dificuldades financeiras insuperáveis, causando
problemas de fluxo de caixa e incapacidade de cobrir despesas operacionais. Sem
falar na falta de uma liderança significativa, que tenha habilidades em gestão,
pois, são muitas das suas decisões que irão atingir os objetivos da empresa.
A competição no mercado
também pode diminuir as margens de lucro de forma que torna difícil para as
empresas menos adaptáveis sobreviverem. Negócios que não se adaptam e nem inovam
em suas ofertas ou processos, podem perder relevância no mercado. Pois, as novas
tecnologias ou mudanças econômicas podem fazer com que produtos ou serviços se
tornem obsoletos.
As estratégias de marketing
ineficazes se tornam outro problema, o qual pode resultar em baixa visibilidade e
falta de clientes. E empresas que dependem fortemente de um número limitado de
clientes, consequentemente podem enfrentar riscos elevados se esses clientes
decidirem mudar de fornecedor.
Esses fatores, entre outros,
podem criar um ambiente desfavorável que leva uma empresa à falência. Sabemos
que cada caso é único, porém, uma combinação de vários destes fatores irá contribuir
para o insucesso de uma empresa no mercado.
Em suma, a gestão empresarial eficaz
de uma organização é um processo dinâmico que requer planejamento, liderança,
gestão financeira prudente, um RH de qualidade, otimização de processos internos, um marketing eficaz, tecnologia, inovação e controles específicos. Essas práticas, quando bem executadas, podem resultar em
crescimento sustentável e em um diferencial competitivo no mercado.
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Gestão Estratégica:
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