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REFLEXÃO DO DIA: Chocando Ovos de Cuco!

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Os Cucos não incubam seus próprios ovos. A  fêmea, quando está próxima de pôr seus ovos, busca pelos ninhos de outras aves. Em alguns casos, ela remove os ovos destas aves que estão no ninho e deposita o seu. Já a ave dona do ninho, choca o ovo do Cuco e assim que o filhote nasce, ela o cria como se fosse seu. Ao botar seu ovo no ninho de outra ave e deixar que esta cuide de seu filhote, a história do  Cuco,   acaba servindo como uma metáfora para algumas tendências e comportamentos humanos.  Assim como a ave hospedeira,  nossa mente é formada por uma série de pensamentos e memórias que muitas vezes, são frutos de influências externas. Nossa mente é o local onde guardamos nossos pensamentos, sonhos e medos mais profundos, tal qual, o ninho de cuco serve como um local de abrigo e proteção para os seus ovos . E c omo o ninho de Cuco pode conter uma mistura de ovos de diferentes aves, nossa mente também pode abrigar uma variedade de ideias, emoções e impulsos, algu...

Vamos Falar Sobre Capital Humano?

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O mundo corporativo está cada vez mais exigente, buscando pessoas conectadas com as novas tecnologias, profissionais dinâmicos e preparados para os desafios impostos pelas mudanças, nesta nova era digital. E são estas pessoas quem constituem o principal ativo das empresas.  São elas que formam o capital humano e intelectual, fornecendo conhecimentos, habilidades, capacidades e, sobretudo, sua inteligência. Essas características são conquistadas pela educação e experiência destes colaboradores, os quais contribuem na realização do trabalho, consequentemente, na produção de valor econômico.  O capital humano é definido como o conjunto de conhecimentos, competências e atributos das pessoas que trabalham em uma organização. É um dos principais fatores de produção, juntamente com os recursos físicos e financeiros.  Ele é diferente do capital intelectual, em relação à natureza dos ativos que representam.  Neste sentido, o capital humano refere-se aos conhecimentos, ha...

Vamos Falar Sobre Ambiente Organizacional?

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O ambiente organizacional é considerado um conjunto de variáveis de elementos internos e externos, responsáveis pela estrutura da organização.  São esses fatores que vão medir e influenciar o desempenho da empresa, eles são compostos por quatro variáveis: ambiente, organização, grupo e indivíduo.  É considerado também o contexto em que as atividades de uma empresa são organizadas. Ele engloba diversos elementos, como a cultura organizacional, a estrutura hierárquica, as relações interpessoais, as políticas e procedimentos da empresa, dentre outros. Quando falamos dos fatores internos como, cultura organizacional, colaboradores, instalações físicas, estes, estão dentro do limite da empresa. São compostos por vários elementos presentes dentro da organização que podem afetar ou serem afetados conforme as escolhas, atividades e decisões da mesma.  Já quando falamos sobre os fatores externos como, fornecedores, clientes e concorrentes, a empresa não tem controle sobre eles. S...

Vamos Falar Sobre Liderança - Conforme o Livro "Comece Pelo Porquê" de Simon Sinek?

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De acordo com o Livro "Comece Pelo Porquê - Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir" de Simon Sinek. Existem apenas duas maneiras de influenciar o comportamento humano: você pode manipulá-lo ou inspirá-lo. Nas organizações, a ação de inspirar as pessoas começa com a clareza do propósito das mesmas.  O ser humano é atraído por líderes e organizações que são bons em comunicarem no que acreditam. Sua capacidade de fazer as pessoas se sentirem especiais, seguras e menos sozinhas as inspiram. Todos aqueles que são considerados grandes líderes têm a aptidão de atrair e manter a fidelidade entre seus colaboradores. A fidelidade entre seus funcionários acontece quando eles abrem mão de mais dinheiro ou de benefícios para continuar trabalhando na mesma companhia. Liderar não é a mesma coisa que ser líder. Ser líder significa que você tem o posto mais alto na hierarquia, seja por tê-lo conquistado, por sorte ou por ter manobrado na política interna. Enquanto que liderar,...

Vamos Falar Sobre Humanização Como Ferramenta Estratégica de Gestão?

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A Política Nacional de Humanização (PNH) surgiu no Brasil no ano de 2003, sendo elaborada pelo Ministério da Saúde, visando a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Ela busca pôr em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir além de estimular a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários. A existência do PNH foi fundamental para a área da saúde e também para a gestão empresarial como um todo. Ela procura construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras, as quais inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si. Pesquisas apontam que empresas que adotam a humanização em seus modelos de gestão podem obter lucros significativos. Esta ferramenta não exige grandes investimentos iniciais para começar a gerar mudanças significativas nos ...

Vamos Falar Sobre a Gestão de Conflitos nas Organizações?

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  As organizações são influenciadas por diversos fatores, sejam eles, culturais, sociais, valores, crenças, costumes e tradições. E com isso, s empre haverá ideias conflitantes  dentro das empresas, isso porque o conflito nasce da diversidade de ideias. A gestão de conflito é uma parte importante da cultura organizacional das organizações que adotam estratégias eficazes para lidar com divergências e disputas que tendem a ter um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Neste sentido, é importante que as organizações estejam preparadas para lidar com conflitos de forma construtiva, buscando soluções que sejam benéficas para todos os envolvidos. O que é gestão de conflitos? A Gestão de conflitos é um conjunto de processos implementados nas empresas para manter um ambiente organizacional funcionando com  harmonia e respeito  entre os colaboradores.   Muitos dos conflitos no ambiente de trabalho acontecem devido divergência entre pontos de vista, choques d...