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Vamos Falar Sobre Gestão de Conflitos?

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  O que é gestão de conflito? É um conjunto de técnicas e ações práticas que visam administrar situações conflituosas entre pessoas ou equipes, buscando alcançar resultados positivos, tornando esta situação vantajosa e algo produtivo. Conflito - Palavra de origem latina – conflictu – que significa embate dos que lutam, desavença, guerra, combate. Os conflitos são divergências de opinião por duas ou mais partes a respeito de qual decisão tomar para resolver os problemas. Faz parte da natureza humana se envolver em conflitos. E muitas vezes, estes são ligados também a confrontos. No entanto, como nos diz o filósofo, Mario Sergio Cortella, “o conflito é algo criativo, o que é negativo é o confronto. O conflito é a divergência de postura, o confronto é a tentativa de anular a outra pessoa. “ E mesmo que haja um ambiente tranquilo, entre as equipes, inevitavelmente, haverá algumas diferenças de opiniões e situações conflituosas. Neste caso, entra a necessidade de adotar m...

Líder, você estabelece uma relação de confiança com sua equipe?

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  “Confiar em si mesmo tem a ver com acreditar na sua capacidade de superar desafios. Quando confia em alguém, você não precisa ficar se perguntando se existe alguma intenção oculta por trás do que está sendo dito. Confiar no outro tem a ver com construir juntos uma amizade verdadeira e saber que na hora da pressão você poderá contar com essa pessoa. ” – Roberto Shinyashiki, A CORAGEM DE CONFIAR, 2009 . Confiança é a base do sucesso, para bons relacionamentos profissionais. E quando falamos do mundo corporativo, sem confiança, a relação torna-se quase que insustentável. Esta relação de confiança é importante, pois, gera no colaborador um senso de pertencimento. É comum em ambientes de trabalho competitivos, alguns profissionais deixarem o lugar tóxico, ao buscarem por mais notoriedade. Vemos atitudes agressivas, competitivas e até mesmo manipuladoras, prejudiciais para a saúde física e emocional dos colaboradores. Vemos também líderes centralizadores, autoritários, manipuladore...

Qual o propósito de sua empresa?

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  A palavra propósito vem do latim propositum (de proponere, formado por PRO, à frente, mais PONERE, colocar) e é a intenção de fazer ou deixar de fazer algo, colocar à frente, expor à vista, apresentar.  Para se diferenciarem no mercado, muitas empresas perceberam a necessidade de dar maior sentido ao trabalho que realizam. Com isso, buscaram identificar o propósito da organização. O proposito deve transmitir os termos históricos, éticos, emocionais e práticos da organização. Ter um propósito é dar um motivo a mais para as ações e tarefas realizadas. É a essência de todo o trabalho realizado, pela empresa.   Ele não é a missão, não é a visão e nem mesmo os valores da empresa. É algo ainda maior, que abraça todos esses elementos. Ele é verdadeiro, palpável e dá um motivo tangível para que decisões sejam tomadas e, tarefas, executadas.  A missão descreve o negócio, a visão indica onde a empresa estará em alguns anos e os valores descrevem a cultura, ...

REFLEXÃO DO DIA: Prato de Arroz!

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Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta: - Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz? E o chinês responde: - Sim, geralmente na mesma hora em que o seu vem cheirar as flores ! Respeitar as opções do outro "em qualquer aspecto" é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Nunca julgue. Apenas compreenda. #sejaempático   #nãojulgue Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas e recursos. 

Ensinamentos do livro "A Arte da Guerra" para Gestores.

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  O livro "A Arte da Guerra" é um tratado militar escrito pelo estrategista, conhecido como Sun Tzu. Um general chinês que viveu durante o século IV a.C. e que no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes. Sun Tzu foi um profundo conhecedor das manobras militares e escreveu o tratado, ensinando estratégias de combate e táticas de guerra. O tratado é composto por treze capítulos, cada qual, abordando um aspecto da estratégia de guerra de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional. Acredita-se que o livro tenha sido usado por diversos estrategistas militares através da história. Atualmente, seus princípios são aplicados amplamente por líderes, em suas empresas no mundo dos negócios. Embora as táticas de guerra tenham mudado, este livro, influenciou muitos indivíduos no confronto com seus oponentes, em suas vidas pessoais, profissi...

