Postagens

Vamos Falar Sobre Gestão de Processos?

Imagem
Toda empresa, independentemente do seu tamanho é formada através da execução de processos. O trabalho realizado nos setores, as atividades que as equipes executam, faz parte de algum processo e tudo está diretamente relacionado com o público interno, com o público externo e ao que será entregue aos clientes. As organizações não vivem sem processos, eles precisam ser claros, funcionais e muito bem definidos, pois possibilitam um produto ou serviço de existir. Melhorá-los trará vários benefícios, como a capacidade de controle e gestão de uma maneira geral, permitindo um melhor alinhamento entre as atividades e os objetivos estratégicos da empresa. De acordo com Davenport (1994), ele define que processo é um conjunto de atividades estruturadas que são realizadas pelas organizações para atender a um determinado cliente ou mercado. O autor explica que essas atividades envolvem entradas que são processadas, com o auxílio de recursos e procedimentos, para produzir saídas. A etimologia da pa...

REFLEXÃO DO DIA: "Canoa Quebrada" uma Parábola Sobre o Medo da Mudança

Imagem
Conta-se que à  margem de um grande rio vivia um pescador com sua família. Eles f oram muito bem-sucedidos com seus negócios de pesca, mas, agora, as coisas estavam difíceis, o rio já não trazia tantos peixes, suas ferramentas de trabalho estavam bem velhas e, como não havia dinheiro para comprar um novo barco, o pescador tinha que consertá-lo frequentemente. Um dia, um velho caminhante passou por lá e perguntou ao pescador se poderia passar a noite em sua casa. Embora a casa fosse muito simples e mal houvesse comida para todos, a família do pescador o aceitou e o tratou com carinho e educação, colocando-o para dormir no melhor cômodo da casa. Na manhã seguinte, quando o caminhante estava prestes a partir, perguntou ao pescador como poderia agradecer   aos donos pelo abrigo e pela comida. O pescador, percebendo que o homem era tão pobre quanto ele, apenas abriu um sorriso e respondeu: – Percebo que você é um homem sábio e que já viu muito. Agradeça-me com conselhos s...

Vamos Falar Sobre Cultura Organizacional?

Imagem
  Toda empresa, assim como todo país, tem sua própria cultura, influenciada pelo comportamento das pessoas que nela trabalha e convivem. A cultura organizacional não é algo palpável, ela é percebida por meio de seus efeitos e consequências e tem um papel fundamental na condução dos processos de uma empresa. Um grande desafio na atualidade é tirar a cultura organizacional do papel e colocá-la em prática. A cultura organizacional é o DNA da empresa, e este, é desenvolvido através da história, dos valores dos fundadores, do comportamento dos líderes que multiplica entre os colaboradores. E para conhecer uma empresa, o primeiro passo é conhecer sua cultura.   O que é Cultura Organizacional? Toda organização tem suas próprias normas, regras, hábitos e valores, os quais, norteiam seus líderes, colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. São os princípios que formam a identidade da empresa e são repassados e fortalecidos dia a dia, durante toda a existência desta. Segu...

Vamos Falar Sobre Gestão do Conhecimento?

Imagem
  Estamos vivendo na “Era da Nova Economia”, também conhecida como, “Era do Conhecimento” e caracterizada pela velocidade da informação. E nessa era, o conhecimento passou a ser considerado um bem intangível, um recurso único que pode diferenciar uma organização da outra. O conhecimento é considerado como um diferencial competitivo, um recurso-chave e estratégico, já que, quando adquirido, preservado e compartilhado entre seus colaboradores, representa uma melhoria significativa da eficiência destes na busca para alcançarem seus objetivos. A palavra  “ conhecimento ” vem do Latim da Roma antiga,  COGNOSCERE , cuja etimologia significa “conhecer” ou “saber”. Este termo latino é composto por  COM , “junto” e  GNOSCERE , “obter conhecimento”. Já no dicionário Houaiss (2011), a palavra “conhecimento” tem o significado de - Cognição, percepção - Fato, estado ou condição de compreender – entendimento - Domínio; competência, experiência - Coisa ou pessoa conhecida - ...

Vamos Falar Sobre Gestão Estratégica?

Imagem
Diante de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a gestão estratégica é sim, uma premissa para que as empresas consigam sobreviver às adversidades do ambiente. E assim, possam traçar planos estratégicos, visando alcançar seus objetivos,  encontrarem formas de se adaptarem às demandas do mercado e criarem vantagens competitivas. As empresas são formadas por setores, os quais, precisam se interagirem e trabalharem juntos, estabelecendo metas em conjunto. Com este propósito, a empresa otimiza seus processos e com isso, fica mais fácil atingirem os objetivos estabelecidos no seu planejamento estratégico . Qual a origem da palavra Estratégia?   A palavra estratégia vem  do grego, stratègós, de stratos (exército) e ago (liderança).  No dicionário, estratégia pode ser “-  Meios desenvolvidos para conseguir alguma coisa.  - Forma ardilosa que se utiliza quando se quer obter alguma coisa.  -  Coordenação militar, política, econômica e moral...