Vamos Falar Sobre Liderança na Atualidade?
A liderança na atualidade é um fator muito importante para as organizações. Ela representa um indicador fundamental para o desenvolvimento do potencial da empresa. E pode proporcionar nas pessoas, segurança, confiança, engajamento, uma direção e sincronizar estas mesmas pessoas, com seus esforços, para alcançar os objetivos esperados pela empresa.
A liderança é identificada como uma das principais competências
de um gestor. Isto posto, implica que uma liderança forte ajuda a empresa no alcance
dos seus objetivos, quanto que, uma liderança fraca reduz este potencial e, com
o passar do tempo, pode destruí-lo.
E qual o papel do líder atual?
De acordo com Hersey e Blanchard,
a liderança é um processo de influenciar as atividades de um indivíduo ou grupo
para a consecução de um objetivo numa dada situação. E segundo Heifetz, o trabalho do líder é ajudar as pessoas a
encarar a realidade, e mobilizá-las para que façam mudanças.
Existem líderes que se colocam no centro do universo, servem
apenas a si mesmos, e esquecem de agir em prol do próximo. Estes líderes
precisam desenvolver habilidades de liderança, com foco no autoconhecimento, e precisam
também buscar um constante aprendizado.
Ter uma boa equipe demanda tempo, principalmente para construir
relacionamentos entre seus integrantes e gerar confiança uns nos outros. E para acompanhar o desenvolvimento da equipe ao longo do
tempo, o líder precisa entender que ele não é o centro do universo.
O papel do líder na atualidade é mais estratégico e
envolve o desenvolvimento de pessoas. Um líder não pode ser visto apenas como
mais um cargo, ele direciona, orienta, treina, desenvolve e avalia o desempenho
da equipe para que os objetivos desta equipe sejam alcançados.
Um bom líder precisa saber ouvir as
pessoas, estabelecendo uma comunicação eficaz, onde busca entender o ponto de
vista de cada um da equipe, orientando-os na transmissão de ideias e
conhecimentos. E para desenvolver um bom trabalho com a equipe, ele precisa conhecer
as necessidades individuais de cada profissional.
O líder também
precisa estabelecer metas, mostrando para a equipe os objetivos a serem alcançados
e quais são os benefícios. Ao apresentar as metas e os benefícios, ele precisa fazer o
acompanhamento, direcionamento e ao mesmo tempo, avaliar o desempenho de cada profissional da equipe.
Existem diversas formas de mensurar
o desempenho da equipe, e o mesmo pode ser observado pela concretização das
tarefas e alcance dos objetivos. Donnellon apresenta uma
forma de avaliar o desempenho da equipe através das seguintes variáveis:
1. Utilize medidas de desempenho
adequadas;
2. Fatores de avaliação do
desempenho;
3. Selecione os métodos de avaliação;
4. Revise o desempenho individual dos
integrantes da equipe;
5. Recompense sua equipe.
As empresas estão preparadas?
Neste mercado competitivo, onde
muitas empresas fornecem os mesmos tipos de produtos e serviços, criando uma
alta concorrência, estas empresas precisam se prepararem. E para isso,
precisam de profissionais engajados com seu propósito, com sua missão, sua visão
e seus valores.
Se a empresa tiver um líder que exerça grande influência
no desempenho da equipe, será mais fácil promover
a motivação desta. E assim, automaticamente, conseguirá o aumento e manutenção
do engajamento desta equipe diante dos desafios apresentados
pelo líder. E quanto mais capacitado e
preparado estiver este líder, mais chances a empresa terá de obter resultados positivos.
No entanto, profissionais mais qualificados, dispostos a se engajarem
com os objetivos da empresa, também esperam retorno dela. Estes profissionais esperam que seus esforços sejam recompensados e
reconhecidos, oferecendo-lhes boas condições de trabalho, ótimos salários,
bonificações e prêmios de produção condizentes com sua dedicação e os
resultados que eles proporcionarão para a organização.
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Cleide Vieira - Administradora, Gestora de Projetos/Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching. Criou o blog para apresentar temas sobre gestão, negócios, pessoas, recursos e histórias.
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