Vamos Falar Sobre Referenciais Estratégicos – Missão, Visão e Valores?
Em muitas empresas, ainda hoje, os
referenciais estratégicos estão descritos em lindas placas na parede e no site,
como meros objetos de decoração, os quais, não fazem sentido algum para os colaboradores.
No entanto, os referenciais estratégicos são elementos essenciais na composição
da base do planejamento estratégico de uma organização.
Na construção do planejamento
estratégico a empresa define seu tipo de negócio, o seu tipo de competência e a
atividade a ser desenvolvida. Depois, com base no seu propósito de existir, ela
começa a estruturação de seus referenciais estratégicos. E é neste momento que a
empresa define sua missão, sua visão e seus valores.
Este tripé é determinante para guiar
todos os caminhos que a empresa almeja percorrer ao longo da sua trajetória e, consequentemente,
as metas que deseja alcançar. No entanto, muitos gestores não sabem identificar
a diferença entre as definições de missão, visão e valores.
Missão
A missão de uma empresa determina a
razão de sua existência, é aquilo que ela faz. São descritas características do
negócio de forma concisa e objetiva, as quais, ajudam a empresa a ter objetivos
mais claros, a construir estratégias para alcançar suas metas, a definir seu
público-alvo e seu posicionamento frente à concorrência.
A missão faz com que a empresa
tenha uma identidade própria, perante ao mercado. Para construí-la é preciso também estabelecer a visão, o seu posicionamento no mercado, a delimitação do negócio e os
valores. O texto pode haver revisões de tempos em tempos, mantendo sua essência,
com o intuito de ajustá-lo as novas estratégias e ao mercado.
A recomendação de alguns especialistas
é que a declaração da missão seja curta para que seja lembrada, vivenciada e
transmitida por todos os envolvidos com o negócio. E deve ser inspiradora e
desafiadora, para haver engajamento tanto dos líderes quanto dos colaborados.
Conforme apresenta Oliveira (2014),
ele explica que a missão corresponde a uma maneira de explicar os sistemas de
valores e convicções em termos de negócios e campos básicos de atuação de
acordo com os costumes e a filosofia administrativa da organização.
Para definir a missão a empresa
pode responder à pergunta: para que existimos?
Visão
A visão representa os objetivos
que a empresa almeja alcançar em determinado período, objetivos esses, mensuráveis
à média e a longo prazo. A visão precisa ser clara, viável, precisa e
comunicável, visto que, apresenta aquilo que a empresa anseia ser.
Diferentemente da
missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, assim, ela
pode ser alterada ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se
encontra. E é importante que tenham indicadores e metas.
Segundo Tavares (2005), a visão
remete à perspectiva de oportunidades futuras acerca de atividades que a
empresa pode desenvolver e concentra esforços na sua busca.
Na definição da
visão a empresa pode responder à pergunta: onde pretendemos chegar em determinado
período?
Valores
Os valores influenciam as ações e
comportamento de todos os stakeholders que estão envolvidos com a empresa e
devem ser seguidos por todos. Eles precisam ser claros, objetivos e podem ser
definidos em conjunto com os colaboradores.
Conforme expõe Oliveira (2015),
ele compreende os valores como o conjunto de princípios e crenças, fundamentais
para dar sustentação à tomada de decisão na organização.
Qual a importância dos referenciais estratégicos para sua empresa?
Na elaboração do planejamento estratégico,
onde a empresa busca identificar oportunidades, definir
estratégias e caminhos a serem seguidos, é importante ter a missão, a visão e os valores bem definidos e alinhados.
Com os
referenciais estratégicos bem definidos, os líderes podem estabelecer uma cultura dentro da empresa.
Assim, todos compreenderão a relevância da missão, da visão e dos valores na
tomada das decisões organizacionais.
A missão, a visão e os valores representam a identidade organizacional, assim sendo, é de vital importância seu monitoramento. É preciso compreender como este tripé se relaciona com às mudanças comportamentais do mercado.
Independentemente do tamanho ou segmento,
a empresa precisa compreender a sua missão no mercado, seu propósito de existir
para então, determinar a sua visão interna e futura. E assim, instituir uma
cultura com valores que orientem
os comportamentos e atitudes de seus colaboradores na
tomada de decisões.
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