Vamos Falar Sobre Liderança - Conforme o Livro "Comece Pelo Porquê" de Simon Sinek?


De acordo com o Livro "Comece Pelo Porquê - Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir" de Simon Sinek. Existem apenas duas maneiras de influenciar o comportamento humano: você pode manipulá-lo ou inspirá-lo. Nas organizações, a ação de inspirar as pessoas começa com a clareza do propósito das mesmas. 

O ser humano é atraído por líderes e organizações que são bons em comunicarem no que acreditam. Sua capacidade de fazer as pessoas se sentirem especiais, seguras e menos sozinhas as inspiram. Todos aqueles que são considerados grandes líderes têm a aptidão de atrair e manter a fidelidade entre seus colaboradores. A fidelidade entre seus funcionários acontece quando eles abrem mão de mais dinheiro ou de benefícios para continuar trabalhando na mesma companhia.

Liderar não é a mesma coisa que ser líder. Ser líder significa que você tem o posto mais alto na hierarquia, seja por tê-lo conquistado, por sorte ou por ter manobrado na política interna. Enquanto que liderar, significa que outros o seguem voluntariamente, não porque sejam obrigados, não porque são pagos para isso, mas porque querem.

Liderança é a capacidade de mobilizar pessoas não  apenas para um único evento, mas por muitos anos. Exige que as pessoas fiquem com você nos bons e nos maus momentos. Pede que haja aqueles que voluntariamente seguem o líder e requer que haja aqueles que acreditam em algo maior do que uma única questão.

O papel de um líder não é ter todas as grandes ideias, mas criar um ambiente no qual as grandes ideias possam surgir. É difícil liderar quando aqueles que você supostamente deveria estar liderando não estão inclinados a segui-lo. Neste sentido, os colaboradores se saem melhores em culturas nas quais eles se sentem encaixados, em lugares que refletem seus próprios valores e suas crenças. 

O que todos os grandes líderes têm em comum é a habilidade de encontrar pessoas compatíveis para se juntarem às suas organizações, aqueles que acreditam naquilo em que eles acreditam. Mesmo porque, grandes empresas não contratam pessoa talentosas e as motivam; elas contratam pessoas já motivadas e as inspiram.

Os grandes líderes e as grandes organizações são bons em enxergarem o que a maioria das outras pessoas não são capazes. Eles confiam em sua intuição, compreendem que a arte vem antes da ciência e conquistam corações antes mesmo de conquistarem suas mentes. 

Grandes lideranças não tem a ver com imposição e intimidação; grandes líderes, lideram com um propósito. Um grande líder compreende que ganhar a confiança de uma organização não passa por tentar impressionar todo mundo, mas passa por se dispor a servir aqueles que o servem. É essa confiança invisível que dá a um líder os seguidores de que precisa para que as coisas sejam feitas.

A Confiança é um sentimento, não uma experiência racional. Confiamos em certas pessoas e companhias mesmo quando as coisas dão errado, e não confiamos em outras mesmo que tudo aconteça exatamente como deveria. A confiança começa a surgir quando temos a sensação de que a outra pessoa ou organização é movida por outras coisas que não seu próprio ganho. 

Com a confiança vem um sentido de valor, um valor real, não apenas valor equacionado em dinheiro. Valor, por definição, é a transmissão de confiança. Você não pode convencer alguém de que tem valor, assim como não pode convencer a confiar em você. Assim, você tem que conquistar a confiança comunicando e demonstrando que compartilha os mesmos valores e crenças. 

A confiança é algo notável, ela permite que todos contem uns com os outros. E todos esperam um conselho que os ajude a tomar decisões. A confiança é o alicerce para o avanço da própria vida de todos, de suas famílias, suas companhias, sua sociedade e sua espécie.

Portanto, ser líder não é apenas ocupar uma posição de autoridade, mas sim um lugar de inspiração, sendo um exemplo a ser seguido. Ele não se preocupa apenas com os resultados, mas também com o bem-estar e o desenvolvimento de sua equipe, sendo alguém em quem seus liderados podem confiar e acreditar. 

A liderança é uma jornada de aprendizado contínuo, que exige empatia, humildade, resiliência e determinação. É ter a capacidade de guiar e inspirar seus liderados a alcançarem os objetivos traçados pela organização, promovendo um ambiente de colaboração e respeito mútuo.


Escrevemos outros textos sobre Gestão e Liderança aqui no blog. Para você que quer saber um pouco mais, segue os links abaixo:

https://keuprisca.blogspot.com/2024/03/vamos-falar-sobre-gestao.html

https://keuprisca.blogspot.com/2021/10/vamos-falar-sobre-lideranca-na.html

https://keuprisca.blogspot.com/2021/01/lider-voce-estabelece-uma-relacao-de.html



Siga-nos nas redes sociais:

Twitter: https://twitter.com/keuprisca

Instagram: https://www.instagram.com/vamosfalarsobregestao/

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A


Cleide Vieira - Administradora com Habilitação em Comércio Exterior, Gestora de Projetos/Gestora de Processos/ Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Falar Sobre a Atualização da NR 1 para 2025: O que as Empresas Precisam Saber?

Vamos Falar Sobre Trabalho em Equipe?

Vamos Falar Sobre a Ansiedade no Ambiente de Trabalho?