Vamos Falar Sobre Referenciais Estratégicos – Missão, Visão e Valores?

 



Em muitas empresas, ainda hoje, os referenciais estratégicos estão descritos em lindas placas na parede e no site, como meros objetos de decoração, os quais, não fazem sentido algum para os colaboradores. No entanto, os referenciais estratégicos são elementos essenciais na composição da base do planejamento estratégico de uma organização.

Na construção do planejamento estratégico a empresa define seu tipo de negócio, o seu tipo de competência e a atividade a ser desenvolvida. Depois, com base no seu propósito de existir, ela começa a estruturação de seus referenciais estratégicos. E é neste momento que a empresa define sua missão, sua visão e seus valores.

Este tripé é determinante para guiar todos os caminhos que a empresa almeja percorrer ao longo da sua trajetória e, consequentemente, as metas que deseja alcançar. No entanto, muitos gestores não sabem identificar a diferença entre as definições de missão, visão e valores.

Missão

A missão de uma empresa determina a razão de sua existência, é aquilo que ela faz. São descritas características do negócio de forma concisa e objetiva, as quais, ajudam a empresa a ter objetivos mais claros, a construir estratégias para alcançar suas metas, a definir seu público-alvo e seu posicionamento frente à concorrência.

A missão faz com que a empresa tenha uma identidade própria, perante ao mercado. Para construí-la é preciso também estabelecer a visão, o seu posicionamento no mercado, a delimitação do negócio e os valores. O texto pode haver revisões de tempos em tempos, mantendo sua essência, com o intuito de ajustá-lo as novas estratégias e ao mercado.

A recomendação de alguns especialistas é que a declaração da missão seja curta para que seja lembrada, vivenciada e transmitida por todos os envolvidos com o negócio. E deve ser inspiradora e desafiadora, para haver engajamento tanto dos líderes quanto dos colaborados.

Conforme apresenta Oliveira (2014), ele explica que a missão corresponde a uma maneira de explicar os sistemas de valores e convicções em termos de negócios e campos básicos de atuação de acordo com os costumes e a filosofia administrativa da organização.

Para definir a missão a empresa pode responder à pergunta: para que existimos?

Visão

A visão representa os objetivos que a empresa almeja alcançar em determinado período, objetivos esses, mensuráveis à média e a longo prazo. A visão precisa ser clara, viável, precisa e comunicável, visto que, apresenta aquilo que a empresa anseia ser.

Diferentemente da missão, a visão é criada para um período de tempo pré-determinado, assim, ela pode ser alterada ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra. E é importante que tenham indicadores e metas.

Segundo Tavares (2005), a visão remete à perspectiva de oportunidades futuras acerca de atividades que a empresa pode desenvolver e concentra esforços na sua busca.

Na definição da visão a empresa pode responder à pergunta: onde pretendemos chegar em determinado período?

Valores

Os valores se baseiam nos princípios e crenças existentes na organização, os quais, possibilitam uma base para orientar os comportamentos e atitudes na tomada de decisões organizacionais. Eles vão auxiliar no desenvolvimento da missão e da visão da empresa, além de incentivar o comprometimento por parte dos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

Os valores influenciam as ações e comportamento de todos os stakeholders que estão envolvidos com a empresa e devem ser seguidos por todos. Eles precisam ser claros, objetivos e podem ser definidos em conjunto com os colaboradores.  

Conforme expõe Oliveira (2015), ele compreende os valores como o conjunto de princípios e crenças, fundamentais para dar sustentação à tomada de decisão na organização.

Qual a importância dos referenciais estratégicos para sua empresa?

Na elaboração do planejamento estratégico, onde a empresa busca identificar oportunidades, definir estratégias e caminhos a serem seguidos, é importante ter a missão, a visão e os valores bem definidos e alinhados.

Com os referenciais estratégicos bem definidos, os líderes podem estabelecer uma cultura dentro da empresa. Assim, todos compreenderão a relevância da missão, da visão e dos valores na tomada das decisões organizacionais.  

A missão, a visão e os valores representam a identidade organizacional, assim sendo, é de vital importância seu monitoramento. É preciso compreender como este tripé se relaciona com às mudanças comportamentais do mercado.

Os referenciais estratégicos tem uma importância distinta na organização como um todo e no planejamento estratégico. Todos eles influenciará na criação do propósito empresarial, o qual também servirá como inspiração, motivação e engajamento dos colaboradores.

Independentemente do tamanho ou segmento, a empresa precisa compreender a sua missão no mercado, seu propósito de existir para então, determinar a sua visão interna e futura. E assim, instituir uma cultura com valores que orientem os comportamentos e atitudes de seus colaboradores na tomada de decisões.

 

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Cleide Vieira - Administradora com Habilitação em Comércio Exterior, Gestora de Projetos/Gestora de Processos/ Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 

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