Vamos Falar Sobre Gestão Empresarial?


Atualmente, é bem simples abrir uma empresa. O obstáculo, porém, está em manter este negócio aberto, pois envolve diversas áreas do conhecimento, e é nessa dinamicidade que moram os maiores riscos, os quais impedem o sucesso e a sustentabilidade de muitos destes negócios. 

Um levantamento do Sebrae com base no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil (RFB), registrou em 2024 um crescimento de mais de 10% na abertura de pequenos negócios. Somando os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o Brasil teve 4.158.122 de pequenos negócios abertos durante todo o ano. 

No entanto, as empresas são como máquinas, como o corpo humano, que para funcionarem adequadamente precisam que todos os seus setores/órgãos estejam operacionalizando bem e em conjunto, para otimizar o desempenho e alcançar os objetivos desejados. E entender sobre gestão empresarial é uma parte fundamental para o sucesso, sobrevivência e crescimento sustentável destes negócios.

O que é Gestão Empresarial?

A gestão empresarial é um conjunto de práticas, técnicas, estratégias e processos organizacionais adotados para administrar e conduzir os recursos de uma organização de maneira eficiente e eficaz, com o objetivo de alcançar metas de curto, médio e longo prazo. 

Ela está muito relacionada com a definição do planejamento estratégico, de metas, organização de processos, aumento da produtividade e da eficiência, melhoria da qualidade dos produtos e serviços, análises de custos, compras, vendas, pagamentos e recebimentos, gestão de pessoas, motivação e engajamento dos colaboradores e muito mais.

Ao adotar práticas eficientes de gestão empresarial, focadas no cliente, em pessoas, processos, tecnologia e finanças, notoriamente será possível alcançar melhores resultados e se destacar no mercado. Para isso, será preciso envolver a coordenação de diferentes áreas da empresa, como, finanças, recursos humanos, marketing, operações e tecnologia, sempre com o foco em garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento do negócio. 

Como Funciona a Gestão Empresarial?

A gestão empresarial funciona como um conjunto de práticas, técnicas e processos que alinham todos os recursos da organização para uma gestão eficiente e eficaz. E engloba diversas áreas e aspectos que precisam ser gerenciados de maneira integrada para garantir o sucesso e a sustentabilidade do negócio, como:

Planejamento:

O planejamento é o momento de definir os objetivos, estabelecer metas claras e mensuráveis, identificar oportunidades. Criar estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos, considerando o ambiente interno e externo, no qual a empresa está inserida.

Um dos principais pilares da gestão empresarial é o planejamento estratégico. Envolve uma definição clara da missão, visão e valores da empresa, além de estabelecer metas de curto, médio e longo prazo. O planejamento estratégico permite que a organização antecipe desafios e oportunidades, direcionando os esforços de todos os colaboradores para um objetivo comum.

Organização:

Após o planejamento estratégico, é preciso estruturar a empresa, incluindo departamentos, processos, recursos financeiros e humanos, para colocar as estratégias em prática. Isso envolve a definição de hierarquias, delegação de responsabilidades, estabelecendo processos operacionais, criando fluxos de trabalho padronizados, contratando, treinando e desenvolvendo colaboradores envoltos à cultura organizacional.

A gestão financeira desempenha um papel central na saúde de uma organização. É importante monitorar o fluxo de caixa, realizar análises de custos e garantir que os investimentos estejam alinhados com a estratégia da empresa. A boa gestão financeira permite a continuidade das operações e a expansão do negócio.

Direção:

A direção envolve a liderança, onde o foco é motivar, inspirar e guiar os colaboradores para alcançar as metas que foram definidas, criando um ambiente de trabalho positivo, colaborativo, alinhados com os objetivos da empresa.

Envolve também a tomada de decisões estratégicas e um canal de comunicação clara, transparente e eficiente, criando um ambiente que favoreça a inovação e o trabalho em equipe.

Controle:

O controle é a etapa que monitora regularmente o desempenho da empresa, garantindo que tudo esteja caminhando conforme o planejado. Isso envolve avaliações, monitoramentos de resultados, identificando desvios e realizando ajustes quando necessário.

Envolve também a implementação de ferramentas como o fornecimento de Feedbacks para a equipe, KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho) e relatórios gerenciais. Tudo isso, permite que os gestores tomem decisões mais acertadas e aprimorem continuamente os processos da empresa.