Errar é humano. Mudar com os erros, mais ainda!

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Robert Anderson Hoover, o lendário Bob Hoover, “maior piloto que já existiu”, como é reconhecido por muitos, foi um piloto de caça americano, piloto de teste, instrutor de vôo e aviador recorde em show aéreo. Ele morreu em 25 de outubro de 2016 perto de sua casa em Los Angeles com a idade de 94 anos. Hoover pilotou Spitfires, nas Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial e foi abatido em 1944 na costa da França. Após ficar 16 meses como prisioneiro de guerra, protagonizou um dos mais incríveis feito de sua carreira. Com o descuido da segurança na base aérea, Hoover conseguiu embarcar em um caça Fw 190 da Luftwaffe e, mesmo com pouco conhecimento sobre o avião, decolou da Alemanha rumo à Holanda. Durante sua carreira, colecionou muitos prêmios e medalhas. Seu legado, entretanto, vai bem além desses protocolos. Em uma de suas experiências que quase lhe custou a vida, conforme conta no livro, “Como fazer amigos e influenciar...

REFLEXÃO DO DIA: O Velho Sábio!

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                                      Foto ilustrativa / Reprodução Veja a reflexão abaixo:  Ela nos ensina o poder da maturidade. Velho sábio Conta a lenda que um velho sábio, tido como mestre da paciência, era capaz de derrotar qualquer adversário.  Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos, chegou com intenção de desafiá-lo. O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo.  Jogou algumas pedras em sua direção, cuspiu em sua direção e gritou todos os tipos de insultos. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.  No final, já exausto e humilhado o homem deu por vencido e retirou-se. Impressionados os alunos perguntaram ao mestre como ele suportou tanta indignidade.  O mestre perguntou: -Se alguém chega até você com um presente e você não o aceita a quem pertence o presente? -A quem tentou entregá-lo, res...

HUMANIZAÇÃO: palavra de ordem para o mercado de trabalho atual.

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Até a crise de 1929, nos Estados Unidos, os trabalhadores eram vistos como seres que produziam de forma mecânica, trabalhando por longas jornadas em meio a condições precárias e até sub-humanas.  Nesta época, estes trabalhadores foram às ruas, em protestos, trazendo à tona problemas econômicos que impactavam diretamente questões sociais e trabalhistas.  Estes protestos ecoaram em grandes movimentos operários, tanto na América, quanto na Europa, gerando uma onda de greves e  crise econômica . Isto posto, as empresas e seus gestores obrigaram-se a enxergar seus colaboradores por outras perspectivas.  Neste período, imperavam os modelos de produção do Taylorismo e do Fordismo, os quais, se baseavam na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem. Entre 1927 e 1932,  nos EUA, surge a  Teoria das Relações Humanas . Esta, faz  inferência as conclusões da experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores, um movimento de ...

Como anda a sua autoconfiança?

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“Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.” -  Theodore Roosevelt A palavra confiança vem do Latim CONFIDENTIA, “confiança”, de CONFIDERE, “acreditar plenamente, com firmeza”, formada por COM, intensificativo, mais FIDERE, “acreditar, crer”, que deriva de FIDES, “fé”. Já a autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. Numa análise mais detalhada de seu uso, mostra que autoconfiança refere-se sempre à competência pessoal. De acordo com José Roberto Marques, do Portal IBC, geralmente, pessoas autoconfiantes são indivíduos que inspiram aquelas que estão ao seu redor, pois são profissionais otimistas, que além de confiarem em si, também confiam no potencial de seus colegas e lutam para alcançarem os resultados extraordinários que almejam.  Ele fala que a autoconfiança é uma característica poderosa, pois ela ajuda o profissional a desenvolver cada vez mais a sua inteligência emocional e sua resiliência, para lid...