Postagens

Esteja próximo de pessoas mais sábias que você.

Imagem
Já parou para pensar na influência que as pessoas ao seu redor têm sobre sua vida? Sim! As pessoas ao seu redor podem influenciar e muito a sua vida, sua carreira, seus comportamentos e até mesmo o seu futuro. E isso pode ter impacto tanto positivo quanto negativo. Afinal, como nos diz Jim Rohn “Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive”. É inerente ao ser humano conviver em comunidade, com familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, dentre outros. Porém, as pessoas inseridas neste convívio têm um enorme impacto em quem você se torna. Destarte, é aconselhável que você se cerque de pessoas mais positivas, saudáveis, inteligentes, desafiadoras e que te ajude e incentive a ser alguém melhor. E ao mesmo tempo, deve se afastar de pessoas negativas, controladoras, baixo astral, que te desmotivam, depreciam e o colocam para baixo. A atriz e produtora norte americana, Sandra Bullock, tem uma frase que diz: “Sempre escolha pessoas que são melhores que você.   Sem...

REFLEXÃO DO DIA: O voo dos gansos!

Imagem
  Você sabia que os gansos voam em formação de “V”? Bem, quando um ganso bate suas asas, cria-se um vácuo que serve de sustentação para a ave seguinte. Voando em formação de “V”, o bando inteiro tem o seu desempenho com pelo menos 71% a mais de aproveitamento do que se cada ave voasse sozinha. Lição:  Pessoas que compartilham uma direção comum e senso de equipe, podem atingir seus objetivos mais rápidos e facilmente que se fizessem sozinhas, pois estão contando com ajuda um do outro. Sempre que um ganso sai da formação, ele sente subitamente a resistência do ar, por tentar voar sozinho, e rapidamente retorna ao bando, aproveitando o poder de sustentação da ave imediatamente a sua frente. Lição:  Se tivermos sensibilidade, aceitaremos a ajuda dos colegas e haverá mais força, motivação, segurança e seremos mais prestativos com os demais. Quando o ganso líder se cansa, ele muda para o final da formação e outro atrás assume seu lugar, ocupando a posição dianteira. Lição: ...

Vamos Falar Sobre Gestão de Conflitos?

Imagem
  O que é gestão de conflito? É um conjunto de técnicas e ações práticas que visam administrar situações conflituosas entre pessoas ou equipes, buscando alcançar resultados positivos, tornando esta situação vantajosa e algo produtivo. Conflito - Palavra de origem latina – conflictu – que significa embate dos que lutam, desavença, guerra, combate. Os conflitos são divergências de opinião por duas ou mais partes a respeito de qual decisão tomar para resolver os problemas. Faz parte da natureza humana se envolver em conflitos. E muitas vezes, estes são ligados também a confrontos. No entanto, como nos diz o filósofo, Mario Sergio Cortella, “o conflito é algo criativo, o que é negativo é o confronto. O conflito é a divergência de postura, o confronto é a tentativa de anular a outra pessoa. “ E mesmo que haja um ambiente tranquilo, entre as equipes, inevitavelmente, haverá algumas diferenças de opiniões e situações conflituosas. Neste caso, entra a necessidade de adotar m...

Líder, você estabelece uma relação de confiança com sua equipe?

Imagem
  “Confiar em si mesmo tem a ver com acreditar na sua capacidade de superar desafios. Quando confia em alguém, você não precisa ficar se perguntando se existe alguma intenção oculta por trás do que está sendo dito. Confiar no outro tem a ver com construir juntos uma amizade verdadeira e saber que na hora da pressão você poderá contar com essa pessoa. ” – Roberto Shinyashiki, A CORAGEM DE CONFIAR, 2009 . Confiança é a base do sucesso, para bons relacionamentos profissionais. E quando falamos do mundo corporativo, sem confiança, a relação torna-se quase que insustentável. Esta relação de confiança é importante, pois, gera no colaborador um senso de pertencimento. É comum em ambientes de trabalho competitivos, alguns profissionais deixarem o lugar tóxico, ao buscarem por mais notoriedade. Vemos atitudes agressivas, competitivas e até mesmo manipuladoras, prejudiciais para a saúde física e emocional dos colaboradores. Vemos também líderes centralizadores, autoritários, manipuladore...

Qual o propósito de sua empresa?

Imagem
  A palavra propósito vem do latim propositum (de proponere, formado por PRO, à frente, mais PONERE, colocar) e é a intenção de fazer ou deixar de fazer algo, colocar à frente, expor à vista, apresentar.  Para se diferenciarem no mercado, muitas empresas perceberam a necessidade de dar maior sentido ao trabalho que realizam. Com isso, buscaram identificar o propósito da organização. O proposito deve transmitir os termos históricos, éticos, emocionais e práticos da organização. Ter um propósito é dar um motivo a mais para as ações e tarefas realizadas. É a essência de todo o trabalho realizado, pela empresa.   Ele não é a missão, não é a visão e nem mesmo os valores da empresa. É algo ainda maior, que abraça todos esses elementos. Ele é verdadeiro, palpável e dá um motivo tangível para que decisões sejam tomadas e, tarefas, executadas.  A missão descreve o negócio, a visão indica onde a empresa estará em alguns anos e os valores descrevem a cultura, ...

REFLEXÃO DO DIA: Prato de Arroz!

Imagem
Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta: - Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz? E o chinês responde: - Sim, geralmente na mesma hora em que o seu vem cheirar as flores ! Respeitar as opções do outro "em qualquer aspecto" é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Nunca julgue. Apenas compreenda. #sejaempático   #nãojulgue Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas e recursos. 

Ensinamentos do livro "A Arte da Guerra" para Gestores.

Imagem
  O livro "A Arte da Guerra" é um tratado militar escrito pelo estrategista, conhecido como Sun Tzu. Um general chinês que viveu durante o século IV a.C. e que no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes. Sun Tzu foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu o tratado, ensinando estratégias de combate e táticas de guerra. O tratado é composto por treze capítulos, cada qual, abordando um aspecto da estratégia de guerra de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional. Acredita-se que o livro tenha sido usado por diversos estrategistas militares através da história. Atualmente, seus princípios são aplicados amplamente por líderes, em suas empresas no mundo dos negócios. Embora as táticas de guerra tenham mudado, este livro, influenciou muitos indivíduos no confronto com seus oponentes, em suas vidas pessoais, profissi...