REFLEXÃO DO DIA: Esvazie sua Xícara!
Conta-se que um mestre japonês chamado Nan-In, o qual viveu durante a era Meiji (1868-1912), recebeu a visita de um professor universitário. Este, estava intrigado com a influência que esse mestre exercia nos jovens e da forma como era admirado por sua sabedoria, sensatez, prudência e simplicidade.
Este professor já havia lido muitos livros a respeito do Zen e durante uma conversa com o mestre, interrompia-o frequentemente impondo suas convicções e revelando sua incapacidade de ouvir e aprender.
O professor iniciou um longo discurso intelectual sobre suas duvidas e enquanto isso, o mestre Nan-In lhe servia um chá. Porém, ele encheu completamente a xícara de seu visitante, e continuou a enchê-la, até que derramou o chá pela borda.
O professor, vendo o chá se derramando, não pode mais se conter e disse:
- Está muito cheio. Não percebe que não cabe mais chá!
Então o mestre parou, olhou para o seu visitante e disse:
- Como esta xícara, você já está cheio das suas próprias opiniões e especulações, como que eu posso te demonstrar o zen, sem que primeiro você esvazie a sua xícara?
MORAL DA HISTÓRIA:Acumulamos em nossa mente muitas ideias, opiniões, crenças, preconceitos e julgamentos, os quais, obstruem o nosso pensamento e que acaba comprometendo nosso aprendizado e evolução pessoal.
Esvaziar a nossa xícara é nos renovar, é abandonar o que já não serve mais, é dar espaço para novos ensinamentos, novas descobertas, novas possibilidades, novos pontos de vista, e quem sabe novas pessoas, novos relacionamentos e amigos, ou ainda, desfrutar dos mesmos, mas de um jeito diferente, viver e fazer outras coisas!
Assista também ao vídeo sobre este assunto no nosso canal do YouTube: VAMOS FALAR SOBRE GESTÃO?:
Siga-nos nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/keuprisca
Instagram: https://www.instagram.com/vamosfalarsobregestao/
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/cleide-vieira-administradora/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC2G_NdcjT7KAgBhzwW2f_-A
Comentários
Postar um comentário