Tecnologia e Inovação:

Atualmente, existe também a Tecnologia e Inovação, o qual utiliza sistemas de informação e tecnologia para automatizar processos, coletar dados e fornecer ideias para a tomada de decisão. A inovação e a adaptação às mudanças do mercado também são aspectos indispensáveis ​​da gestão moderna.

As empresas devem estar atentas às tendências, novas tecnologias e comportamentos dos consumidores, ajustando suas estratégias conforme o necessário para permanecerem competitivas.

Qual o Maior Motivo de Falência das Empresas?

Um dos principais motivos que leva uma empresa à falência começa com uma má gestão empresarial. São muitos os que abrem um negócio, mas não conseguem montar um planejamento estratégico adequado para a empresa. Não otimiza adequadamente os processos internos, nem estabelece uma forma de recrutamento, seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores.

Assumem dívidas além de sua capacidade de pagamento e enfrentam dificuldades financeiras insuperáveis, causando problemas de fluxo de caixa e incapacidade de cobrir despesas operacionais. Sem falar na falta de uma liderança significativa, que tenha habilidades em gestão, pois, são muitas das suas decisões que irão atingir os objetivos da empresa.

A competição no mercado também pode diminuir as margens de lucro de forma que torna difícil para as empresas menos adaptáveis ​​sobreviverem. Negócios que não se adaptam e nem inovam em suas ofertas ou processos, podem perder relevância no mercado. Pois, as novas tecnologias ou mudanças econômicas podem fazer com que produtos ou serviços se tornem obsoletos.

As estratégias de marketing ineficazes se tornam outro problema, o qual pode resultar em baixa visibilidade e falta de clientes. E empresas que dependem fortemente de um número limitado de clientes, consequentemente podem enfrentar riscos elevados se esses clientes decidirem mudar de fornecedor.

Esses fatores, entre outros, podem criar um ambiente desfavorável que leva uma empresa à falência. Sabemos que cada caso é único, porém, uma combinação de vários destes fatores irá contribuir para o insucesso de uma empresa no mercado.

Em suma, a gestão empresarial eficaz de uma organização é um processo dinâmico que requer planejamento, liderança, gestão financeira prudente, um RH de qualidade, otimização de processos internos, um marketing eficaz, tecnologia, inovação e controles específicos. Essas práticas, quando bem executadas, podem resultar em crescimento sustentável e em um diferencial competitivo no mercado.


Segue abaixo links, cuja temas o texto a cima faz referências:

Gestão Estratégica:

https://keuprisca.blogspot.com/2022/09/vamos-falar-sobre-gestao-estrategica.html

Referenciais Estratégicos:

https://keuprisca.blogspot.com/2023/02/vamos-falar-sobre-referenciais.html

Gestão de Processos:

https://keuprisca.blogspot.com/2023/01/vamos-falar-sobre-gestao-de-processos.html

Gestão Financeira:

https://keuprisca.blogspot.com/2025/01/vamos-falar-sobre-gestao-financeira.html

Gestão de Pessoas:

https://keuprisca.blogspot.com/2022/01/vamos-falar-sobre-gestao-de-pessoas.html

https://keuprisca.blogspot.com/2021/08/vamos-falar-sobre-gestao-estrategica-de.html

Comunicação:

https://keuprisca.blogspot.com/2024/12/vamos-falar-sobre-comunicacao-nao.html

https://keuprisca.blogspot.com/2023/11/vamos-falar-sobre-comunicacao-eficaz-na.html

Trabalho em Equipe:

https://keuprisca.blogspot.com/2024/10/vamos-falar-sobre-trabalho-em-equipe.html

https://keuprisca.blogspot.com/2023/10/vamos-falar-sobre-gestao-de-equipe.html

Liderança:

https://keuprisca.blogspot.com/2024/07/vamos-falar-sobre-lideranca-conforme-o.html

https://keuprisca.blogspot.com/2021/10/vamos-falar-sobre-lideranca-na.html

Humanização:

https://keuprisca.blogspot.com/2024/06/vamos-falar-sobre-humanizacao-como.html

https://keuprisca.blogspot.com/2023/07/vamos-falar-sobre-gestao-humanizada.html

       

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- LIDERANÇA DE ALTA PERFOMANCE: hotm.art/em0aztNB

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Cleide Vieira - Administradora com Habilitação em Comércio Exterior, Gestora de Projetos/Gestora de Processos/ Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias.

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