Postagens

Vamos Falar Sobre Referenciais Estratégicos – Missão, Visão e Valores?

Imagem
  Em muitas empresas, ainda hoje, os referenciais estratégicos estão descritos em lindas placas na parede e no site, como meros objetos de decoração, os quais, não fazem sentido algum para os colaboradores. No entanto, os referenciais estratégicos são elementos essenciais na composição da base do planejamento estratégico de uma organização. Na construção do planejamento estratégico a empresa define seu tipo de negócio, o seu tipo de competência e a atividade a ser desenvolvida. Depois, com base no seu propósito de existir, ela começa a estruturação de seus referenciais estratégicos. E é neste momento que a empresa define sua missão, sua visão e seus valores. Este tripé é determinante para guiar todos os caminhos que a empresa almeja percorrer ao longo da sua trajetória e, consequentemente, as metas que deseja alcançar. No entanto, muitos gestores não sabem identificar a diferença entre as definições de missão, visão e valores. Missão A missão de uma empresa determina...

Vamos Falar Sobre Gestão de Processos?

Imagem
Toda empresa, independentemente do seu tamanho é formada através da execução de processos. O trabalho realizado nos setores, as atividades que as equipes executam, faz parte de algum processo e tudo está diretamente relacionado com o público interno, com o público externo e ao que será entregue aos clientes. As organizações não vivem sem processos, eles precisam ser claros, funcionais e muito bem definidos, pois possibilitam um produto ou serviço de existir. Melhorá-los trará vários benefícios, como a capacidade de controle e gestão de uma maneira geral, permitindo um melhor alinhamento entre as atividades e os objetivos estratégicos da empresa. De acordo com Davenport (1994), ele define que processo é um conjunto de atividades estruturadas que são realizadas pelas organizações para atender a um determinado cliente ou mercado. O autor explica que essas atividades envolvem entradas que são processadas, com o auxílio de recursos e procedimentos, para produzir saídas. A etimologia da pa...

REFLEXÃO DO DIA: "Canoa Quebrada" uma Parábola Sobre o Medo da Mudança

Imagem
Conta-se que à  margem de um grande rio vivia um pescador com sua família. Eles f oram muito bem-sucedidos com seus negócios de pesca, mas, agora, as coisas estavam difíceis, o rio já não trazia tantos peixes, suas ferramentas de trabalho estavam bem velhas e, como não havia dinheiro para comprar um novo barco, o pescador tinha que consertá-lo frequentemente. Um dia, um velho caminhante passou por lá e perguntou ao pescador se poderia passar a noite em sua casa. Embora a casa fosse muito simples e mal houvesse comida para todos, a família do pescador o aceitou e o tratou com carinho e educação, colocando-o para dormir no melhor cômodo da casa. Na manhã seguinte, quando o caminhante estava prestes a partir, perguntou ao pescador como poderia agradecer   aos donos pelo abrigo e pela comida. O pescador, percebendo que o homem era tão pobre quanto ele, apenas abriu um sorriso e respondeu: – Percebo que você é um homem sábio e que já viu muito. Agradeça-me com conselhos s...

Vamos Falar Sobre Cultura Organizacional?

Imagem
  Toda empresa, assim como todo país, tem sua própria cultura, influenciada pelo comportamento das pessoas que nela trabalha e convivem. A cultura organizacional não é algo palpável, ela é percebida por meio de seus efeitos e consequências e tem um papel fundamental na condução dos processos de uma empresa. Um grande desafio na atualidade é tirar a cultura organizacional do papel e colocá-la em prática. A cultura organizacional é o DNA da empresa, e este, é desenvolvido através da história, dos valores dos fundadores, do comportamento dos líderes que multiplica entre os colaboradores. E para conhecer uma empresa, o primeiro passo é conhecer sua cultura.   O que é Cultura Organizacional? Toda organização tem suas próprias normas, regras, hábitos e valores, os quais, norteiam seus líderes, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. São os princípios que formam a identidade da empresa e são repassados e fortalecidos dia a dia, durante toda a existência desta. Segu...

Vamos Falar Sobre Gestão do Conhecimento?

Imagem
  Estamos vivendo na “Era da Nova Economia”, também conhecida como, “Era do Conhecimento” e caracterizada pela velocidade da informação. E nessa era, o conhecimento passou a ser considerado um bem intangível, um recurso único que pode diferenciar uma organização da outra. O conhecimento é considerado como um diferencial competitivo, um recurso-chave e estratégico, já que, quando adquirido, preservado e compartilhado entre seus colaboradores, representa uma melhoria significativa da eficiência destes na busca para alcançarem seus objetivos. A palavra  “ conhecimento ” vem do Latim da Roma antiga,  COGNOSCERE , cuja etimologia significa “conhecer” ou “saber”. Este termo latino é composto por  COM , “junto” e  GNOSCERE , “obter conhecimento”. Já no dicionário Houaiss (2011), a palavra “conhecimento” tem o significado de - Cognição, percepção - Fato, estado ou condição de compreender – entendimento - Domínio; competência, experiência - Coisa ou pessoa conhecida - ...